Mês de outubro

Neste mês, muitos fatos nos chamam a atenção.

Outubro é o mês das Missões, somos todos chamados a ser missionários e discípulos do Senhor Jesus.

No mês das Missões e do Sínodo dos bispos para a “Palavra de Deus” em Roma, nosso cardeal arcebispo é Presidente Delegado do Sínodo, o que para nós é uma grande alegria.

Este mês também trouxe o resultado das eleições, vereadores eleitos, suplentes, muitas surpresas que levam a pensar que as comunidades estão cada vez mais apolíticas, que os votos são individualistas e que estamos perdendo o senso comunitário de nossas ações.

Os vereadores eleitos mostram o poder da mídia, das igrejas evangélicas que se posicionam politicamente, dos movimentos desencarnados e do recuo e desmobilização dos movimentos sociais.

A cidade não se conhece, não se vê como um todo; o centro não conhece a periferia e não se compromete com seus problemas e desafios.

O segundo turno está aí, parece que já decidido, é a cara da cidade!

Hoje, mais um morador de rua foi queimado, no lindo e aprazível Tatuapé, que se orgulha de seu progresso e beleza.

Fato doloroso e simbólico.

O povo da rua é queimado no Tatuapé, na Mooca, bairros onde o nível de rejeição aos pobres e excluídos é grande. Graças a Deus, nesses bairros muitos se mobilizam em defesa da Vida e da Paz!

A Missão, a Palavra de Deus e o compromisso de fé devem e precisam nos impulsionar para um maior compromisso com a vida dos desprotegidos e excluídos.

Seguir Jesus é arriscado porque é um ato de amor, o amor é perigoso porque passa pela cruz, único caminho da ressureição.

Pe. Júlio Lancellotti