O Cálice, o Conêgo e Bento!


Alguns dias atrás quando saia do Centro de Defesa um homem na rua me chamou:

– Padre, preciso falar com o senhor, quando o senhor está aí?

– Todos os dias pela manhã.

Nesta semana tocam a campainha do Centro de Defesa e alguém perguntou – O Padre já chegou?

Eu mesmo atendi, era aquele homem que foi logo dizendo:

– Achei na porta de casa um troféu e me disseram que é da Igreja por isso trouxe até aqui para o senhor ver. Foi caminhando até o carro e eu observava quando do porta-malas tirou um cálice dourado.

Olhando o cálice me parecia tão sagrado e familiar!

O homem veio logo explicando:

– Achei na porta da minha casa, lá no Ipiranga, perto do Museu, não sabia o que era e ia vender até que alguém me disse que era um troféu da Igreja, e que não era bom fazer isso, e trouxe para o senhor que é Padre.

Expliquei do que se tratava e a sacralidade do objeto.

Depois que foi embora, olhei bem o cálice e havia uma inscrição com o nome de um Cônego de São Paulo e das famílias que fizeram o presente quando de suas bodas de ouro de sacerdote.

Após alguns telefonemas localizei o Conêgo numa paróquia nos Jardins e o próprio Cônego me informou que sua casa tinha sido roubada e que levaram o cálice e outros objetos pessoais.

O Cônego um tanto admirado me disse:

– Essa gente lhe considera, pois foram devolver o cálice!

Informei que estava um pouco riscado e faltava uma peça da haste, e que o homem que devolvera não era ladrão.

Combinamos que eu deixaria o cálice na Categral da Sé, onde o Cônego estaria nesta primeira sexta-feira do mês, dedicada ao Coração de Jesus.

Ontem debaixo do temporal da tarde, com as calças arregaçadas, levei o cálice para a Catedral e pensava como que morando no Ipiranga o homem veio trazer o cálice no Belém.

Também lembrava do seu olhar de dever cumprido e da sua voz quando lhe perguntei o nome:

– Bento! Meu nome é Bento!

O Cônego disse que vai rezar por ele, eu também.

O cálice foi na mão do Cônego como homenagem, na mão do ladrão como roubo, na minha como confiança e de volta ao Cônego como presente de Deus.

Que volte ao altar mais dignificado, contendo o sangue de Cristo que por todos nós foi derramado, pelo Cônego, por mim, pelo Bento e pelo ladrão.

Pe. Júlio R. Lancellotti

5 Comentários

  1. Noeli Leo
    nov 09, 2008 @ 16:39:49

    É com grande alegria no coração que participo dessa comunidade e é nela que me fortaleço semanalmente e agora também posso diariamente participar , mesmo que virtualmente. Agradeço e parabenizo ao Padre Julio e toda equipe de criação e manutenção do site por nos oferecer mais essa oportunidade de estarmos em união com Deus.

  2. Fernando S. Piva
    nov 10, 2008 @ 11:45:20

    Através da minha querida noiva comecei a frequentar a missa aos domingos na capela de SJT e estou me sentindo muito bem. E com muita satisfação venho aqui expor meus sentimentos de alegria e facil entendimento a missa do padre Julio, pretendo me engajar ainda mais nessa comunidade tão bonita e aos poucos fazer parte dessa familia que faz tão bem aos necessitados. Muito obrigado.

  3. josé Luiz Ferraz Luz
    nov 10, 2008 @ 13:47:17

    Querido Pe. Julio R. Lancellotti. Ontem, dia 9 de novembro, participei da celebração Eucarística na Capela São JUDAS as 10 horas, pela alma da nossa querida irmã DADA e do primo de minha esposa, Juarez Vaquero. Que Deus os tenha entre os seus eleitos. Toda a celebração foi muito dignificante , muito litúrgica e suas palavras muito sábias oportunas e nos tocaram de forma muito particular. Tenho rezado muito pelas suas atividades apostólicas, principalmente na ocasião daqueles momentos dífíceis por que passou, há poucos meses. Acompanhei pela mídia todo o desenrolar dos acontecimentos. Confesso que sofri junto com muitos outros seus amigos, na certeza que Deus é Pai e que tudo concorre para o bem dos que amam a Deus.
    Fiquei particularmente muito contente em saber da sua amizade com a familia do Juliãozinho, fruto da convivência da época de colégio, juntamente com outros três primos.
    Espero que com a graça de Deus, com seu carisma, seus testemunhos e sua presença amiga, ocorra verdadeira transformação nos corações de toda a familia.

    Gostaria de encontra-lo brevemente, para melhor podermos nos comunicar pessoalmente e colocar-me à diposição para colaborar na medida do possivel, como voluntário, nos trabalhos de assistência aos mais necessitados. Um abraço com muita Paz e Saúde. Rosemari e José Luiz (xará de seu irmão).

    d

  4. Dalva Menezes
    nov 10, 2008 @ 17:00:48

    Parabéns a toda comunidade São Miguel Arcanjo pelo site .Ao querido Padre Júlio por nos guiar e orientar para junto do Pai eterno, que os anjos guarde a sua vida e de todos que lhe querem bem.O Cálice foi até o Sr. porque és um homem de Deus.

    Paz e Luz!

  5. Tatiana Capille Salles
    jan 19, 2009 @ 13:28:39

    Pe. Julio,querido,

    Momentos especiais como este , e outros de luta, amor, fé e esperança vividos pelo senhor, somados à textos tão bem escritos, deveriam ser publicados, digo impressos em um livro de coletâneas de suas vivências.

    ***** Parabéns por tudo !!!! *****

    Tatiana Capille Salles