SÃO JOSÉ, Rosto Paterno de DEUS!

No dia 19 celebramos a festa de São José !

Protetor da Igreja, das famílias, dos pais, dos doentes, dos trabalhadores e de todos nós, é o padroeiro de nossa região episcopal, a região Belém.

A festa de São José é querida por todos, pois o pai adotivo do Menino JESUS, o esposo de Maria, nos leva sempre mais perto do SENHOR para sermos seus discípulos e missionários.
Todos nos sentimos familiarizados com São José, todos fazemos parte de sua família, todos nos sentimos bem em sua companhia, São José nos transmite afeto e confiança.

Quem esteve ao lado de JESUS e de Maria, que Deles cuidou com carinho, enfrentando momentos difíceis de desabrigo, viagens, fugas e perseguições, enfrentando dificuldades e aflições, comunicando-se com DEUS pelo sonho, pela confiança e sempre silencioso.

Silêncio de quem ama e sabe que é amado!

São José nos convida a confiar no amor do Pai que nunca abandona e que está ao nosso lado sempre, mesmo nos momento de sofrimento e dor.

São José nos mostra o rosto Paterno de DEUS que cuida e não esquece, que silente nos acompanha, e nos inspira docilidade à sua vontade, fidelidade ao seu amor!

São José é amável e cuidadoso, ensina na discrição e pelo exemplo, é chamado na Bíblia de JUSTO E BOM!

Desde a infância aprendi a amar São José, a minha primeira escola foi o Educandário São José do Belém, na hora do recreio marcava de encontrar meu irmão junto da imagem de São José no páteo da escola, lá também recebi a primeira comunhão. Meu pai e minha mãe casaram-se na Igreja de São José do Belém, onde fui batizado e ordenado padre por D. Luciano Mendes de Almeida.

Criança aprendi a cantar:

Ó São José querido,
meu caro protetor,
seja meu canto ouvido
na glória do Senhor.
Quando estiver morrendo,
quero com viva fé
consolo achar dizendo:
JESUS, MARIA, JOSÉ!

10 Comentários

  1. Rinalda
    mar 17, 2009 @ 18:45:17

    São José foi o santo inspirador da fundação da Congregação das Irmãs de São José de Chambéry. Seu fundador, Padre Jean Pierre Médaille, inspirado na fidelidade e simplicidade do pai adotivo de Jesus, instituiu em 1650, o Pequeno Projeto da Congregação. As jovens partiram da França em Missão pelo mundo inteiro, chegando ao Brasil em 1758 e se fixando, inicialmente na cidade de Itu, Assim como o querido São José, tudo o que essas mulheres desejam é “Ser presença do grande Amor de DEUS junto ao povo”, vivendo o evangelho de diversas formas, servindo de forma humilde e generosa o próximo. Querido São José, seja o nosso intermediador junto à DEUS, nosso senhor!

  2. Eunice Molina.Curitiba
    mar 17, 2009 @ 20:11:51

    Querido Padre Julio. Adorei tudo que o senhor escreveu sobre nosso querido São José. Eu também sou muito devota nele. Pois nasci em uma cidade do interior Novo horizonte ESP. E o padroeiro de la é São José. Nasci fui batizada,crismada,primeira comunhão, cruzada,filha de Maria,casei e tive a alegria de ter meu filho batizado la também.Foi um tempo muito longo, da minha vida com São José. Lembro das festas no seu dia,as prossisões, e quando agora chega perto do dia, minha lembrança sempre vai para la, cidade que amo muito. Parece que ate hoje volto no meu passado que foi muito feliz. Quanto a musica O São José querido…….Meu caro protetor, vivo cantando este hino, nunca esqueci dele.Gostei muito do que o senhor falou. que ele abençõe muito o senhor que também e devoto nele……..E tenho certeza que no dia 19 nas festas,missas,e outras coisa, vou ser lembrada, por meus parentes e amigos. Abraço Eunice.

  3. Lilian
    mar 18, 2009 @ 10:08:49

    Dos perigos me protege
    Nos caminhos me acompanha
    Na solidão me abraça
    Se o chamo traz Maria,
    junto ao Menino Jesus

    São José, sempre perto, sempre amigo, sempre afeto

    Reconheço e agradeço
    São José, em minha vida
    É presente amoroso do Pai

    … //…

  4. Alexandre Leone
    mar 18, 2009 @ 22:24:19

    Pe. Júlio estou muito sensibilizado com tuas palavras, você me ensinou a amar São José, e eu sempre na missa quando o Senhor pede para que ele esteja presente, eu o procuro nos vitrais da Capela São Judas, depois dou uma olhadinha na figura de São Judas e depois fico adorando a transfiguração de Jesus, mas meu coração esta sempre no exemplo deste homem que se entregou ao trabalho com fé e amor e cuidou com muito zelo da Santa Família. Agora sei rezar para ele com o coração e isto eu lhe serei sempre grato por ter-me ensinado. Obrigado.
    Alexandre.

  5. Tânia Serrano Ramos
    mar 18, 2009 @ 22:45:44

    Padre Júlio nos relatou: São José enfrentou dificuldades e aflições … sempre em silêncio comunicou-se com DEUS. Silêncio de quem ama e sabe que é amado!
    Nos momentos de aflição que passei com minha saúde, rezei em silêncio, chorei em silêncio, pedi em silêncio …
    Agradeço em S i l ê n c i o !
    Obrigada Padre Júlio por me abençoar quando peço em Silêncio…”pra todo sempre”…
    Assim também me comunico com Deus, tenho certeza disso.

  6. Rinalda
    mar 19, 2009 @ 12:57:58

    Quem compareceu hoje à celebração da Missa em homenagem ao Querido São José, na Paróquia São Miguel Arcanjo, às 07:00 horas, com certeza ficou muito emocionado. A homilia do Pe. Júlio é ensinamento, conforto e bem estar para quem a escuta. Agradeço sempre ao bom Deus por me ter transferido de bairro e permitir ficar tão próxima à Paróquia, de modo que posso participar das missas diárias, sempre às 07:00 horas. Após a celebração de hoje, tivemos a oportunidade de degustar um delicioso ´”Café da Manhã” em homenagem ao Dia de São José, com café, chocolate, salgados e bolos oferecidos por todos que ali estiveram. Já é o segundo encontro, sendo que neste ano/2009 participaram mais pessoas (e mais comidinhas gostosas feitas com muito carinho pelas mães e vózinhas). Convido à todos a participarem no próximo ano. Que São José proteja todas as famílias!

  7. Nivaldo
    mar 19, 2009 @ 15:47:56

    Pe. Julio,

    Que nossas orações somadas as suas e intencionadas a São José, possam chegar ao Coração bondoso de nosso Deus, para que através da intercessão de São José os políticos sejam tocados e iluminados para rever suas formas de governo, para encontrarem soluções para gerar mais empregos em nossa Cidade , para que os nossos irmãos que estão desempregados voltem a ter esperanças de um dia melhor.

    E nós enquanto chefes de família sigamos o exemplo de São José homem tão carinhoso, compreensivo e exemplar na relação com sua famíla.

    Que Deus nos ilumine…

  8. Eunice Molina.Curitiba
    mar 19, 2009 @ 17:48:37

    Boa tarde Padre Julio e a todos. Acabo de ler todos os comentarios do dia de hoje. Adorei ler todos, saber do cafë que ouve ai hoje de manhã, logo após a missa.. Que alegria saber que muitos tem devoção a São José.Foi uma pena eu não estar ai. Daqui também fiz minha parte. Mandei para todos os amigos do orhut, e dos e-mail a oração de São José. E meu espanto foi que muitos responderam feliz e agradecendo.Recebi também de minha cidade Natal, varias orações, e muitos que lembraram de mim no dia de hoje la. Que São JOsé abençõe a todos.
    Abraços Eunice.

  9. Helena Y. Imamura Misawa
    mar 19, 2009 @ 18:30:08

    Padre Júlio,

    A celebração da missa em homenagem ao Querido São José foi especial e maravilhosa.
    O senhor como sempre em suas homilias nos ensina muito e nos dá exemplo de muito Amor, transmitindo Paz e muita Esperança a todos os corações. Que São José proteja e abençoe a todos com Trabalho, Moradia, Saude e tudo o que for necessário para uma vida digna.
    Abraços Profa. Helena.

  10. Elba Cristina Holanda
    mar 19, 2010 @ 09:57:24

    Gostaria de saber, se existe algum cd que contenha especificamente essa música, a conhecir numa novena de São José, e para mim é um canto belissimo.
    Se puderes me ajudar.

    Obirgado