Ano Catequético Nacional

Em 2006, a CNBB, em sua 44ª Assembleia Geral dos Bispos aprovou por unanimidade a realização de um Ano Catequético Nacional para 2009, celebrando o cinquentenário do primeiro Ano Catequético, ocorrido em 1959.

O Ano Catequético não quer ser um evento isolado. Ele está relacionado, entre outros, com os seguintes documentos e eventos:

* Conferência de Aparecida

* Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil

* Campanha da Fraternidade 2009

* 30 anos da Exortação Apostólica de João Paulo II, Catechesi Tradendae

* 30 anos da Conferência de Puebla

* Terceira Semana Brasileira de Catequese

* Sínodo dos Bispos de 2008

* 12º Intereclesial de CEBs

O Ano Catequético Nacional quer despertar em todos os cristãos, catequistas de primeira eucaristia, perseverança, crisma, adultos e portadores de deficiência e demais agentes de pastoral a consciência da importância do amadurecimento na fé, vivida no seio de uma comunidade, empenhada em irradiar a vida em Cristo para toda a sociedade. Quer também acentuar o primado da Palavra de Deus na vida da Igreja, cultivar a dimensão litúrgica da catequese e suscitar em todos os serviços de pastoral a integração e explicitação da dimensão bíblico-catequética inerente a toda e qualquer ação eclesial, na perspectiva da pastoral de conjunto.

Objetivos

O objetivo geral do Ano Catequético Nacional é dar novo impulso à catequese como serviço eclesial e como caminho para o discipulado.

A catequese, começando pela iniciação cristã e chegando a constituir-se em um processo de formação permanente, é caminho de encontro pessoal e comunitário com Jesus Cristo, que é capaz de mudar nossa vida, levar ao engajamento na comunidade eclesial e ao compromisso missionário. Quem se encontra com Ele, põe-se a caminho em direção aos irmãos, à comunidade e à missão. Faz a experiência do discipulado, como seguimento do caminho, pois é neste caminho que Cristo faz o coração arder e o discípulo mergulhar, de modo cada vez mais profundo, nas Escrituras, na liturgia, na teologia, na evangelização e no compromisso pastoral, fruto da experiência do partir o pão.

O 10º Plano de Pastoral da Arquidiocese de São Paulo nos estimula a sermos uma Igreja em estado permanente de missão, na realidade urbana de nossa cidade, onde há grandes desafios e problemas, mas também oportunidades extraordinárias para a ação evangelizadora. A catequese se constitui parte indispensável da missão. A preocupação, o empenho e zelo para com a catequese nos permitem intensificar sua ação missionária que se faz cada vez mais necessária.

Precisamos educar nossa sociedade, tendo presente o princípio da interação fé e vida, para que todos percebam que não estamos sozinhos, pois acreditamos que Deus habita esta cidade e ama o seu povo. É nossa missão fazer esse anúncio e proporcionar a experiência do encontro com Cristo que participa da nossa caminhada. Por meio da catequese seremos sempre mais discípulos missionários de Jesus Cristo.

Conheça a Oração do Ano Catequético


Programação

A abertura do Ano Catequético aconteceu dia 19 abril, com celebração na Catedral da Sé, quando foi entregue simbolicamente uma chama que percorrerá as Regiões da Arquidiocese para ser sinal vivo do Cristo Ressuscitado que ilumina a missão da Igreja. A chama estará nas Regiões Episcopais nos períodos abaixo:

* 19/04 a 17/05 – Região Sé
* 18/05 a 21/06 – Região Belém
* 22/06 a 26/07 – Região Santana
* 27/07 a 30/08 – Região Brasilândia
* 31/08 a 04/10 – Região Lapa
* 05/10 a 08/11 – Região Ipiranga

No dia 30 de agosto, haverá Romaria ao Santuário de Aparecida, com missa celebrada às 10h.

O encerramento do Ano Catequético será dia 22 de novembro nas paróquias.