Porta Santa – Peregrinação da Comunidade São Miguel Arcanjo

13/12/15, último domingo, foi tarde de peregrinação da Comunidade São Miguel Arcanjo até o Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração, na Vila Formosa. Muitos foram de condução própria, nos coletivos e outros tantos usaram o ônibus fretado pela Paróquia. Ano Santo Extraordinário da Misericórdia.

Um problema mecânico atrasou a saída, mas permitiu que o Pe Julio tivesse um breve reencontro com um ex-morador de rua, agora motorista de taxi. O trânsito havia parado na Rua Taquari e o feliz motorista dentro de seu taxi chamou o Pe Julio que estava na calçada e até mandou um beijo para ele. Firme e orgulhoso pela atual condição, disse em alta voz: “Padre Julio, eu fui morador de rua!” Rostos felizes. O semáforo abriu, o trânsito andou e lá foram sorrindo um para cada lado.

A questão do ônibus quebrado, o mutirão para empurrar o ônibus, o atraso, o enorme calor, tudo ficou insignificante ante o contentamento do Padre Julio pelo reencontro e saber que um irmão cuidado retomou seu caminho, sendo um feliz trabalhador do táxi.

As fotos mostram esse momento e outros da peregrinação, como a chegada ao ponto de reunião, a celebração preparatória para a procissão sob forte calor, a caminhada pelas ruas da Vila Formosa, a chegada ao Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração e a passagem pela Porta Santa, que nos dá a indulgência.

Uma multidão acompanhava a procissão e no meio as pessoas da nossa Paróquia de São Miguel Arcanjo. À frente ia o Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer. Emocionante a abertura da Porta Santa, a multidão passando por ela em profunda oração. A celebração toda especial.

No dizer do Papa Francisco: “Misericórdia é o caminho que une Deus e o homem, porque nos abre o coração à esperança de sermos amados para sempre, apesar da limitação do nosso pecado.”