12° Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base divulga programação

A capital de Rondônia, Porto Velho, no norte do país, sedia o 12° Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) a partir do próximo dia 21. O encontro, que vai até 25 de julho, traz como tema principal “Ecologia e Missão”. O lema deste ano é “Do Ventre da Terra, o Grito que vem da Amazônia”.

Os organizadores do evento, que é considerado um dos maiores acontecimentos religiosos e sociais do país, confirmam presença de 3 mil pessoas.

A abertura, no dia 21, será na Praça Madeira Mamoré com uma celebração às 19h, após chegada das delegações. Segundo Irmã Osnilda Silva, Coordenadora de Comunicação do 12° Intereclesial, a Celebração de Abertura é um dos principais momentos do encontro das CEBs, já que na ocasião serão lembrados todos os Intereclesiais ocorridos até então.

O início dos trabalhos acontece na manhã da quarta-feira (22) com oração pelas populações indígenas. Às 9h haverá a primeira coletiva de imprensa do evento e, no período da tarde, um Ato Penitencial será celebrado em local próximo à construção da Usina Hidroelétrica Santo Antonio.

Irmã Osnilda destaca como importante as visitas que serão feitas às Comunidades, Populações Indígenas, Casa de detenção, Hospitais e Casa Família Rosetta, que cuida de pessoas com deficiência e dependência química, no dia 23. O objetivo das visitas não é apenas conhecer, mas também ouvir e criar um laço de amizade. O lema dessas visitas é “Quem conhece ama”.

Na sexta-feira (24) dois momentos trazem ‘trocas de experiências’. Primeiro durante manhã, as “Trocas de testemunhos da experiência na Missão” reúnem grupos das regionais das CEBs do Brasil inteiro para compartilhar experiências de suas regiões. Após almoço, um dos grandes destaques do encontro se dá com o “Testemunho de pessoas proféticas”.

Segundo Irmã Osnilda, esse momento traz pessoas escolhidas, “são pessoas de presença profética, que lutam por uma causa e questionam a realidade”. A senadora Marina Silva (PT-AC) participa falando sobre a defesa da Amazônia e a líder indígena guatemalteca Rigoberta Menchú traz seu conhecimento de militante em prol da mulher. Dom José Maria Pires, conhecido como “Dom Zumbi” – por sua luta em favor da comunidade afro – e Dom Pedro Casaldáliga, também participam do Testemunho.

No último dia do 12° Intereclesial das CEBs, sábado, será realizada uma celebração ecumênica no início da manhã e haverá também escolha do local para o 13° Intereclesial. Após caminhada das comunidades, haverá encerramento com Celebração Eucarística às 17h no Estádio Aluísio Ferreira, no bairro Arigolândia.

CEBs

As Comunidades Eclesiais de Base se tornaram parte integrante da Igreja Católica na década de 70 com o objetivo de ser um ponto de partida para discussões sobre vivenciar a fé em comunhão com os povos, sobretudo os mais necessitados e excluídos.

5 Comentários

  1. Délio Visintin
    jul 21, 2009 @ 16:29:30

    Prezados irmãos gostaria de dizer que, as Ceb’s é realmente de muita importancia em nosso país.
    Bom quero deixar aí o meu abraço a todos os irmãos reunidos que Deus ilumine a todos sou da comunidade Santo Dias em Ipatinga M.Gerais, Paroquia Cristo Redentor.
    Outrossim, se temos alguma radio via internet que eu possa conectar e ouvir as noticias fesquinha do encontro. fiquem com Deus.
    Délio

  2. maria gloria
    set 02, 2009 @ 15:39:09

    as comunidades eclesiais de base tem uma caminhada muito bonita e marcada por muitas conquistas,eu sou desse movimento da diocese de patos pb e temos muito orgulho em dizer que sou cebs.

  3. mariana
    set 02, 2009 @ 20:29:57

    Olá padre Julio tudo bom? padre minha vó gostaria de saber se o senhor estudou no externato São José.
    Que Deus o abençoe
    Mariana

  4. mariana
    set 02, 2009 @ 20:33:27

    Oi padre Julio Padre eu gostaria de saber se posso dançar Michael Jackson para que eu possa começar a treinar muito a dança.
    Que Deus o abençoe
    Mariana

  5. Julio Lancellotti
    set 02, 2009 @ 21:55:47

    Mariana eu estudei no Educandário São José de Belém , foi minha primeira e querida escola , minha mãe também estudou lá , Vc. pode dançar sim !