“Beatificação de Irmã Dulce nos faz mergulhar na profundidade de nossa fé”, afirma CNBB

“A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e o povo cristão exultam de alegria pelo reconhecimento por parte da Igreja Católica das virtudes da Irmã Dulce – Anjo Bom da Bahia – e por sua beatificação no próximo dia 22 de maio, em Salvador, sua terra natal”. Essas são algumas palavras do texto divulgado pelos bispos participantes da 49ª Assembleia Geral da CNBB, em homenagem a beatificação de Irmã Dulce.

Segundo os bispos, Deus chamou a jovem Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes para um serviço especial junto ao seu povo, os baianos, em particular “os pobres, os doentes, também pessoas rejeitadas por serem portadoras de necessidades especiais. Deixando tudo, tornou-se religiosa na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus e designada para um serviço em sua cidade”.

A nota dos bispos destaca a espiritualidade de Irmã Dulce e a sua devoção por Nossa Senhora. “Sua espiritualidade era nutrida pela Eucaristia, oração, Palavra de Deus, e devoção a Nossa Senhora. A confiança na Providência Divina que se lhe manifestava em diversas ocasiões e, muitas vezes, de forma surpreendente, nunca lhe trazia constrangimento em estender as mãos para pedir ajuda a fim de saciar a fome de pão e saúde aos que a procuravam e a encorajava para seguir adiante vendo em cada sofredor o próprio Cristo Jesus.

Os bispos destacam também a escolha feita pelo papa Bento XVI na beatificação da Irmã baiana. “O papa Bento XVI, ao fazer o reconhecimento das virtudes da Irmã Dulce, nos exorta a assumirmos nossa fé, em gestos concretos, ‘para que todos tenham vida e vida em abundância’ (Jô 10,10).

Beatificação

O papa Bento XVI assinou o decreto que conclui o processo de beatificação de Irmã Dulce no dia 10 de dezembro de 2010. Irmã Dulce é a primeira baiana a tornar-se beata e agora está a um passo da canonização. O título de santa só poderá ser conferido após a comprovação de mais um milagre intercedido pela religiosa e reconhecido pelo Vaticano.

A causa da beatificação de Irmã Dulce foi iniciada em janeiro do ano 2000 por dom Geraldo Majella, bispo emérito de Salvador. Desde junho de 2001, o processo tramitava na Congregação das Causas dos Santos do Vaticano.

2 Comentários

  1. Flavio Sapucaia
    maio 13, 2011 @ 09:23:31

    Padre Julio.
    Fico emocionado com a beatificação da Irmã Dulce, em especial porque ela participou de minha vida de um modo muito especial: meu pai veio para São Paulo aos treze anos para tentar a vida. Quando minha mãe estava grávida do terceiro filho, no caso eu, ele ficou desempregado e resolveu retornar à Bahia, ocasião em que nasci.
    Segundo ele, nossa situação lá também não era boa, principalmente com mais um filho, e por intermédio da irmã Dulce à época, ele conseguiu as passagens para retornar à São Paulo e logo conseguiu novo emprego.
    Meu pai sempre lhe foi grato por isto e hoje na Bahia acompanha de pero sua beatificação.
    Sua benção.

  2. Eunice Molina. Curitiba.
    maio 13, 2011 @ 10:55:56

    Nossa Senhora de Fátima———Rogai e abençõar a todos.

    Bom dia padre Julio e amigos tão queridos.
    Saudades.

    Deus Abençõe.

    O choro pode durar a noite inteira.
    Mas de manhã vem a alegria.
    Salmo 30-5.

    Desejo te coração que a alegria permaneça todas as noites, e todos os dias na vida de cada um.

    Otimo final de semana.
    Bom dia. Beijo.