Nova carta do Papa Francisco sobre a família: A Alegria do Amor

A Igreja publicou na sexta-feira, 8/4, a Exortação Apostólica “A Alegria do Amor” (AL – Amoris Laetitia), redigida pelo Papa Francisco com os resultados dos dois Sínodos sobre a família, realizados em 2014 e 2015.

A Exortação possui nove capítulos e mais de 300 parágrafos. Inicia com sete parágrafos que evidenciam a complexidade do tema e propõe o seu aprofundamento. No documento, o Papa afirma que “nem todas as discussões doutrinais, morais ou pastorais devem ser resolvidas por meio de intervenções magisteriais”. Para algumas questões “em cada país ou região, é possível buscar soluções mais inculturadas, atentas às tradições e aos desafios locais”. O princípio de inculturação revela-se como muito importante até no modo de articular e compreender os problemas, modo esse que, sem entrar nas questões dogmáticas bem definidas pelo Magistério da Igreja, não pode ser “globalizado”.

Mas sobretudo o Papa afirma de imediato e com clareza que é necessário sair da estéril contraposição entre a ânsia de mudança e a aplicação pura e simples de normas abstratas. Diz ele: “Os debates que têm lugar nos meios de comunicação ou em publicações e mesmo entre ministros da Igreja estendem-se desde o desejo desenfreado de mudar tudo sem suficiente reflexão ou fundamentação até a atitude que pretende resolver tudo por meio da aplicação de normas gerais ou deduzindo conclusões excessivas de algumas reflexões teológicas” (AL 2).

Leia abaixo o documento na íntegra:

Download (PDF)

Downloads:

Síntese da Exortação Apostólica “A Alegria do Amor

Guia de estudo – “A alegria do amor”