Quinta-feira Santa de Roma em solidariedade com Gaza

Bento XVI dispôs que as ofertas que serão recolhidas este ano na celebração culminante da Quinta-Feira Santa sejam destinadas a ajudar as populações de Gaza.

Assim anunciou a Sala das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice, ao divulgar o calendário das cerimônias presididas por Bento XVI durante a Semana Santa.

Segundo o calendário, como é tradição, a Santa Missa na Ceia do Senhor acontecerá às 17h30 na Basílica de São João de Latrão, catedral do Papa.

“O Santo Padre presidirá a concelebração da Santa Missa e lavará os pés de doze sacerdotes. Durante o rito, os presentes serão convidados a realizar um ato de caridade em apoio à comunidade católica de Gaza. A soma recolhida será entregue ao Papa no momento da apresentação das oferendas”, explica a Sala das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice.

Desde fevereiro, 520 famílias de Gaza – em situação especialmente vulnerável devido à falta de suprimentos provocada pelo recente conflito bélico – estão recebendo cestas de alimentos dos voluntários e trabalhadores locais da Cáritas Jerusalém.