Sou da Paz convida jovens a difundirem a cultura de paz através do teatro

Em 2008, a Instituto Sou da Paz realizou estudos e colocou em discussão temas relacionados à Cultura da Violência e à Cultura de Paz. Ações como a criação de um blog, formações e a execução de dinâmicas participativas e de arte, com ênfase no teatro, foram desenvolvidas para que professores, alunos e os próprios colaboradores do Instituto pudessem debater sobre valores e as diferentes manifestações da cultura.

Essas iniciativas fizeram parte do investimento do Instituto na área de ‘Culturas e Valores’ e serviram como piloto para estabelecer as diretrizes e formas de ação dessa nova área. A proposta é criar também um ambiente para que a equipe do Sou da Paz possa aprofundar essas reflexões em cada projeto que realizar.

O novo projeto de ‘Culturas e Valores’, que foi lançado para reforçar a discussão iniciada em 2008, é o ‘Paz Encena’, que tem como objetivo trabalhar com jovens as questões relacionadas à violência e à cultura de paz, através do teatro.

Jovens moradores da periferia, grupos e coletivos teatrais de São Paulo que estejam interessados em divulgar a cultura de paz debatendo o assunto e trabalhando com outros jovens são convidados a inscrever-se.

Os selecionados participarão gratuitamente, duas vezes por semana, durante 9 meses, de oficinas de teatro e de duas outras linguagens artísticas que serão escolhidas pelos próprios jovens: circo, palhaço, hip hop ou música. Ao final do projeto, será produzida uma peça teatral par ser apresentada em escolas e centros culturais.

As inscrições vão até 5 de julho e as oficinas começarão em agosto deste ano, na zona Sul de São Paulo. O formulário de inscrição está disponível no site www.soudapaz.org e deve ser preenchido e enviado para [email protected] ou impresso e enviado para Rua Luis Murat, nº 260.

O Instituto Sou da Paz foi fundado há mais de 10 anos para trabalhar com prevenção à violência e influenciar na atuação do poder público e de toda a sociedade frente ao problema. A entidade atua implementando projetos nas áreas mais afetadas e também participando de fóruns, conselhos e outros espaços onde possa ser debatida a construção de um país mais seguro.

Mais informações: (11) 3812.1333