Uma agenda para nos salvar com o Planeta

Marcelo Barros

O mundo inteiro está preocupado com a situação do planeta Terra. Mesmo setores sociais que, antes, achavam as preocupações dos ecologistas um tanto exageradas, atualmente se preocupam com o fato de que, somente no ano 2008, mais de 200 mil pessoas morreram vítimas de ciclones, terremotos e inundações, sem falar que os prejuízos econômicos com estes desastres foram de 200 bilhões de dólares, 50% a mais do que no ano anterior.

A humanidade inteira prepara a Conferência mundial sobre o clima e a realidade ecológica do mundo, em Copenhague, (dezembro de 2009). Até lá acontecerão vários encontros e assembléias regionais, para preparar esse grande fórum de diálogo da humanidade sobre o futuro do planeta. Esta agenda envolve governos e organizações da sociedade, mas dificilmente engaja pessoas comuns no planejamento da sustentabilidade que poderá garantir a salvação da vida humana e de todos os seres vivos.

Para contribuir com este mutirão de cidadania universal e de cuidado ecológico, a Agenda Latino-americana Mundial de 2010 lança este tema e nos convida a fazer de todo o ano de 2010 um tempo de atenção maior com o planeta e suas necessidades. Na carta introdutória, Dom Pedro Casaldáliga explica: “Somos nós ou é o Planeta que está em crise mortal? Baralhamos três títulos para a agenda Latino-americana 2010 que aportam para possíveis focos. Salvar o Planeta, Salvaremos o Planeta?, Salvemo-nos com o Planeta. Optamos pelo último título, porque técnicos e profetas nos vêm recordando que nós somos o Planeta também; somos Gaia, estamos despertando para uma visão mais holística, mais integral…”.

Como nos anos anteriores, a “Agenda Latino-americana Mundial 2010 marca cada data com a memória dos acontecimentos que tornam aquele dia diferente, na história da libertação dos povos e assinala a lembrança das pessoas que deram a vida pelas grandes causas da humanidade. Além de um calendário ecumênico, minuciosamente organizado, a Agenda toma o tema do ano (neste 2010, “salvemo-nos com o planeta”) e convida intelectuais e militantes sociais dos cinco continentes para escrever um estudo sobre algum aspecto deste tema geral. Estes textos e artigos são dispostos de acordo com o método consagrado do Ver, Julgar e Agir. Como em outras edições, a Agenda 2010, em convênio com entidades afins, também propõe concursos de textos e temas a serem aprofundados. Para os vencedores, há prêmios e possibilidade de divulgação do seu trabalho.

No nosso país, a Agenda Latinoamericana é divulgada pela Comissão Dominicana de Justiça e Paz do Brasil. Neste ano, ela será lançada em Goiânia de 09 a 12 de setembro, com o tema “Memória e Profecia”. Na noite da 4ª feira, 09, no Centro de Convivência da Paróquia São Judas Tadeu, no Setor Coimbra, às 19 horas, haverá o lançamento da Agenda Latino-americana 2010, junto com uma exposição de fotos sobre Dom Hélder Câmara, cujo centenário de nascimento celebramos. Haverá o lançamento do livro “Diário do Frei Fernando”, sobre o diário da prisão de um dos dominicanos, preso pela ditadura militar, no inicio dos anos 70. Na 5ª feira, 10, às 19 horas, no Cine Municipal de Cultura Goiânia Ouro, (rua 09, Centro), haverá a apresentação de dois filmes: o “Ressignificar”, prêmio de melhor produção goiana no XI FICA e “Dom Hélder Câmara, o santo rebelde”, de Érika Bauer, seguido de discussão e debate, com a presença da diretora e do bispo Dom Tomás Balduíno. Na 6ª feira, 11, às 08, 30 h na Praça Universitária, todos estão convidados para um ato público em defesa do Cerrado.

A Agenda Latinoamericana Mundial 2010 nos convida a fazer de cada dia deste novo ano um tempo de graça e salvação (kayrós), no qual viveremos a alegria de sermos salvos com o planeta. Quem vive o caminho da fé reconhece que conosco está sempre Alguém que se manifesta no amor que faz todas as criaturas existirem. Nos inspira a fazer do cuidado com a Terra, com a Água e todos os seres vivos, uma forma de oração e comunhão com o mistério divino, presente e atuante no universo.