Voluntários ajudam a diminuir a sensação de abandono de idosos

À medida que o tempo passa, o corpo e a mente humana sofrem transformações. A experiência de vida pode até ser maior, mas a saúde e a agilidade não são mais as mesmas. A memória começa a falhar e, muitas vezes, é preciso da ajuda de alguém para realizar tarefas simples do cotidiano. Foi percebendo os cuidados e atenções especiais que essa grande parcela da população necessita que, em 2004, foi fundada a Pastoral da Pessoa Idosa.

Em Curitiba, no Paraná, a Pastoral, organizada e coordenada por Zilda Arns, médica pediatra e também fundadora da Pastoral da Criança, tem como objetivo assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas. Apesar de ter sido fundada, oficialmente, apenas em 2004, os trabalhos com os idosos já vinham sendo realizados desde 1996, com um programa da Pastoral da Criança denominado: “3ª Idade na Pastoral da Criança”.

A criação da pastoral específica para o idoso surgiu a partir da Campanha da Fraternidade de 2003, que tinha o idoso como tema. Assim, em novembro do ano seguinte, aconteceu a I Assembleia Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, que, segundo dra. Zilda Arns, marcou a fundação oficial da Pastoral, além de ser aprovado o Estatuto da Pastoral, elaborada as principais linhas de ação e eleitos os conselheiros para os Conselhos Diretor, Econômico e Fiscal.

De acordo com a fundadora, atualmente mais de 139 mil idosos são acompanhados por 15 mil líderes comunitários, pessoas voluntárias que receberam capacitações para o correto acompanhamento. Ela explica que os líderes visitam, todos os meses, a casa dos idosos para, assim, tornar a vida destes mais agradável. Encaminhamento ao serviço de saúde, orientação sobre vacinas, prevenção de quedas, atividades físicas e ingestão de líquidos são algumas atividades realizadas pelos líderes. Além disso, eles ainda ajudam no processo de democratização do Estatuto do Idoso, explicando e fiscalizando o cumprimento do Estatuto.

Em cinco anos de existência, a Pastoral já avançou bastante. Prova disso é que hoje ela já está presente em todos os Estrados do Brasil e é bem aceito pelas pessoas. “Mais comunidades querem a Pastoral da Pessoa Idosa”, comenta a fundadora. Para dra. Zilda Arns, o motivo dessa busca é porque a Pastoral assiste o idoso e não deixa ele se sentir abandonado.

De acordo com a fundadora, muitos comentam que foram abandonados pela família, mas que encontraram outra na Pastoral. Ela explica que o abandono e a exploração do idoso pela família são as principais dificuldades enfrentadas. Para ela, o importante é conscientizar a família para que o idoso continua com ela, pois ele sente falta dos filhos. “Se o idoso conseguir ficar na sua família, sempre é o melhor lugar”, comenta.

2 Comentários

  1. katia
    fev 03, 2010 @ 17:08:31

    Há muito tempo tenho interesse em participar de alguma atividade em prol do idoso. Como trabalho o dia inteiro e uso os finais de semana para fazer compras e atender minhas coisas pessoais, acabo protelando. Sou muito enrrolada nos meus afazeres, mas sei que com um objetivo definido consigo tempo suficiente para esse trabalho voluntário. Vejo que o idoso sofre muito calado, tanto por suas condições físicas muitas vezes precárias, como pela condiçaõ financeira. A vida não é facil para o jovem que tem saúde e uma família para administrar; como fazer com um parente seu que não dispõe de recursos suficientes para plano de saúde e moradia? Vendo e sabendo disso, o idoso sofre calado. Aguardo um endereço parqa contato, pois não encontrei no Pastoral do Idoso. kátia

  2. Lucilene de Miranda
    fev 22, 2010 @ 10:22:57

    Sempre quiz fazer algo pelo ser humano e agora recem chegada em curitiba em fase de adaptação, sem parentes e amigos so eu e esposo acho q chegou a hora e me disponho
    a ser uma voluntaria.
    Aguardo resposta.