O terço dos homens

Na primeira sexta-feira de cada mês, os homens da Comunidade São Miguel Arcanjo acorrem à Igreja São Miguel às 20h30 para rezar o Terço.

José Fabretti prepara esse momento com muito carinho e dedicação. Coloca a imagem de Nossa Senhora próxima do altar. Há flores e velas acessas como convém para expressar o carinho à Mãe de Jesus.

As pessoas vão chegando e logo a Igreja está com muitos para rezarem. Alguns chegam direto do trabalho, outros da Toca de Assis, da Casa Vida. Também recebemos amigos de outras Paróquias.

Aqueles que não trazem o seu rosário logo recebem um, exatamente para que ninguém fique sem acompanhar a oração com essa referência tão importante. Chama a atenção em alguns rosários a imagem de fetos, fazendo-nos lembrar que Nossa Senhora sempre buscou a vida e nos permitiu caminhar para a vida eterna, enquanto hoje a sociedade discute a liberação do aborto e em conseqüência a morte.

Com a chegada do Padre Júlio, inicia-se o Terço. O nosso querido Pároco sempre faz uma oração inicial de acolhida, ao mesmo tempo explicando sobre o Terço, sua relevância e especialmente como se coloca para o momento em que vivemos, diante das dificuldades vividas na cidade de São Paulo.

José Fabretti prossegue e conduz a oração. Relembramos os trechos da sagrada escritura, especialmente o amor de Jesus por nós. Nos mistérios, a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus. Pedimos que o Senhor olhe pelos mais necessitados.

Não são orações repetitivas, mas orações que vão se elevando a Deus, à Nossa Senhora e ao Senhor Jesus, num som grave, mas doce e de profunda fé. As orações também chegam muito fundo ao coração de cada um.

Ao rezarmos o Terço, que é um conjunto de orações, fazemos meditando os principais mistérios da nossa fé. São as rosas que, por orações, oferecemos à Mãe de Jesus.

Rezando juntos, os homens da Comunidade São Miguel Arcanjo não o fazem para si, mas fica evidente uma oração para o próximo. O José Fabretti, além de rezar para tantos, certamente o faz por sua filha Fernanda, que está no céu com Nossa Senhora. Fernanda deu vida a várias pessoas.

O Terço não se conclui com os Mistérios, mas sim com a reflexão posterior que fazemos, seja com algum acontecimento, seja com o aprofundamento de temas importantes, como agora o Ano Paulino. A alegria é contagiante e todos cantam.

O tempo passa, mas ninguém tem pressa. Na despedida, há a partilha de um bolo, um chá, uma conversa a mais, um depoimento de vida.

Cada um vai para sua casa fortalecido pela oração. É o terço dos homens da Comunidade São Miguel Arcanjo.

Carlos Alberto Beatriz

25 Comentários

  1. bartolomeu gomes
    out 28, 2008 @ 08:17:27

    bom dia,
    gostaria de poder nesta sexta feira participar do terço dos homens.
    grato.
    bartolomeu

  2. Antonio Augusto Luduvice
    dez 10, 2008 @ 00:44:59

    É uma das mais bela oração que já conheci, tenho 6 anos praticando, não sei como agradecer a Deus as graças que já conseguir e o meu crescimento espiritual, vale apena. Muita paz para todos, do irmão Tony Luduvice…

  3. Evaristo Gonçalves
    jan 13, 2009 @ 16:28:04

    Pe Julio, Boa tarde ! é a primeira vez que vejo o site, e fiquei muito feliz, mas gostaria de novamente ralatar que o terço dos homens deveria ser mais divulgado, e faço isso diariamente para que todos conheçam o terço dos homens

    um abraço

    EVARISTO
    7123 2091

    sua Benção

    até 06/02

  4. carlos Alberto Beatriz
    fev 06, 2009 @ 23:29:35

    O Terço dos homens. Estamos em fevereiro de 2009 e os homens são perseverantes rezando à noite o Terço na Igreja São Miguel Arcanjo. O Terço permite meditar os principais mistérios de nossa fé. Vamos pensando na nossa vida, refletindo as maravilhas que Deus nos coloca. Também colocamos nessa oportunidade as dificuldades encontradas nesta Cidade, no trabalho, e até na família. Rezamos também pelo próximo.
    Mesmo após uma semana difícil de trabalho, não se vê cansaço. Dissipam-se os maiores apertos. As orações vão acontecendo, com o já mencionado tom grave, mas com doçura. No final, meditamos. As luzes são abrandadas e apuramos a nossa escuta.
    No dia 06 de março os homens da Comunidade vão rezar novamente e sempre cabe mais um (dois, três …).

  5. JOSE JOAQUIM PEREIRA
    fev 16, 2009 @ 10:36:48

    Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo.

    Imãos em Cristo Jesus, Descobrir esta oração do Terço dos Homens apos ter feito o 39° Encontro de Casais com Crito e realimente me encontrei com ele verdadeiramente pois a partir desta data não falto um dia no terço, pois não sou eu mais que estou vivendo é jesus Cristo que está vivendo em mim.
    Aqui na Paroquia Jesus de Nazaré – Vila laura – SALVADOR-BA nos Rezamos o terço toda as QUINTA FEIRA AS 20:00H.

  6. carlos Alberto Beatriz
    mar 08, 2009 @ 23:34:20

    Terço dos Homens – Excomunhão. No Terço dos Homens desta última sexta-feira (06/03/09), rezamos com perseverança, contemplando os Mistérios Dolorosos. Agradeço a Deus ter me dado saúde para esse momento de oração. Encerrado o Terço passamos a refletir sobre assuntos que mexem com a Comunidade, vindo, então, a questão que a imprensa está alardeando. A excomunhão daqueles que participaram do aborto de uma menina no Nordeste. Ficou claro que a imprensa, como é usual, está dando outro contorno aos fatos, nada esclarecendo em relação ao Código Canônico da Igreja Católica e igualmente nenhuma preocupação em relação ao futuro da vítima. Nas missas deste domingo o Padre Júlio abordou com profundidade o assunto, tornando claro os fatos e especialmente que o Arcebispo de Pernambuco não excomungou as pessoas que participaram do abordo das duas vidas, mas sim que elas já estavam enquadradas no Código Canônico pela ação praticada, inexistindo qualquer Decreto daquela Arquidiocese. O momento de oração do Terço, também permite a reflexão sobre assuntos relevantes, portanto, caro leitor, venha rezar junto conosco na próxima primeira sexta-feira do mês de abril.

  7. Dalva
    abr 29, 2009 @ 18:16:16

    Parabéns aos homens que participam da reza do Terço de Nossa Senhora. Que a Mãe de Deus abençoe e fortaleça mais e mais esse grupo.

    Nossa Senhora Aparecida abençoe todos voces!!

  8. Mauricio Mancini
    mai 04, 2009 @ 17:31:16

    Olá, recebi um e-mail do Sr. Carlos Alberto onde me convida a participar do “terço dos homens”. Em breve irei participar em uma das sextas-feiras.
    Louvo a Nosso Senhor pela atitude de estarem juntos orando pela intercessão de Nossa Senhora. Sou fundador de uma comunidade de aliança cuja devoção está voltada a mãe de Jesus com o titulo de Rosa Mistica e temos como carisma, gerar Jesus pelo amor a Nossa Senhora. Perseverem na oração como a Mãe de Jesus pede em suas aparições.
    Um abraço a todos !
    Mauricio Mancini

  9. carlos Alberto Beatriz
    mai 09, 2009 @ 00:09:00

    Terço dos Homens – Nossa Senhora do Líbano – Orações em aramaico. Os homens, como aqueles da cidade de Itabi-SE, continuam rezando o Terço. Nesta sexta-feira (08/05/09), tivemos também a companhia do Padre Emile Eddé. Ele nos contou sobre Nossa Senhora do Líbano, a caminhada dos maronitas ao longo da história e esclareceu muito, inclusive sobre as orações em aramaico. Presenteou o Luiz Carlos com um livro. Ao retornar, avistei o Bispo Dom Edgar Madi, que felicitou esse grupo que reza o Terço.

  10. carlos Alberto Beatriz
    jun 05, 2009 @ 23:21:51

    Terço dos Homens. Padre Aldo. Coração de Jesus e Coração de Maria. Nesta sexta-feira, como todo mês, os homens rezaram o Terço e especialmente pela Thaís, filha do Alexandre. Depois, puderam ouvir o Padre Aldo da Paróquia São Paulo Apóstolo fazer a reflexão sobre a devoção ao sacratíssimo Coração de Jesus e ao Coração de Maria, lembrando inclusive de Santa Margarida Maria. Marcou a afirmação de que a Igreja nasceu pelo Coração de Jesus. Quando o Padre Aldo procurou a imagem do Coração de Maria, a encontrou nas orações que o Danilo trouxe da Itália e distribuiu para todos nós e, quis a divina providência, que fosse para esta noite. Agradecemos a gentil visita do Padre Aldo e seus esclarecimentos. Essa visita nos prepara para a chegada de São Paulo Apóstolo dia 14 de junho e no dia 28 o encerramento do ano Paulino. Já estamos ansiosos pelo próximo Terço, na primeira sexta-feira de julho.

  11. Alexandre Leone
    jun 06, 2009 @ 16:25:01

    Caros Irmãos Marianos, muito obrigado, por todas as manifestações de carinho, e também pelas orações que fizeram, são momentos difíceis que passamos que encontramos amigos e pessoas carismáticas. Deus coloca em nossos caminhos pedras mas apenas pede que façamos o que pode ser feito. Assim sendo estou ao seu serviço, continuarei persseverando e acreditando que a cura é possível, mas com certeza com a vossa ajuda, fica muito fácil, pois onde muitos rezam somente pode dar certo. Que Deus derrame sobre suas casas e sobre vocês as mesmas bençãos que vocês desejaram para nós. Muito obrigado novamente. Sintam-se abraçados. Alexandre.

  12. César Bernardo de Souza
    jun 09, 2009 @ 09:17:41

    Parabens pelo “oarcanjo” que propaga acontecimentos do Terço do Homens, na Paróquia São Miguel Arcanjo. Aqui em Macapá, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição está atuante o grupo de terço, entre outros em atividade em nossa Diocese. Todas as terças feiras, 6:30 às 7:00h, os reunimos. Ainda hoje, D. Pedro José, nosso Bispo Diocesano rezou conosco.
    Em sendo possivel darei nossas noticias neste site.
    De nossa parte: A Paz de Cristo aos irmãos paroquianos de São Miguel Arcanjo.
    Obs: No próximo mês de julho, se puder ir de férias à casa de meu pai em Minas, levarei a proposta da criação de um grupo de homens rezadores do terço semanal e a defenderei perante meus amigos na cidade.

  13. Octavio L. F. Leo
    jun 11, 2009 @ 11:15:04

    Caro Cesar. Leve nosso abraço a todos aí de Macapá. A distancia se minimiza quando estamos clicados num unico ideal que é a de viver a experiencia de vida em Jesus. Mande sempre notícias de sua comunidade para que também sirva de exemplo para todos nós. Continuem firmes na reza do terço como voce citou. Quando tiver a oportunidade de estar em SP, ficaremos muito felizes com tua visita.
    PAZ E BEM.

  14. Rubens Rosa
    ago 09, 2009 @ 21:27:29

    Prezados Senhores, boa noite,
    Gostaria de entrar em contato com o coordenador do Terço dos Homens de comunidade, pois faço parte tambem do Terço dos Homens aqui de Recife, mais exatamente no Santuário Mãe Rainha ewm Ouro Preto, já a 11 anos, e fico feliz quando vejo novos grupos de Homens meditando na Santo Terço, nos já realizamos 4 encontros nacionais, sendo em Recife e Fortaleza, e estamos pra realiza o 3 Congresso agora em Novembro e gostariamos muito da presença de alguns de voces neste congresso caso seja possivel, para maiores detalhes entre em contato conosco atraves de email e assim poderemos trocar maiores informações. Um abraço a todos fiquem com Deus e que Jesus e Maria os abençoe sempre, Rubens.

  15. Edgar Moraes Filho
    ago 28, 2009 @ 14:44:03

    Amados irmãos em cristo ,a paz, com muita alegria tbm faço parte do grupo de oração teço dos homens aqui na paróquia são felix de cantalice na paraiba, completamos 05 anos de existencia, rezamos o terço toda quarta a noite é uma beleza temos 80 homens rezando o terço, homes que não ia a igreja, hoje juntos em oração com muita alegria mudamos a qualidade de vida e digo mais a oração costuma fazer bem , tivemos alegria de conhecer o coordenador nacional o Carlos Alves, ele veio para nossa festa de aniversário , abraços fraternos a todos os homens do terço, tudo com JESUS nada sem MARIA.

  16. carlos Alberto Beatriz
    ago 28, 2009 @ 21:08:09

    Terço dos Homens. Caros amigos de São Felix de Cantalice, estamos irmanados na oração. Como sempre publicamos aqui no Arcanjo no Ar, o grupo desta Paróquia São Miguel Arcanjo segue perseverante. No próximo mês faremos nossa primeira peregrinação à Igreja da Boa Morte, que fica aberta 24 horas por dia, no Centro de São Paulo, próximo à Catedral da Sé. O nosso terço será rezado no final da noite. Também já enviamos e-mail para o Rubens Rosa relativamente ao mencionado encontro nacional dos coordenadores. Com a nossa oração o mundo será melhor. Um abraço fraternal.
    Carlos

  17. Luis Cesar Fernandes
    out 04, 2009 @ 21:35:01

    Querido Carlos Alberto,
    No próximo mês dia 06 de novembro, primeira sexta-feira, pretendo participar pela primeira vez desse encontro do Terço dos homens. Vou convidar também um amigo que mora próximo.
    Nossa Senhora é maravilhosa!!! Que neste mês de outubro, dedicado às missões, Maria possa ser o nosso exemplo de obediência a vontade de Deus e que Ela possa sempre guiar os nossos passos na direção do seu Filho Jesus.
    Nossa Senhora Rainha da Evangelização, Rogai por nós!
    Luis Cesar Fernandes

  18. carlos Alberto Beatriz
    out 04, 2009 @ 23:10:53

    Luis Cesar Ferndes. O Terço dos Homens. Esperamos por você e por mais amigos em novembro. A cada encontro nossa oração à Nossa Senhora fica mais forte. A cada encontro também refletimos sobre a nossa Comunidade e o fortalecimento da fé. Neste mês de outubro refletimos sobre a condição de sermos missionários nesta Cidade de São Paulo. Todos contribuiram, inclusive o pequeno Giovanni.
    Carlos

  19. GIVANILDO SANTOS DA SILVA
    dez 10, 2009 @ 10:46:54

    VOCES ESTAO CONVIDADOS PARA SE FAZEREM PRESENTE NO PRIMEIRO ENCONTRO DIOCESANO DOS HOMENS DO TERÇO GUE SERA REALIZADO NO DIA 20 DE DEZEMBRO EM PALMEIRA DOS INDIOS ALAGOAS MAS INFORMAÇOES LIGUE PARA (82)9955-1844 OU (82)9965-0165 FALAR COM MARCOS OU JOSINALDO

  20. Renato Pereira da Silva Soares
    jan 23, 2010 @ 19:23:19

    Somos de Codó e já estamos com 5 meses de Terço dos Homens, o nosso diretor espiritual é Pe. Zezinho, pois o mesmo da muito apoio para o nosso movimento.
    Caso tenha algo de novidade para mandar para nós é só mandar pelo Email enviado, estamos precisando de novidade para melhorar cada vez mais o nosso encontro. O nosso encontro é toda as quarta feira às 19:00 horas Na Igreja São Sebastião em Codó-Ma Diocese de Coroatá.

  21. carlos Alberto Beatriz
    fev 04, 2010 @ 08:19:32

    Terço dos Homens – Nesta sexta-feira, 05/02/10, os homens da Comunidade estarão rezando o Terço na Paróquia São Miguel Arcanjo, como fazemos todos os meses. Venha também rezar conosco.
    Carlos

  22. mario lima
    mar 31, 2010 @ 14:11:48

    sou coordenador do terço dos homens no bairro do Timbi, na cidade de Camaragibe, no estado de Pernambuco, gostaria de ter contato com alguém responsável pelo V encontro nacional do terço dos homens, pois estamos nos preparando para participar destre grandioso momento de oração. Abraços fraternos do irmão Mario Lima.

  23. sergio
    abr 02, 2010 @ 13:28:01

    gostaria de saber que horas será o terço dos homens hoje?

    obrigado.

  24. carlos Alberto Beatriz
    abr 02, 2010 @ 18:29:47

    Terço dos Homens. Sérgio, o Terço será rezado somente na sexta-feira dia 09/04/10. Entretanto, hoje às 19,30hs teremos a procissão do Senhor e também teremos a imagem de Nossa Senhora das Dores. Venha caminhar conosco em oração.
    Carlos

  25. carlos Alberto Beatriz
    abr 02, 2010 @ 18:42:27

    Irmãos de Camaragibe-PE. Estaremos rezando para que o V Encontro Nacional do Terço dos Homens seja de fortalecimento desse movimento que cresce muito no Brasil. O carinho e oração à Nossa Senhora. Retribuo ao irmão Mário Lima o fraternal abraço e que Deus o abençoe.
    Carlos