Quinta-feira Santa, Lavapés, Eucaristia, Vigília do Senhor

Carlos Alberto Beatriz

Na Quinta-Feira Santa à noite, teve início o Tríduo da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. É o Tríduo Pascal.

Celebração de Lavapés

Na celebração da Ceia do Senhor, o Padre Julio lavou os pés dos membros da comunidade, representativos dos 50 anos da Paróquia São Miguel. Nossos irmãos em situação de rua também tiveram os pés lavados, bem como as crianças. Assim, foi evocada a última ceia de Cristo com os doze apóstolos. Ele lavou os pés dos discípulos e pediu que façamos o mesmo. Lavar os pés para os cristãos significa estar a serviço do outro.

Celebração de Lavapés

Celebração de Lavapés

Também na noite da quinta-feira, se faz memória da instituição do Sacramento da Eucaristia em que Jesus garante sua presença no pão e no vinho consagrados. Com essa comemoração a Igreja ressalta o sacerdócio ordenado e a sua missão de levar todas as pessoas à iniciação da fé, que culmina com o Sacramento da Eucaristia. Vamos caminhando para a Jerusalém celeste.

O momento maior revela-se com a Ceia e a entrega do Senhor.

As fotos nos mostram toda essa sequência, encerrando-se com o altar vazio. O Senhor está no altar da reposição. Passaremos pela memória da morte, mas na seqüência a ressurreição do Senhor.

Fotos de Carlos Alberto Beatriz

Clique aqui e acompanhe a Semana Santa na Comunidade São Miguel Arcanjo.

One Comment

  1. rubens.meyer
    abr 02, 2010 @ 14:21:08

    Na homilia do lavapés, o Pe. Júlio foi incisivo: “nós não queremos poder, nós queremos poder servir”. A frase sintetiza a postura que devemos ter como cristãos. Viver sem disputar espaços, sem legitimar a concorrência que destroi o outro, mas dar testemunho de solidariedade, justiça e fé – uma fé que não se pode desvincular da vida. Quantos desafios…