Sábado Santo – Vigília Pascal – 2017

No sábado, 15/04/17 na Igreja São Miguel Arcanjo, a celebração da Vigilia Pascal. A comunidade foi convidada a ir ao local onde foi preparada a fogueira para a bênção do fogo novo, o início da vigília.

Pe Julio, disse: Meus irmãos e minhas irmãs, nesta noite santa, em que nosso Senhor Jesus Cristo passou da morte à vida, a Igreja convida os seus filhos dispersos por toda a terra a se reunirem em vigília e oração. Se comemorarmos a Páscoa do Senhor ouvindo sua palavra e celebrando seus mistérios, podemos ter a firme esperança de participar do seu triunfo sobre a morte e de sua vida em Deus.

Seguiu-se à BÊNÇÃO DO FOGO. Depois, levando o Círio nas mãos, entramos na igreja, cujas lâmpadas foram apagadas. Dirigiu-se ao altar, enquanto cantou, por três vezes, a aclamação: Eis a luz de Cristo.  Depois da segunda vez, as pessoas acenderam as velas a partir do Círio. Novmente o Pe Julio disse: Eis a luz de Cristo! E todos repetiram:. Demos graças a Deus!

Fêz-se por caanto a PROCLAMAÇÃO DA PÁSCOA. Todos apagaram as velas e sentam-se. O Pe Julio disse: Meus irmãos e minhas irmãs, tendo iniciado solenemente esta vigília, ouçamos no recolhimento desta noite a Palavra de Deus. Vejamos como ele salvou outrora seu povo e nestes últimos tempos enviou seu Filho como Redentor. Peçamos que nosso Deus leve à plenitude a salvação inaugurada na Páscoa. Seguiram-se oito leituras e oito salmos.

EVANGELHO. (Mt 28,1-10) Depois do sábado, ao amanhecer do primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. De repente, houve um grande tremor de terra: o anjo do Senhor desceu do céu e, aproximando-se, retirou a pedra e sentou-se nela. Sua aparência era como de um relâmpago, e suas vestes eram brancas como a neve. Os guardas ficaram com tanto medo do anjo, que tremeram, e ficaram como mortos, Então os anjo disse às mulheres: “Não tenhais medo! Sei que procurais Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui! Ressuscitou como havia dito. Vinde ver o lugar em que ele estava. Ide depressa contar aos discípulos que ele ressuscitou dos mortos, e que vai à vossa frente para a Galileia. Lá vós o vereis. É o que tenho a dizer-vos”. As mulheres partiram depressa do sepulcro. Estavam com medo, mas correram com grande alegria, para dar a notícia aos discípulos. De repente, Jesus foi ao encontro delas, e disse: “Alegrai-vos!” As mulheres aproximaram-se e prostraram-se diante de Jesus, abraçando os seus pés. Então Jesus disse a elas: “Não tenhais medo. Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galileia. Lá eles me verão”.

 

Vejam as fotos