Dia de Reis – Reis Magos: Baltazar, Gaspar e Melchior

Publicado por em 6 de janeiro de 2014 em Testemunhos5 comentários

6 de Janeiro

O “Dia de Reis” é uma das festas tradicionais mais singelas celebrada em todo o mundo católico. Neste dia se comemora a visita de um grupo de reis magos (Mt 2 1 -12), vindos do Oriente, para adorar a “Epifania do Senhor”. Ou seja, o nascimento de Jesus, o Filho por Deus enviado, para a salvação da humanidade.

O termo “mago” vem do antigo idioma persa e serviu para indicar o país de suas origens: a Pérsia. Eram reis, porque é um dos sinônimos daquela palavra, também usada para nomear os sábios discípulos de uma seita que cultuava um só Deus. Portanto, não eram astrólogos nem bruxos, ao contrário, eram inimigos destas enganosas artes mágicas e misteriosas.

Esses soberanos corretos, esperavam pelo Salvador, expectativa já presente mesmo entre os pagãos. Deus os recompensou pela retidão com a maravilhosa estrela, reconhecida pela sabedoria de suas mentes como o sinal a ser seguido, para orientação dos seus passos até onde se achava o Menino Deus.

Foram eles que mostraram ao mundo o cumprimento da profecia de séculos, chegando no palácio do rei Herodes, de surpresa e perguntando “pelo Messias, o recém-nascido rei dos judeus”. Nesta época aquele tirano reprimia a população pelo medo, com ira sanguinária. Mas os magos não o temeram, prosseguiram sua busca e encontraram o Menino Deus.

A Bíblia diz que os magos chegaram à casa e viram o Menino com sua Mãe. Isto porque José já tinha providenciado uma moradia muito pobre, mas mais apropriada, do que a gruta de Belém onde Jesus nascera. Alí, os reis magos, depois de adorar o Messias, entregaram os presentes: ouro, incenso e mirra. O ouro, significa a realeza de Jesus; o incenso, sua essência divina e a mirra, sua essência humana. Prestada a homenagem, voltaram para suas nações, evitando novo contato com Herodes, como lhes indicou o anjo do Senhor.

A tradição dos primeiros séculos, seguindo a verdade da fé, evidenciou que eram três os reis magos: Melquior, Gaspar e Baltazar. Até o ano 474 seus restos estiveram sepultados em Constantinopla, a capital cristã mais importante do Oriente, depois foram trasladados para a catedral de Milão, na Itália. Em 1164 foram transferidas para a cidade de Colônia, na Alemanha, onde foi erguida a belíssima Catedral dos Reis Magos, que os guarda até hoje.

No século XII, com muita inspiração, São Beda, venerável doutor da Igreja, guiado por uma inspiração, descreveu o rosto dos três reis magos, assim: “O primeiro, diz, foi Melquior, velho,de 70 anos, circunspecto, de barba e cabelos longos e grisalhos… O segundo tinha por nome Gaspar e era jovem,de 20 anos, imberbe e louro… O terceiro, preto e totalmente barbado chamava-se Baltazarcom 40 anos.

Quanto a seus nomes, Gaspar significa “Aquele que vai inspecionar”, Melquior quer dizer: “Meu Rei é Luz”, e Baltasar se traduz por “Deus manifesta o Rei”.

Como se pretendia dizer que representavam os reis de todo o mundo, representando as três raças humanas existentes, em idades diferentes. Assim, Melquior entregou-Lhe ouro em reconhecimento da realeza; Gaspar, incenso em reconhecimento da divindade; e Baltasar, mirra em reconhecimento da humanidade.

Deus revelou seu Filho ao mundo e ordenou que o acatassem e seguissem. Os reis magos fizeram isto com toda humildade, gesto que simboliza o reconhecimento do mundo pagão desta Verdade. Isso é o mais importante a ser festejado nesta data. A revelação, isto é, a Epifania, que confirma a divindade do Santo Filho de Deus feito homem, que no futuro sacrificaria a própria vida em nome da salvação de todos nós.

Catedral de Colonia

A divina catedral de Colônia

Ela demorou 632 anos para ficar pronta, mas valeu a pena. Erguida às margens do rio Reno, na Alemanha, a catedral de Colônia é a mais perfeita igreja gótica do mundo. Uma obra de arte divina, cuja saga começou no ano 1248, quando o arcebispo Konrad von Hochstaden lançou sua pedra fundamental. As primeiras missas ocorreram no século 14, mas a construção seguiu em ritmo de cortejo até 1560, quando a obra foi interrompida por problemas econômicos – Colônia estava na maior pindaíba. Os tempos negros duraram até 1814, quando os planos da fachada original foram redescobertos e impulsionaram a conclusão das obras, em 1880.

Em seus 6.900 metros quadrados de área construída, a catedral possui um autêntico museu. A grande vedete é o Santuário dos Três Reis Magos, um sarcófago que guardaria os restos do trio que homenageou Jesus em seu nascimento. Outros destaques são a Mailänder Madonna, uma escultura da Virgem Maria do século 13, os 104 bancos de carvalho maciço feitos entre 1308 e 1311 para o coro (aquela parte na frente da igreja onde os religiosos rezam durante a missa) e o famoso Altar dos Magos, um painel de madeira do século 15 que mostra o menino Jesus sendo adorado. Esse conjunto precioso chega a receber, nos dias mais movimentados, a visita de 20 mil fiéis!

Relíquia e ouro contendo ossos e roupas que os católicos acreditam pertencer aos três reis magos. A fé na autenticidade dessa relíquia é o que motivou a construção da catedral. koln-204-web60.jpg

Relíquia e ouro contendo ossos e roupas que os católicos acreditam pertencer aos três reis magos. A fé na autenticidade dessa relíquia é o que motivou a construção da catedral.

Tags: , , ,

5 comentários

» RSS
  1. Tenho grande devoção pelos Reis Magos. Há mais de 23 anos comemoro o dia 06 de Dezembro, faço a Oração e chupo as sementes da romã. acredito muito na ajuda dos Três Reis. sempre agradeço as bençãos e peço a eles que assim como levaram para Jesus Ouro, Incenso e Mirra. Eu peço a eles que tragam Saúde Dinheiro e Felicidade para mim e meus familiares. E passo a outras pessoas a oração, e os incentivo a acreditar sempre,

  2. Não é um comentário : Sou Profª de Folclore e gostaria muito de saber as cores corretas das roupas usadas pelos Reis Magos,se possível até gravuras gostaria de recebê-las em meu e-mail. ( as cores dos torsos também ),Tenho Pastoril e pretento fazer uma dramatização com meus alunos , baseada na história dos Três Reis Magos com uma Manjedoura viva.

    Desde já agradeço a ajuda.

    Fátima Brasileiro.

  3. Viva os Santos Reis que além de adorarem o Messias e obedientes à mensagem de Deus, não voltaram à Herodes para falar sôbre o local exato de nascimento do Nosso Senhor, Salvador e Rei dos reis, Jesus Cristo.

  4. Qual é a orção dos 3 reis magos, não estou achando.
    OBrigada

  5. tb. como a professora Maria de Fátima gostaria de ter mais detalhes sobre as vestimentas do reis; pretendo fazer em minha casa um natal diferente com os reis… trazendo presentes para as crianças da familia…Sabe porque? Um sobrinho que disse que dia 25 de dezembro era comemorado o aniversário do papai noel….então estou querendo resgatar alguma coisa com estas crianças…

    obrigada Bernadete