Santa Inês

21 De Janeiro

Virgem e mártir do século III e de família nobre e rica. Segundo a tradição a medida que crescia se tornava uma linda donzela de sedutora beleza. Seus cabelos vermelhos e longos acendia os desejos dos jovens romanos. Mas ela, havia prometido castidade perpétua e sofreu várias tentativas de violações, sempre orando a Jesus para protegê-la.Assim, o primeiro homem que a quis violar foi cegado por um raio de luz. Santa Inês o perdoou e ele pode ver de novo.

Foi então denunciada como sendo cristã. Prenderam-na e a torturam para que ela oferecesse sacrifícios aos desuses romanos e como ela recusasse, levaram-na para um bordel, mas o homem que tentou violentá-la foi morto por um raio de luz (este bordel ainda existe, com uma inscrição do Papa Damasus I; assim, é provável que esta história seja verdadeira).
O bordel ficava debaixo do arco onde é hoje a Praça Navona. O arco forma a cripta da Igreja de Santa Agnes em Agone.

Diz a tradição que foi aceso uma fogueira para ela ser queimada, e quando colocada na pira ela orou e o fogo milagrosamente se extinguiu. Colocada para ser desmembrada por cavalos, os seus punhos eram muito pequeninos e não havia grilhões de ferros para ela. Tentaram amarrá-la com correntes mas estas escorregavam em seu corpo ou simplesmente arrebentavam. Finalmente foi decapitada com espada. Por causa da influência de sua família, seu corpo não foi atirado no rio (como era costume) e foi enterrado no cemitério da família. Hoje forma a catacumba de Santa Inês ao lado da igreja dedicada a ela, na Via Nomentana.

Vários milagres foram reportados em sua tumba e creditados à sua intercessão, e sua fama se espalhou rapidamente.
Quando o Imperador Constantino quis ter sua filha batizada, ele o fez perto do local da igreja de Santa Inês fora dos muros, que foi erigida por ele sobre sua tumba. Em 382 o Papa Damasus I, que foi o primeiro a chamar Roma de “Sé Apostólica”, restaurou a igreja de Santa Inês.
Durante o reinado do Papa Paulo V as relíquias de Santa Inês foram encontradas no santuário da igreja.

Agnes significa, em grego, casta; e em latim, ovelha. Talvez por isto na arte litúrgica da Igreja ela é representada sempre segurando uma ovelha.
Na sua festa, uma ou duas ovelhas são abençoados na sua igreja em Roma e de sua lã se faz alguns “palliuns” (duas tiras de lã branca) que o Papa confere aos Arcebispos como símbolo de sua jurisdição.

Ela é mencionada na Primeira Prece Eucarística. Segundo a tradição, Santa Inês ajuda a encontrar um noivo para um feliz casamento. É padroeira da pureza e da castidade, e é invocada na proteção da castidade.

Sua pureza martirizada faz parte, até hoje, dos rituais da Igreja. Todo ano, no dia de sua veneração, em 21 de janeiro, é realizada na Basílica de Santa Inês, fora dos muros do Vaticano, uma Missa solene onde dois cordeirinhos brancos, ornados de flores e fitas são levados para o celebrante os benzer. Depois os mesmos são apresentados ao Papa, que os entrega a religiosas encarregadas de os guardar até a época da tosquia. Com sua lã são tecidos os pálios que, na vigília de São Pedro e São Paulo, são colocados sobre o altar da Basílica de São Pedro. Posteriormente esses pálios são enviados à todos os arcebispos do mundo católico ocidental e eles os recebem em sinal da obediência que devem à Santa Sé, como centro da autoridade religiosa.

Basílica Santa Ines

Santa Inês Extra-Muros cujo sepulcro nas catacumbas da Via Nomentana se haviam tornado local de predileção de peregrinos no século IV.

6 Comentários

  1. Dirlene ramires
    jan 21, 2010 @ 20:25:19

    Boa noite padre julio .
    Hoje é dia de Santa Inês, assisti uma missa hoje em que a homilia foi muito linda,a respeito dessa amada serva de Deus!
    Peço a Deus, Pai todo Poderoso que ELA sirva de inspiração a muitos jovens ,que se perdem na vida,em meio as drogas e a banalização do sexo,sem nexo!
    Que Santa Inês possa interceder em favor ,dessa juventude,que buscam o caminho que levam a Deus!
    Paz a todos!Obrigada Pe Julio !

  2. mariasimone italiana
    jan 23, 2010 @ 18:18:39

    oi.é a maria simone italiana. oi pe.julio e todos,i just call to say i live you all. ciao

  3. mariasimone italiana
    jan 24, 2010 @ 10:36:49

    hoje é dia dos aposentados.parabéns a todos nós. maria simone italiana

  4. Carlos Alberto Thimoteo
    jan 21, 2011 @ 05:38:21

    No dia mundial da religião, que Santa Inês interceda por todos nós.

  5. MARIA APARECIDA MOREIRA DE SOUZA
    jan 21, 2011 @ 16:43:16

    Oi pe, boa tarde! Santa Inês foi uma verdadeira mártir. Que Ela interceda por nós aumentando a nossa fé e ajudando-nos a conquistar tudo aquilo que almejamos.
    Um grande abraço!

    Cida/Jfa

  6. Ignês Foglia
    jan 22, 2011 @ 15:45:38

    Oi Danilo, quando a minha mãe me esperava, ela pensava qual o nome que daria ao rebento (no caso eu). Minha mãe sempre foi devota de São Sebastião, e se eu nascesse menino o meu nome seria Sebastião, porém se fosse menina seria o nome da santa mais próxima do dia dele. Eu fico feliz por ter nascido menina e ter recebido o nome de Ignês. É também interessante que quando meus pais viram que a santa mais próxima era santa Inês, minha mãe pensou em “Agnes”. Depois optaram por Ignês. É claro que estou muito distante da santinha em bondade, mansidão, obediência e fé. Mas na minha humanidade precária venho tentando fazer pelo menos um pouquinho daquilo que Deus espera de mim e de todos nós.
    Que Santa Inês proteja todos os jovens!
    Ignês