Santa Josefina Bakhita

Santa Bakhita

8 de Fevereiro

Josephine Bakhita, Instituto das Filhas da Caridade de Canossa
Nascida em 1869, Olgossa, Darfur, Sudan
Falecida em 8 de fevereiro de 1947, Itália
Venerada na Igreja Católica Apostólica
Beatificada 17 de maio de 1992 pelo Papa João Paulo II
Canonizada 1o outubro 2000, Basílica de São Pedro, Roma, pelo Papa João Paulo II
Festa 8 de fevereiro
Padroeira Sudão

Josephine Bakhita (1869 – 8 de fevereiro de 1947) foi uma freira católica de origem africana, que viveu e exerceu o ministério religioso na Itália durante 45 anos.  Em outubro de 2000 foi declarada santa pela Igreja Católica.

Infância

Bakhita nasceu em uma importante família de Olgossa, aldeia situada na região de Darfur, oeste do Sudão.  Seu pai era irmão de um chefe tribal.  Aos nove anos foi raptada por traficantes árabes de escravos e durante os próximos oito anos foi vendida e revendida cinco vezes nos mercados de El Obeid e Khartoum.  O trauma provocado pelo rapto levou-a a esquecer seu próprio nome e o nome pelo qual a conhecemos é composto pelo nome a ela dado pelos traficantes de escravos (bakhita, termo árabe que significa sorte) e o nome cristão que ela adotou na vida adulta.  Foi também obrigada a converter-se ao Islam.

Sua vida como escrava

Bakhita sofreu muitas brutalidades durante o cativeiro.  Certa ocasião o filho de seu senhor espancou-a tanto que ela passou um mês incapacitada de levantar-se de seu colchão de palha.  Recordou mais tarde que a mais aterrorizante lembrança foi a de seu quarto senhor, um oficial do exército otomano, que mandou marcá-la e aos demais escravos como sua propriedade, por meio de um procedimento que se assemelhava à escarificação e à tatuagem.  Em suas memórias, escritas em italiano muito anos mais tarde, ela evoca o momento em que um prato com farinha, um prato com sal e uma navalha foram trazidos por uma mulher, que desenhou padrões em sua pele e então fez cortes profundos, seguindo as linhas traçadas, aplicando nas feridas sal e farinha para garantir cicatrizes permanentes.  Mais de sessenta padrões foram cortados em seu peito, barriga e braços.

Conversão

Seu último senhor foi um diplomata italiano, Callisto Legnani.  Ele e seu amigo, Augusto Michieli, compraram-na e a levaram para a Itália.  Ela tornou-se babá da filha de Michieli, Mimmina.  Em 1888 ou 1889 Bakhita foi deixada sob os cuidados das Irmãs de Canossa, em Veneza, enquanto a família Michieli se mudou, a negócios, para o Mar Vermelho.  Ela foi batizada em 1890.

Liberdade

Quando os Michieli voltaram para buscar a filha deles e Bakhita, esta última não quis acompanhá-los.  A sra. Michieli tentou forçar a situação, mas a diretora da escola que Bakhita e Mimmina haviam frequentado em Veneza queixou-se às autoridades.  Um tribunal italiano decidiu que, como o Sudão havia tornado ilegal a escravidão antes do nascimento de Bakhita, e como a lei italiana de modo algum reconhecia a escravidão, ela, na verdade, jamais havia sido escrava.  Agora Bakhita atingia a maioridade e achava-se, pela primeira vez na vida, controlando de seu próprio destino.  Escolheu permanecer com as Irmãs de Canossa.

 

Freira

Em 1896 Bakhita juntou-se permanentemente às irmãs e, em 1902, foi designada para um estabelecimento religioso em Schio [3], na província de Vicenza, norte da Itália, onde passou o resto da vida.  O único período prolongado que passou longe de Schio foi entre 1935 e 1938, quando ajudou a preparar jovens freiras para trabalhar na África.

Durante os 45 anos de permanência em Schio, Josephine foi habitualmente designada para exercer a função de porteira e, assim, estava em frequente contato com a comunidade local.  Sua gentileza, a voz calma, o constante sorriso se tornaram muito conhecidos e os moradores de Vicenza até hoje a ela se referem como la nostra madre moretta (a nossa freira moreninha).  Seu carisma especial e sua reputação de santidade foram notados por sua ordem religiosa e ela foi instruída a publicar suas memórias e a fazer palestras sobre suas experiências, o que a tornou famosa em toda a Itália.  Seus últimos anos foram marcados pela dor e pela doença, mas ela conservou suas boas disposições e, sempre que lhe perguntavam como estava, Bakhita sorria e respondia “como o Senhor deseja”.

Doença e morte

Em seus derradeiros dias suas recordações se voltaram para os anos de escravidão e, em delírio, ela gritava: “Por favor, afrouxem os grilhões… eles são tão pesados”.  Josephine morreu no dia 8 de fevereiro de 1947.  Durante três dias seu corpo ficou exposto e milhares de pessoas foram prestar-lhe a última homenagem.

Legado e canonização

Os pedidos de canonização começaram imediatamente e o processo se iniciou em 1959, apenas doze anos após suas morte.  Em 1o de dezembro de 1978 o Papa João Paulo II declarou Josephine Venerabilis, o primeiro passo da canonização.  Em 17 de maio de 1992 foi declarada Beata e o dia 8 de fevereiro foi designado como o dia de sua festa.  Em 1o de outubro de 2000 foi canonizada e tornou-se Santa Josephine Bakhita.  É venerada como uma santa africana moderna e como santa de especial relevância para a escravidão e a opressão.  Foi proclamada santa padroeira do Sudão.

52 Comentários

  1. Santa Josefina Bakhita – santa
    fev 08, 2010 @ 09:04:19

    […] http://www.oarcanjo.net/site/index.php/testemunhos/santa-josefina-bakhita/Em 1o de outubro de 2000 foi canonizada e tornou-se Santa Josephine Bakhita. É venerada como uma […]

  2. cicero antonio simoes paranhos
    jun 29, 2010 @ 23:41:27

    Que comovente a história dessa santa…mas basta olhar nos seu olhos para ver que era uma predestinada do senhor Jesus.Santa Bakhita,rogai por nós!

  3. ANGELA
    ago 09, 2010 @ 20:08:33

    SINCERAMENTE VIM CONHECER ESSA SANTA DOMINGO NA IGREJA DE SÃO JUDAS TADEU EM MARAPÉ, SANTOS.
    SENTI-ME PARALIZADA DIANTE SUA FOTO, E SEUS OLHOS ME ATRAIRAM AO PONTO DE (JURO) TER VISTO ELA CHORANDO,
    DE HJ EM DIANTE SEREI ETERNAMENTE GRATA A DEUS POR TER-ME DADO A FELICIDADE DE TER CONHECIDO, OBRIGADA SENHOR.

  4. Rosa Maria C.P. Sousa
    ago 10, 2010 @ 23:53:35

    Prezados senhores, boa noite!
    Desde que procurei conhecer a vida dos santos, por meio da leitura, houve uma certa tranformação em minha vida: descobri que meus problemas são bem pequeninos e que sou fraca demais. Já li obras com biografias de santos, a exemplo de Santo Antão, Santo Agostinho, Santo Padre Pio, São Francisco de Assis, Santa Teresa d’ Ávila, dentre outros. Criei um arquivo só para biografia de Santos. Os Exemplos da vida desses santos nos ajudam a viver, e a história de Santa Josefina me deixou ainda mais fortalecida. Meus Deus! Como a escravidão deixou marcas!
    Obrigada pela oportunidade que tive de conhecer a vida de Santa Josefina. Salve o Santo Papa João Paulo II que a canonizou. A vida da Santa precisa ser conhecida na academia, sobretudo quando se tratar de “Educação Étnico-Racial.

  5. SANDRO DE ANDRADE
    out 12, 2010 @ 15:38:16

    Muito bonita a história de Santa Bakhita, recentemente assisti com minha esposa o Filme “BAKHITA, santa negra” e ficamos muito emocinados, temos uma história especial e particular com ela, leia nosso testemunho no blog do irmão Willian: http://contra-o-aborto.blogspot.com/2009/04/um-testemunho-sobre-santa-josefina.html

  6. naza
    out 14, 2010 @ 01:07:20

    Emocionante a história dessa Santa que tanto sofreu… passo um momento de muitas brigas no meu lar entre minha filha e o padrasto pai do meu filho de 2 anos. Conhecemos hoje Ela (eu e o bebê), por acaso, com o filme, fiquei impressionada pois na hora que estava mudando os canais da tv, passei pelo filme e meu filho pediu que não mudasse e ficou olhando para ela. Tenho muita fé que ela interceda em minha famíla a partir de hoje, pois não aguento mais.. Amém!!!

  7. danilo fabian gualtiery
    nov 24, 2010 @ 01:28:48

    Oh, Bakhita, converte a minha família, mesmo os já falecidos ajuda-lhes, na purificação dos nossos pecados de racismo, preconceito étnico e econômico social. Há muitas chagas em nossas almas, por conta desses resquícios da escravidão, e sabe Deus quantas inúteis correntes carregamos pela indiferença e insensibilidade ainda hoje, diante dos sofrimentos dos nossos irmãos de cor negra…Mas as tuas chagas, oh , Bakhita, junto às chagas de Jesus , podem muito valer por seus méritos , o que os nossos esforços não conseguem alcançar, por falta de caridade e sincero arrependimento, junto à Justiça de Deus. Intercedei pois à Misericórdia, oh, Bakhita deste teu patrão e nosso, para que a humildade vença a nossa soberba, e nos reconheçamos sujos, miseráveis, cegos e nus, sem os méritos do sangue de Jesus Cristo, que só ele pode lavar tantas iniquidades e curar as chagas do nosso espírito, como do corpo curou as vossas. Amém.

  8. jose
    dez 19, 2010 @ 01:26:16

    amo a historia de santa josefina bakhita ela e impressionante todo seu sofrimento agradeço a Deus pela riquez da igreja catolica.amém

  9. Paulo Pilon
    jan 12, 2011 @ 10:22:16

    Agora percebi como são mínimos os nossos conhecimentos, pois somente em 2011 fico conhecendo a história de santa Bakhita. Por acaso me deparei com o filme e fiquei impressionado com a valorização do Batismo. Adorei o filme.

  10. maria verginia bertolucci
    fev 09, 2011 @ 12:24:17

    Marilia, 09 de fevereiro de 2011
    Ontem assistindo pela tv Século 21, o relato sobre a vida de Santa Bakhita, fique impressionada
    com a Ação de Deus na vida desta criatura. Me tocou profundamente, e decidi buscar mais informações.Peço que ela interceda por todos os negros, sobretudo .os que sofrem a discriminação ainda em nosso país.
    Me proponho a divulgar sua devoção, pois ela tem que ser mais conhecida e amada por todos nós.

  11. Mauricio M. dos Santos
    fev 09, 2011 @ 20:59:47

    Vamos pedir a Deus, pela intercessao de Santa Josefina Bakhita, que cessem todos os tipos de escravidao e que tenhamos a graça de conhecer e amar a Deus como ela. Sta. Bakhita, rogai por nos.

  12. Monique oliveira do Carmo
    fev 14, 2011 @ 12:45:50

    Beata Josefina Bakhita,
    Deus à abençõe, ilumine e à cada dia tenha mais sabedoria para seu espírito santificado em nome de Jesus, espírito de luz santificada Beata Josefina Bakhita.
    ORAÇÃO PARA PEDIR GRAÇAS:
    Ó Deus, Pai de misericórdia, que nos destes a Beata JOSEFINA BAKHITA como nossa irmã universal e modelo evangélico de fé simples e de operosa caridade, concedei-nos a mesma vontade de crer e amar segundo o Evangelho e ouví as preces de todos os que invocam a sua intercessão. Amém.
    Pai Nosso / Ave-Maria / Glória ao Pai…
    Nihil obstat – Vicenza,24 giugno 1992 + Pietro Nonis vescovo
    Catedral Diocesana de Santos
    Todo dia 8 de cada mês:
    Missa em louvor a bem aventurada com Benção da Relíquia

    Praça José Bonifácio s/n – Santos – SP – Brasil NATAL /RJ 14/02/2011.

  13. Dalva de Araujo
    mar 14, 2011 @ 15:35:30

    minha mãe estava muito doente ha cinco anos. O sofrimento era muito grande. Morava no interior da Bahia e eu ia a cada tres meses e ficava com ela. Minha fé em Santa Bakhita sempre foi muito grande, e dia 8/02/11 o sofrimento da minha mãe cessou, foi para Deus e tenho certeza que foi nos braços de Santa Bakhita enquanto rezavamos, (eu e minhas irmãs) ela
    partiu tranquila com um leve sorriso de paz.Agradeço a Santa Bakhita pela paz que proporcionou a minha querida mãe.

  14. Carmem Lucia
    mar 18, 2011 @ 17:49:19

    Minha neta esta na Irlanda e gostaria de conhecer algumas Igreja na Europa e quando falei um pouco da vida de Santa Bakita ela gostaria de conhecer esta Igreja pois eu ouvi da Ziza Fermandes que o altar está sobre seu corpo Incorruptível, já pesquisei na Internet e não consegui o endereço para que minha neta possa visita-la. Se conseguir o endereço ficarei muito grata.

  15. pe julio Lancellotti
    mar 19, 2011 @ 08:19:23

    Carmem a cidade de Sta. Backita é Schio no Norte da Itália na Região do Veneto.Vale a pena conhecer

  16. ana maria
    abr 08, 2011 @ 14:40:05

    Esta é uma das histórias mais lindas que já vi em toda minha vida. Vida de renuncia, desapego e amor incondicional.

  17. Rose
    abr 13, 2011 @ 13:08:31

    Só conheci a santa Bakhita depois que vi um filme com sua história e fiquei encantada com a paz do seu semblante e vontade que tinha para ajudar até mesmo quem a fazia sofrer.

  18. Ariane da Silva Rossi
    maio 04, 2011 @ 21:55:21

    eu percebi com a história tão bonita de Santa Bakhita que me mostrou tantas coisa, que eu não conhecia, que eu tenho ser forte mesmo no momento de dor…..! como não gostar desta Santa que mostrou a sua coragem para todos da sua época, e até hoje mostrando que o Amor de Jesus existe sim basta crê, que todo pode ser mudado pela força da oração! Ela teve coragem de levar esse amor a cada coração e no meu também. Cada passo que ela teve é amor de Jesus sobre a vida, ela é uma grande eleita Deus..! A nossa intercessora na presença de Deus!
    Obrigado Santa Bakhita, por existir na minha vida,,!
    Ti Amo Santa Bakhita!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  19. Eunice Molina. Curitiba.
    maio 05, 2011 @ 19:16:09

    Santa Bakhita como gosto quando falam dela, pois é minha amiga de sonho.
    Sempre recebo em sonho mensagem dela e nenhum dia deixo de fazer minhas orações a ela e bater meu papinho..
    Todo dia converso em pensamento com esta minha tão grande amiga espiritual.
    Meus amigos tenham fé e confie nesta corajosa amiga Bakhita.
    Boa noite a todos com minha saudades.
    Paz e bem.

  20. valmira nogueira de areia leão
    maio 06, 2011 @ 11:31:46

    fiquei sabendo da esistencia desta tão querida SANTA através do padre Tony, em uma palestra realizado no domingo passado proximo sobre MARIA, então pesquisei na internet, e de agora por diante tornarei uma grande devota deste SANTINHA que sofreu muito, e foi muito resignado com o seu sofrimento.Ja adquiri sua oração e se possivel me mande mais algto.obrigado preciso muito de oração.valmira teresina piaui

  21. cesar soares regis
    maio 08, 2011 @ 13:08:08

    Sou nascido em Santos sou devoto de santa Josefina de Bakita ,faz mas de quinze anos ela é especial em minha vida ela ensina a gente ser humilde e a não ter disntinção de raça e de cor,pois somos todos filho de um só DEUS.

  22. EUNICE maria guimaraes de oliveira.
    maio 15, 2011 @ 19:54:10

    ao conhecer ahistoria da santa josefina fiquei muito emocionada. ate entao nao tinha conhecimento deste grande sofrimento tao triste .desde ja serei mais uma devota desta tao santa milagrosa. de agora em diante pedirei muitas graças para mim e para toda minha familia .amem

  23. damiana maria de araujo
    jul 20, 2011 @ 13:24:06

    Inpressionante a história de Santa Bahkita como sofreu, mas não perdeu a fé e graças a Deus hoje podemos te-la junto a nosso senhor Juseu intercedendo por nós e hoje vou passar a ser tbem sua divulgadora, obrigada minha santinha ,pois sei que a senhora já realizou o milagre.

  24. eunice regina siqueira
    jul 21, 2011 @ 15:06:19

    A alguns anos atras eu estava caminhando e achei no chão oa foto com a oração de santa bakchita desde então tenho muita fé nela e já recebi um milagre.

  25. drika
    jul 24, 2011 @ 20:20:50

    o filme eu ñ gostei mas fazem o q

  26. ivoneide babini
    jul 29, 2011 @ 18:29:27

    Gostaria de adquirir o filme da vida e obra de Bakhita desde criança como faço?
    Grata babini

  27. Ivone
    ago 20, 2011 @ 19:16:46

    Achei linda a história dessa grande mulher e santa !!! Desde já acredito que ela está me ajudando e muito na graça que vou conquistar!!! Ela já me deu vários sinais que estou no caminho certo !!! Muito obrigada minha Santa Josefina de Bakhita !!!

  28. Carla Eliane
    set 28, 2011 @ 16:36:04

    Eu sou devota a Sta Josefina Bakhita, Ela atendeu meu pedido!!!
    Sou muito grata!!! Amém

  29. luiz eduardo
    nov 04, 2011 @ 18:42:16

    santa josefina bakhita foi uma santa heroina que sofreu como escrava perseguida mais uma vencedora na fe uma renovada em Cristo perdoando todos seus algoser ou seja todos os seus acusadores

  30. maria Lucia da Silva
    mar 02, 2012 @ 20:47:21

    Bem, falar de santa josefina Bakhita muito emociona,saber que alguem com tanto amor no coracao,tanta pureza possa ter sofrido tanto e ter doado-se tao intensamento que faz-nos reflitir o quanto somos pobres de amor.Estou passando um momento dificil em minha vida peco a Santa JOsefina Bakhita que rogue por mim junto a Deus pai.simplesmente esse filme deve ser assistido por todos e principalmente aquelas pessoas soberbas. compromento-me a levar esses ensinamentos a todos que Deus permitir. Obrigado senhor por usar vida dessa serva Bakhita para nos ensinar a amar incondicionamente. Que Deus abencoe a todos.

  31. rui de oliveira
    mar 04, 2012 @ 18:02:14

    Peço a Deus que, pelo Espírito Santo, instrua o meu coração a abrir-se ao amor a Deus e aos irmãos, seguindo o exemplo da extraordinária Santa Bakhita. Como disse a santa: “Se o coração se abrir, ficará aberto.”Santa Bakhita ajude-me neste difícil momento de aflição.

  32. Cornelis Barreto
    mar 06, 2012 @ 03:47:29

    Sou Cornelis Barreto, Timoresse e estado civil solteiro,tenho 28 anos de idade.
    Aporveitou neste via, queremos deixar alguns palavras sobre o nosso Santidade da Josefina bakhita.
    Sou uma pessoa normal que tenho muitas erros na minha vida, por isso pedimos dos nossos Santidadissimo para perdoa-me, eu sei que a vida passa tal como o ventoso.
    obrigado dos meus Santidade,,,,,, estou sempre espera a respostas.

  33. Maria
    mar 12, 2012 @ 16:36:25

    Santa Josefina Bakhita,
    Fiquei te conhecendo ontem(11/3/2012), no filme que passou na TV Aparecida.
    Quero ser sua amiga. Preciso de uma graça. A Senhora sabe qual.
    Volto aqui p te agradecer e propagar a sua devoção.
    Interceda, Santa Bakhita. Desde já, obrigada.

  34. maria das dores dourado
    mar 15, 2012 @ 11:13:20

    agradeço a tv Aparecida por mostrar um filme tão lindo como o da Backita a Santa – até minha filha de sete anos chorou assistindo o filme, filme lindo
    Backita c/ q/ mesmo não tendo ido a escola, mas c/ sua simplicidade com o seu amor conseguiu mudar a vida da comunidade em q/ vivia p/ melhor, lição de vida p/ nós, e ela continua mostrando q/ somos pequeninos diante dela e o senhor dos céus, q/ ela interceda por nós sempre.

  35. mariadefatima
    mar 16, 2012 @ 09:34:37

    Tive a sorte ,sorte não providencia divina de conhecer a históriade santa Bakhita desde a sua canonização ,com a vinda dos padre de sua congregaçaõ (CANOSSIANOS) para o nosso municípo (são joão de meriti-rj) desde então tenho ela como minha intercessora .e posso garantir que DEUS ja fez maravilhas em minha vida e de minha família atravéz dela. por isso minha devoção a ela aumenta a cada dia.

  36. Osmar Ferreira de Lima
    mar 16, 2012 @ 14:08:29

    Estou impressionado com a história de BAKHITA. Que tomei conhecimento por intermédio do filme “BAKHITA A SANTA”, que a TV APARECIDA transmitiu no dia 11.03.12. Um exemplo para todos nós. Sinto a presença do Espírito Santo quando estou refletindo sobre a sua trajetória de vida mostrada no filme. Foi Deus que me dirigiu para o canal de televisão da TV APARECIDA, extamente no momento que estava iniciando o filme. Todo o momento que penso em BAKHITA sinto arrepio. ISTO É A PRESENÇA DO ESPÍRITO SANTO.

  37. Juliana Josefina dos Santos
    mar 23, 2012 @ 11:59:41

    Olha como é as coisas… Eu assino Josefina e desde criança fui perseguida pelo preconceito e bullyng pelo meu nome. Aquelas piadinhas de mal gosto, e sempre chegava em casa falando para minha mãe que iria tirar este nome. A minha história é a seguinte, quando minha mãe tinha 15 anos ela estava desenganada pelos médicos devido a uma apendicite supurada, ela fedia em vida, e a minha avó conheceu no hospital onde ela se encontrava que tinha uma senhora chamada Josefina e era conhecida aqui em Alfenas como uma Santa que ela era muito católica e rezava muito, uma devota de Deus. A minha avó fez a promessa que se a minha mãe conseguisse um milagre e se tivesse uma filha colocaria o nome de Josefina e assim foi. Quando era criança eu ia visitar o tumulo desta senhora que intercedeu pela minha mãe. Mas não sabia que tinha uma santa! Por coincidência a minha mão é nascida no ano de 1947, eu faço aniversário no dia 18 de maio um dia após sua beatificação pelo Papa João Paulo II que faz aniversário junto comigo. Hoje estou maravilhada pela história na santa Josefina e nem tenho mais rancor pelo nome dado pela minha mãe é uma honra. Linda história e senti vontade de dar este depoimento. Salve Santa Josefina de Bakhita !

  38. FÁTIMA CRUZ
    abr 07, 2012 @ 15:53:43

    nossa !meu DEUS que história MAIS triste, e ao mesmo tempo uma lição de vida para mim, eu ainda não sei sofrer, nem ser santa, mas desejo pedir a santinha morena BAHKITA QUE ME AJUDE A AMAR o próximo e me apaixonar mais por JESUS CRSITO.DESEJO REZAR MAIS POR MIM E PELA A HUMANIDADE.DEUS é pequeno em nosso momento de alegria, e quando estamos tristes colocamos toda a culpa em DEUS por sermos tão inúteis diante dos obstáculos que DEUS NOS PROPÕEM PARA NOS TORNAR VITORIOSOS.QUE NESTE SÁBADO DE ALELUIA O SENHOR VENHA ME VISITAR E ME FAZER MAIS DELE.AMÉM

  39. NONATO
    abr 07, 2012 @ 23:20:52

    vim conhecer essa santa hoje por intermedio do filme, ficando bastante emocionado com a trajetoria de vida dela, resolvir pesquisar. Santa Bahkita você ganhou mais um admirador. que Deus seja louvado.

  40. marcia xavier
    maio 15, 2012 @ 16:23:05

    Certamente Santa Bakita veio ao mundo com um propósito, dar seu testemunho de Fé e de Esperança e Ensinar a todos como ser Humilde e Simples de Coração,pois essa é a verdadeira vontade de Deus que os Homens inxistem em não cumprila. Bakita amada e estimada por Deus.

  41. MARCIA
    maio 29, 2012 @ 22:04:26

    (assisti seu filme e achei a historia mais linda ,sincera e pura na minha vida.foi inalgurada em minha cidade (itatiba) sua imagem na igreja da providência divina foi um domingo especial cheio de bençao.agradeço pela sua existência e seus milagres.(marcia)

  42. Mauro
    jul 07, 2012 @ 12:52:28

    Uma amiga minha vidente me contou que ela é minha santa protetora. Até então nunca havia falado dela.
    Me tornei devoto e descobri que meu registro de nascimento consta o mesmo queo dela nasceu:08/08.
    A partir daí consegui melhorar minha vida…e estou melhorando com sua ajuda e seu amor infinito!!
    gratidão minha Santa querida!

  43. maria daconceição de menezes freire
    set 21, 2012 @ 12:23:22

    Eu não conhecia esta santa,até que visitando o santuario do terço bizantino,Pe Marcelo Rossi encontrei a imagem dela.Por eu ter o apelido de Kita me apaixonei por ela,tudo que peço ela me concede.Obrigada Santa Bakhita

  44. clea de Paula
    out 29, 2012 @ 13:26:47

    Tudo começou quando eu asisti o filme da santa Bakhita…eu estava acompanhada com uma pesoa que se dizia interessa da em ser celibatária esposa de cristo e assim eu comprei a imagrem da Bakhita e lhe dei de presente …eu não tenho a imagem mais apartir de hoje farei uma novena pedido que lea me ajude a dicernir onde devo morar e derranmar-me em servir a cristo meu esposo sou celibatária.
    SANTA BAKHITA ROGUE POR NÓS!

  45. LEIDE PAIVA
    nov 10, 2012 @ 22:42:25

    SANTA JOSEFINA BACKHITA ROGAI POR MIM E POR TODOS DA MINHA FAMILIA.AMEM. AlCANÇEI MUITAS GRAÇAS E TE AGADEÇO DE CORAÇAO.

  46. Barbara
    dez 10, 2012 @ 00:50:26

    Ela apareceu em sonho durante três dias vi uma luz no terceiro vi seu rosto mais não sabia quem era, o marido precisava de emprego,ela mim ajudou ela mim disse que saberia quem era através de fotos hoje não quero mim separar dela amem Jesus que ela apareça para mais pessoas por permissão de Deus .Obrigada Santa Bakhita .!

  47. sirlei donizetti da silva
    mar 15, 2013 @ 18:34:56

    Conheci a história de santa Jsefina Bakhita, quando minha querida irmã estava doente com cancer.Ela orava todos os dias para que Santa Josefina a curasse, e sua fé era tanta que um fato que aconteceu não me sai da cabeça, e neste dias isto está mais vivo. Internei minha irmã aqui num hospital em minas gerais , já muito ruim, em fase terminal. Quando estavamos na sala de emergencia uma senhora , negra com a aparencia quase de Josefina veio até noós e conversou com minha irmão dando a ela alento e conforto. entregou a ela uma toalhinha e ungiu sua testa com oleo. Minha irma passou para o quarto, e durante o tempo em que permaneceu viva esta senhora ia todos os dias rezar por ela e a ungir. Antes minha irma sentia muitas dores , como por milagre elas sumiram e no periodo da doença em que era mais dolorosa , as dores sessaram como por milagre e minha irma morreu serenamente. Acredito agora quase tres meses depois que Santa Josefina a curou para o senhor e veio buscá-la para junto dele. E quanto mais olho para a imagem de santa josefina mais tenho certeza que aquela senhora que não nos conhecia era ela . A minha Santa querida que o Pais mandu para aliviar minha irma do sofrimento.

  48. JOSEFINA PEDRO CAPITAO
    maio 31, 2013 @ 19:30:35

    Primeiramente agradeço a DEUS por nos ter dado uma Santa com josefina Bakhita apesar da escravidão do sofrimento,mas não se desanimou do seu plano com Deus, muito menos da sua caminhada sempre alegre no sofrer …Gostei muito da historia eu ate digo que santa Josefina Bakhita é a minha santa preferida..,,Um caminho se obstàculo nao leva lado nenhum ,mas com obstàculo ajuda as pessoas a chegar a uma meta como santa Josefina Bakhita a nossa irmã universal.

  49. julia
    ago 14, 2013 @ 12:39:05

    Eu não conhecia a Santa josefina Bakhita no dia 13/08/2013 entrei na igreja em santos, foi uma emoção tão grande quando a conheci, seu olhar é lindo trasmite amor,paz ela é exemplo de mulher….. com tanto sofrimento seu olhar e doce

  50. zilda barbosa de souza
    out 05, 2013 @ 13:22:16

    Eu que dizer que esta santa tem um significado muito grande na minha vida pois tudo que peço a ela não é em vão, pois ela sempre me faz ver uma saída. Ela é uma santa milagrosa.
    Zilda.

  51. sandramaracamposalves
    mar 14, 2014 @ 15:28:55

    eu também não conhecia essa santa fiquei muito emocionada com a historia dela as vezes eu me pergunto como pode suportar tanto sofrimento como essa santa sofreu realmente ela tinha que ser santa mesmo. peço a ti minha santa livrai meu filho do mal . livrai o mundo de tanto preconceito e maldade

  52. Inês Jurubeba
    mar 27, 2014 @ 21:45:58

    O Filme com a istória da Santa Bakhita pode ser acessado “Bakhita A Santa – Filme Completo”