Santa Vicência Gerosa

28 de Junho

Fundou o Instituto das Irmãs de Maria Menina

Catarina Gerosa nasceu em 29 de outubro de 1784, em Lovere, no norte da Itália. Reservada e tímida, viveu um período da sua infância atrás do balcão do pequeno comércio da família. De saúde muito débil, não podia estudar. Modesta e caridosa, vivia uma espiritualidade simples, desenvolvida na missa, que freqüentava todos os dias.

Os anos seguintes à invasão napoleônica da Itália mudaram sua vida. A crise econômica levou à morte primeiro seu pai, depois sua irmã Francisca e, por último, em 1814, também sua mãe. Apesar da tragédia pessoal, com ânimo e fé inabalável, Gerosa aceitou tudo com resignação. Confiante em Deus, sofreu no silêncio do seu coração, encontrando forças na oração e na penitência.

Teve o grande amparo de seu confessor e orientador espiritual, que pediu ajuda a Gerosa nas atividades religiosas desenvolvidas pela paróquia às jovens carentes. Com zelo, ela organizou um oratório feminino com encontros de orações e palestras religiosas.

Foi lá que, em 1824, conheceu Bartolomeia Capitanio. Era uma jovem professora de dezesete anos, nascida também numa família humilde, em Lovere. Desde menina, pensava em dedicar-se a praticar a caridade aos pobres e aos doentes. Por isso se diplomou professora no colégio das clarissas de sua cidade natal.

Conheceram-se por meio do pároco, porque ele queria que Gerosa criasse alguns grupos de orações para jovens. Ele sabia que Bartolomeia havia criado uma escola para instruir e dar formação religiosa às meninas pobres e abandonadas. Lá, Gerosa daria orientação nas práticas das atividades domésticas. A escola tornou-se um centro de encontro para jovens e muitos grupos de orações também foram criados.

Estavam tão empenhadas em auxiliar os pobres e enfermos que foram chamadas para ajudar no hospital de Lovere. Na oportunidade, tiveram a inspiração de dar vida a uma comunidade religiosa feminina do tipo das irmãs de caridade vicentinas. A situação política, entretanto, era desfavorável, não permitia essa interdependência.

Com muita dificuldade, junto com a companheira, Gerosa fundou, em 1827, um novo instituto religioso regular, para dar assistência aos doentes, instrução gratuita às meninas abandonadas, fundar orfanatos e dar assistência à juventude. Foi chamado de Instituto das Irmãs de Maria Menina, com sede em Lovere e com as regras escritas por Bartolomeia. Para evitar objeções de caráter político, o instituto foi fundado autônomo. E assim independente ele permaneceu, cresceu e se difundiu nos anos subseqüentes.

Mas, em 1833, Bartolméia morreu, com apenas vinte e seis anos de idade. Gerosa continuou sozinha, recebendo, mais uma vez, o apoio e o estímulo de seu orientador espiritual. O instituto estabeleceu-se e recebeu aprovação canônica em 1840. Catarina Gerosa emitiu os votos, vestiu o hábito e tomou o nome de Vicência, sendo eleita madre superiora.

Morreu depois de uma longa doença, em 28 de junho de 1847, e foi sepultada ao lado da co-fundadora, no santuário da Casa-mãe, em Lovere. Atualmente, o Instituto das Irmãs da Caridade das Santas Bartolomeia Capitanio e Vicência Gerosa, ou Irmãs de Maria Menina, atua em toda a Europa, África, Ásia e nas Américas. Santa Vicência Gerosa é celebrada no dia de sua morte e foi canonizada pelo papa Pio XII em 1950.

5 Comentários

  1. gilvacélia
    jan 31, 2011 @ 16:01:43

    ola eu me chamo gilvacélia moro em joão pessoa paraiba a muito tempo procuro me imforma sobre este instituto desde pequena sinto-me chamada a ser uma religiosa porque não me comformo em vê tanto sofrimento e de certa forma não ter como ajuda ve-jo em cada rostinho daqueles que sofrem a face do cristo e quero muito me coloca a disposiçao deste instituto fazendo de minha vida uma doação para cristo ressuscitado fazendo dele o meu esposo quero doa-me desde dos cinco anos de idade sinto-me atraida a ser serva consagrada ja tive a oportunidade de lê todos os livros da histórias destas santas e fiquei totalmente emocionada e motivada para o caminho que elas sequiram dando sua vida pelos pobres e marginalizados vendo neles o cristo a Irmã Hosana que faz parte destes institutos que também é daqui da paraiba me encaminhou para ser acompanhada pelas irmas de Alagoinha também na paraiba mais gostaria muito de poder vivenciar realmente o dia a dia de voCe ja me sinto preparada a sair e evangelizar pelo mundo a fora sinto-me chamada a obedecer o chamado de cristo que me diz para não ter medo e sequi-lo preciso dar testemunho do senhor jesus para que os anjos testemunhem de mim no céu quero ser santa como Santa Vicência Gerosa…..a paz de cristo esteja com vocês Deus abençoe…

  2. gilvacélia
    jan 31, 2011 @ 16:03:30

    como posso fazer para me torna consagrada uma religiosa uma irma de maria menina?

  3. danilo
    jan 31, 2011 @ 22:28:10

    Querida Gilvacélia:

    entre em contato…Que Deus ilumine seu caminho

    IRMÃS DE NOSSA SENHORA MENINA
    Instituto das Irmãs de Caridade Bartolomea Capitâneo e Vicença Gerosa

    Casa Provincial
    R. Guia Lopes, 124 – Mooca
    03120-020 – São Paulo – SP
    2692.7683 / 2693.1113
    E-mail: [email protected]

  4. Júlia
    mar 13, 2012 @ 10:56:24

    É ate difiel comecar eu pequei da carne,mas arrependir e tenho vocacoes para ser irma de cariedade.Eu queria saber se eu tenho possibilidade pra ser irma de cariedade e eu estriver lago tudo e vou servir a Deus…Estou esperado a responta.Fico mto grato.Fika com Deus.Amém

  5. julio
    mar 15, 2012 @ 08:37:45

    Julia voce precisa entrar em contato com a pastoral vocacional de alguma congregação religiosa feminina que são muitas e passar por um período de acompanhamento e orientação.Pelo google voce pode encontrar muitas congregações femininas em S.Paulo.