Exortação Apostólica Pós-sinodal Verbum Domini

O Padre Júlio recomendou.

Está recomendada pelo Padre Julio, a todos, a leitura da Exortação Apostólica Pós-Sinodal VERBUM DOMINI do Santo Padre Bento XVI. Sobre a Palavra de Deus na Vida e na missão da Igreja. A Editora Paulinas publicou, a preço muito acessível.

É  documento do Papa Bento XVI  trazendo  as conclusões do Sínodo dos Bispos, realizado no Vaticano no final de 2008,  que teve como tema “A Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja”.

Destaca-se já na introdução: “A palavra do Senhor permanece eternamente. E esta é a palavra do Evangelho que vos foi anunciada” ( 1 Pd 1, 25; cf. Is 40, 8). Com esta citação da Primeira Carta de São Pedro, que retoma palavras do profeta Isaias, vemo-nos colocados diante do mistério de Deus que Se comunica a Si mesmo por meio do dom da sua Palavra. Esta Palavra, que permanece eternamente entrou no tempo. Deus pronunciou sua Palavra eterna de modo humano; o seu Verbo “fez-Se carne” (Jo 1, 14). Esta é a boa nova. Este é o anúncio que atravessa os séculos, tendo chegado até os nossos dias.

Foi dirigido ao episcopado, ao clero, às pessoas consagradas, mas também aos fieis leigos. É uma importante fonte de reflexão da Sagrada Escritura, especialmente após o 1º Congresso de Leigos da Arquidiocese de São Paulo, onde a missão da Igreja e a participação dos leigos foi tão discutida e aprofundada.

O conteúdo do documento é apresentado em três partes, articuladas entre si. A primeira, intitulada A Palavra de Deus trata do diálogo que Deus estabelece com a humanidade; a segunda, A Palavra de Deus e a Igreja, apresenta a relação da Igreja com a Palavra de Deus; a terceira, A Palavra de Deus no mundo, trata da missão da Igreja como anunciadora da Palavra.

Este documento contém orientações, sábias e atuais, sobre a importância da Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja.