Santo Tomás de Aquino – Doutor Angélico!

Hoje 28 de janeiro é dia de Santo Tomás de Aquino, apelidado de Boi Mudo pelos seus colegas de estudo por ser muito calado e discreto. Nascido em Nápoles estudou na abadia de Monte Cassino e na Universidade de Nápoles. Sua família queria que fosse beneditino e se tornasse Abade mas contrariando seus desejos tornou-se Frade Dominicano e mendicante. Sofreu muito por isso sendo até sequestrado e aprisionado a mando de sua família. Era o ano de 1224, os dominicanos o mandaram para estudar em Paris para ficar longe dos perigos. Seu Mestre Santo Alberto Magno percebeu sua sabedoria e quando o chamavam de Boi Mudo, disse: Quando esse Boi mugir o mundo vai tremer.

A obra escrita de Tomás soma mais de cem volumes. Baseado em Aristóteles, Tomás demonstrou que a fé cristã é defensável, plausível e intelegível. Tomás além de grande conhecimento alimentava profunda espiritualidade.

Nas suas orações diante do crucificado chegou a dizer: Tudo que escrevi me parece palha perto do que vi. E em uma de suas experiências místicas teve a visão de JESUS que lhe dizia: Falaste muito bem de mim pede o que quiseres. Ao que Tomás respondeu: Só quero a Ti Senhor, pois só Tu me basta!

Santo Tomás tem me inspirado muito na caminhada da vida e gosto de repetir com ele: Dá-me um coração inabalável capaz de vencer as tribulações.

Tomás morreu no dia 7 de março de 1274 com 50 anos. Foi canonizado em 1323 e proclamado Doutor da Igreja em 1567 com o título de Doutor Angélico. Santo Tomás revolucionou o seu tempo, aliou o estudo da Teologia com profunda espiritualidade.

Sua memória é celebrada dia 28 de janeiro por ser o dia em que seu corpo foi trasladado definitivamente para a França .

Com Santo Tomás quero aprender sempre maior amor à Eucaristia que chamava de: minha alegria e paz nas tribulações. Quero aprender a conhecer o AMOR que se revela na história e que nos inquieta e nos ensina a ser melhor.

Santo Tomás de Aquino rogai por nós !

(Leia também a oração “Que eu chegue a Ti”, de São Tomás de Aquino)

4 Comentários

  1. cida maria .
    jan 28, 2009 @ 06:54:39

    Dia da missa hoje às 4 h da tarde, na capela da Universidade São Judas.

  2. José Carlos da Costa Pereira (Carlos)
    jan 28, 2009 @ 11:21:20

    A missa de batizado é verdadeiramente uma festa, como não poderia deixar , pois estamos recebendo novos e santos católicos. O Padre Júlio com todo respeito parece uma criança de tanta felicidade e acaba contagiando a todos.
    Obs.Existem algumas músicas tão bonitas cantadas na missa de domingo, como a do cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
    Por que não coloca-lá tal qual como ela é cantada no domingo aqui no site, para podermos ouvi-lá e ainda tem aquela das pegadas na areia.
    Um grande abraço e saúde a todos e fiquem com a graça de Deus.
    Carlos (o que está sempre no fundão, rs)

  3. Tatiana Capille Salles
    jan 30, 2009 @ 11:01:36

    Segue uma outra oração do Santo Tomás :

    **** Oração de São Tomás de Aquino ****

    Ó Deus eterno e todo-poderoso, eis que me aproximo do sacramento do vosso Filho único, Nosso Senhor Jesus Cristo. Impuro, venho à fonte da misericórdia; cego, à luz da eterna claridade; pobre e indigente, ao Senhor do céu e da terra. Imploro, pois, a abundância da vossa liberalidade, para que Vos digneis curar a minha fraqueza, lavar as minhas manchas, iluminar a minha cegueira, enriquecer a minha pobreza, vestir a minha nudez. Que eu receba o Pão dos Anjos, o Rei dos reis e o Senhor dos senhores, com o respeito e a humildade, a contrição e a devoção, a pureza e a fé, o propósito e a intenção que convém à salvação da minha alma. Dai-me que receba não só o Sacramento do Corpo e do Sangue do Senhor, mas também o seu efeito e a sua força. Ó Deus de mansidão, fazei-me acolher com tais disposições o Corpo que o vosso Filho único, Nosso Senhor Jesus Cristo, recebeu da Virgem Maria, que seja incorporado ao seu Corpo Místico e contado entre os seus membros. Ó Pai cheio de amor, fazei que, recebendo agora o vosso Filho sob o véu do sacramento, possa na eternidade contemplá-lo face a face.

    Amém.

    (Fonte: Site Ache Oração )

    Agora registro em italiano, a língua do filósofo cristão :

    **** Preghiera di S. Thomas Aquinas ****

    O Dio eterno e onnipotente, mi si avvicina al sacramento del tuo unico Figlio, nostro Signore Gesù Cristo. Impuro, io vengo per la fonte della misericordia, non vedenti, alla luce di eterna luminosità; poveri e indigenti, il Signore del cielo e della terra. Beg, pertanto, l’abbondanza della tua donazione, te degna di guarire la mia debolezza, lavare il mio spot, alleggerire la mia cecità, arricchire la mia povertà, il mio abito nudità. Ricevere il Pane degli Angeli, il re dei re e Signore dei signori, con rispetto e umiltà, la contrizione e devozione per la purezza e la fede, lo scopo e l’intenzione di essere la salvezza della mia anima. Dammi che non solo ricevere il Sacramento del Corpo e del Sangue del Signore, ma anche il suo scopo e la sua forza. O Dio di mansuetudine, fammi il benvenuto a queste disposizioni il Corpo che il tuo unico Figlio, nostro Signore Gesù Cristo, ricevuto dalla Vergine Maria, che è integrata nel corpo mistico e il suo contato tra i suoi membri. Padre pieno di amore, di farlo, ottenendo il tuo figlio ora sotto il velo del sacramento, per l’eternità nella contemplazione si faccia a faccia.

    Amen

    Beijos À todos…
    Tati

  4. Eunice Molina.Curitiba
    jan 30, 2009 @ 22:39:10

    Boa noite, Padre Julio e a todos desta minha comunidade. Quero desejar um otimo fim de semana. Que Deus os abençoe, beijo.