31 de Janeiro

No último dia do primeiro mês do ano a Igreja celebra a memória de São João Bosco. Nascido em 1815 é um dos santos mais queridos e um grande educador que transformou a vida de muitos jovens que estavam condenados ao abandono e exclusão. O método de D. Bosco é chamado de preventivo e supera todo tipo de repressão tão em voga em seu tempo bem como da permissividade e indiferença. Da família salesiana fundada por D. Bosco fazem parte Santa Maria Domingas Mazzarelo, São Domingos Sávio e a Bem aventurada Laura de Vicunha, sem falar de sua mama Margarida. Dizem que D. Bosco morreu extenuado mas realizado, morreu em 31 de janeiro de 1888 e seu corpo se conserva até hoje incorrupto. D. Bosco acreditava nos seus jovens e despertava neles a confiança e o amor à verdade.

Neste dias tenho rezado por outra grande educadora que encontra-se muito doente e hospitalizada, a Irmã Valentina da Escola Montessori da Mooca. Exemplo de virtude e santidade a Ir. Valentina sempre educa com ternura e firmeza e carrega em seu coração seus alunos e alunas como por eles é também carregada.

Educadores como D. Bosco e como a Ir. Valentina nos ajudam a acreditar e a ter esperança que a educação é capaz de transformar as pessoas e torná-las verdadeiramente humanas, mesmo que esse caminho seja o mais difícil e custoso de trilhar.

6 Comentários

  1. Victoria T Leo
    jan 31, 2009 @ 19:19:48

    Olá, eu como aluna salesiana tenho muito carinho por D. Bosco e carrego sempre comigo alguns de seus ensinamentos, tal como:
    “A VIDA É UM PRESENTE DE DEUS, E O QUE FAZEMOS DELA É O NOSSO PRESENTE A ELE”
    UM ABRAÇO A TODOS.

  2. Lorena t. leo
    jan 31, 2009 @ 19:46:41

    Sou uma aluna salesiana aprendo muito sobre Dom Bosco no colegio conheço algumas historias sobre ele, sua infancia.
    Quando era criança teve um sonho ,neste crianças falavam nomes feios e ofensas a Deus, nao gostou ficou nervoso e bateu neles. Naquele momento ele teve uma surpresa surgiu um homem iluminado e a confusao terminou e disse a Dom Bosco que nao se resolve os problemas com violencia e agressao e sim com paciencia e calma a partir dai ele despertou para a vida religiosa dedicando-se ao trabalho com os jovens.
    Apesar da pobreza e perseguiçoes da familia e de outras pessoas nunca desistiu do seu sonho e sempre teve o apoio de sua mae Margarida que o amava.
    Peço hoje que Dom Bosco sempre me acompanhe e todos os jovens do mundo.
    Abraços!!

  3. cida maria .
    fev 02, 2009 @ 08:10:43

    palavras de D Helder Camara 24/11/99

    Quando as dificuldades sao terriveis os desafios-se tornam apaixonantes.

  4. cida maria .
    fev 02, 2009 @ 08:16:13

    Que Nossa Senhora da LUZ nos guia sempre en nossas caminhada para o encontro do seu

    filho Jesus Cristo.

  5. cida maria .
    fev 02, 2009 @ 08:19:27

    Neide estamos junto em oracoes para sua rapida recuperacao.

    Abraco de todos .

    comunidades

  6. Tatiana Capille Salles
    fev 02, 2009 @ 09:55:04

    Pe. Julio,

    Muito bem colocadas , como sempre, suas palavras sobre educação. Com certeza, o senhor, engajado em diversas causas pelos direitos humanos, padrinho e responsável pela Casa Vida, pedagogo por formação, teólogo e professor, tem conhecimento e vivência para pronunciar-se À respeito.

    Concordo, para mim, que sonho um dia em dar aula para crianças, certamente a educação tem um papel sociocultural fundamental, pois desenvolve a formação plena do indivíduo e sua percepção de mundo , para assim, formar um cidadão com pensamento autônomo, capaz de agir em sociedade e assumir a responsabilidade de interação e integração com o meio em que vive. A escola deve, acima de tudo, formar cidadãos conscientes dos seus direitos e deveres através do diálogo e respeito aos alunos.

    Paulo Freire entendia que a principal função da educação é seu caráter libertador. Para ele, ensinar seria, fundamentalmente, educar para a liberdade.

    O senhor comenta da dificuldade, e esta se dá justamente porque muitos educadores, infelizmente, preocupam-se apenas em transmitir o conteúdo , a programação, sem levar em conta a vivência, experiência e realidade dos alunos .

    Rezemos todos pela memória de D. Bosco, pela Ir. Valentina e por todas as pessoas que, como o senhor, fazem questão de garantir o crescimento individual e a iniciação social de crianças , jovens e também adultos que não tiveram oportunidade de acesso à educação.

    Carinho ,

    Tatiana Capille Salles