Reportagem denuncia: moradores de rua sofrem violência e desrespeito em São Paulo

Moradores de rua de São Paulo sofrem agressões da Guarda Civil Metropolitana, são espancados por seguranças particulares, desrespeitados e marginalizados. O Vigário Episcopal para o Povo da Rua da Arquidiocese de São Paulo, Pe. Julio Lancellotti, denuncia: essas ações fazem parte de uma política de “limpeza”.

Assista aos flagrantes de violência registrados pela série Homens sem Sobrenome, no programa Conexão Repórter, do SBT:

Parte 1:

Parte 2:

Parte 3:

2 Comentários

  1. teresa norma
    mar 12, 2012 @ 18:17:02

    Senhor Jesus tem piedade de todos que sofrem nas ruas e por todos os que recebem ordens para “limpar” as ruas e perdem até a humanidade para cumprir essas ordens. Espirito Santo ilumina e dá o dom da sabedoria aos politicos e dirigentes que podem construir soluçoes sem violencia, Senhor Jesus dá a todos nós cristaos coragem para nao calar; É como o Padre Julio diz “nao tem a soluçao pronta pra tudo, mas sabe que nao pode permitir que seja feito da maneira errada”

  2. Rinalda
    mar 13, 2012 @ 23:52:38

    Não apenas no centro de São Paulo, como também nos bairros considerados nobres, os moradores de rua são vítimas do abuso de poder dos policiais, principalmente a guarda civil.
    No Terminal de ônibus do Metro Vila Mariana, é comum a presença de dois (02) policiais cuja função específica é impedir a permanência de mendigos no local. Quando estes tentam se aproximar dos bancos compridos de concreto para descansar, logo aparecem os policiais que os retiram, afastando-os do local. Depois de exercitarem tão nobre tarefa, os policiais retornam aos seus postos localizados ao lado das barraquinhas de venda de lanches.
    O Pe. Julio tem razão ao afirmar que se trata de uma limpeza da cidade para os turistas, porquanto estão querendo instalar uma Delegacia dos Turistas nas proximidades da Praça da República, na Av. Ipiranga.