Ilha de Itamaracá, em Pernambuco, comemora centenário de Dom Helder

No dia 7 de fevereiro, data de nascimento de Dom Helder Camara, a Ilha de Itamaracá, em Pernambuco, realizou uma alvorada festiva, às 6h, com rufar dos tambores, seguido de ato ecumênico e café da manhã com a comunidade. Após a cerimônia, a Ilha preparou uma programação cultural no espaço “Pedra que canta” que, a partir desse dia passou a ser denominado, oficialmente, de “Studio Scola Dom Helder Camara”.

De acordo com Joacyr de Castro, senhor de 78 anos que preside o espaço, o estúdio será uma escola com cursos e eventos formativos destinados à comunidade. “Os cursos são voltados para as pessoas adquirirem também consciência política e social, assim como os trabalhos de Dom Helder”, explica.

Para seu Joacyr, é de grande importância comemorar os 100 anos do Dom, pois ele trabalhou para formar uma sociedade mais justa e humana, sempre privilegiando os pobres e excluídos: “Precisa-se de homens como Dom Helder na política, na educação, na cultura para a formação de uma sociedade mais humana”, comenta.

Além do trabalho com os pobres e a evangelização, seu Joacyr ressalta que o “irmão dos pobres”, como o Dom também foi chamado, ainda teve suma importância na política, denunciando as torturas no Brasil, na época da ditadura militar, e no mundo, pregando a paz. “Dom Helder é, para nós aqui, como se fosse um santo”, afirma.

Um Comentário

  1. elias cruz de melo
    jun 11, 2009 @ 16:23:35

    como vai o meu velho camarada quanto tempo que eu nao vejo mais voce . o mundo é pequeno ? ou sou eu que estou sonhando qui eu mandaria uma noticia pra voce ficar sabendo qui eu estou de acordo qui voce faça uma homenagem a Dom Elder. Seria tempo . Aquele abraço , Elias Cruz