O louco, Santo, São João de Deus!

São João de Deus morreu no dia do seu aniversário, 8 de março, depois de uma vida enlouquecida de amor por DEUS e pelos excluídos, evitados e enlouquecidos. Ele mesmo foi considerado louco e levado para o manicômio onde sofreu toda sorte de violência, torturas e maus tratos.

São João de Deus tinha como nome João Cidade que foi mudado pela sua maneira de ser e atuar, o bispo que mudou o seu nome disse: – Se DEUS é amor João é de DEUS!

São João de Deus foi pastor, soldado, condenado à morte, fugitivo, vendedor de livros, andarilho, pedinte, cuidador de doentes, heroíco e santo.

São João de Deus é o precurssor da humanização do tratamento psiquiátrico, propondo mudança impensáveis para o seu tempo, como a que cada doente tivesse sua própria cama. Imagine como eram tratados os doentes mentais em 1500.

Como pedinte para os pobres e doentes, que carregava nas costas quando os encontrava pelas ruas, dizia: – Fazei bem, irmãos, a vós mesmos! O que se tornou o lema dos seus seguidores.

Depois que saiu do sanatório montou o seu próprio hospital, onde o tratamento humano e verdadeiro trouxe melhores resultados do que os propostos pelos médicos.

Granada, a cidade em que viveu, se rendeu ao seu carisma e passou a respeitá-lo, pois um dia o menino JESUS disse a ele que esta cidade seria a sua cruz e lhe deu uma romã símbolo da cidade e da sua congregação.

São João de Deus viveu 50 anos, vida breve no tempo e longa pelo seu testemunho de amor, morreu ajoelhado segurando a cruz que tanto amou e conformou a sua vida, sua morte foi em consequência de ter mergulhado num rio gelado para salvar um menino que se afogava.

São João de Deus é exemplo ontem e hoje de uma vida vivida por amor sem medida e que asemelha-se a JESUS crucificado e ressuscitado!

6 Comentários

  1. Rodrigo
    mar 07, 2009 @ 19:30:46

    Tive a felicidade de estar recentemente em Granada e conhecer a basílica de São João de Deus e a extensa obra assistencial que existe logo ao lado. Um abraço a todos, em especial ao padre Júlio, a quem espero rever na missa do domingo, dia 8.

  2. Elisabete A.Garcia Parra
    mar 08, 2009 @ 13:01:52

    Pe.Julio:
    Gosto muito das suas missas, porque saio de lá sempre mais fortalecida, acreditando no amor, e o que podemos transformar com ele. Nunca tinha ouvido falar de S.João de Deus, além de me acrescentar como cultura, me fortaleci, pois às vezes é nos grandes desafios, que está nossa grande missão, pena que muitas vezes nós só queremos ser escutados e atendidos no nosso tempo, e deixamos de ouvir nossa voz interior que pede para prosseguir, perseverar, que o caminho a ser trilhado muitas vezes não é o que gostariamos, mas é o caminho da nossa missão, o caminho do amor, e deixamos passar a oportunidade de nos tornarmos melhor.
    Obrigada.

  3. jamilly
    jun 08, 2009 @ 22:28:55

    ”Olha gente é uma historia otima,bem interessante eu adoreiiii!!!
    me ajuudou muuitoo”

  4. Luma Caroline
    jun 14, 2009 @ 15:56:19

    bom, não sei o que dizer +++ não sei mesmo

  5. joisemea
    jun 24, 2009 @ 17:55:24

    gostei muito adorei a historia sobre sao joao

  6. Tatiana Capille Salles
    jun 25, 2009 @ 12:33:21

    QUE LINDA E SOFRIDA TRAJETÓRIA ….

    SÃO JOÃO ENTÃO ERA REALMENTE UM EXEMPLO DE LUTA PELOS IDEAIS … UM SANTO E UM HERÓI EM SEU TEMPO.