Dom Erwin Kräutler recebe condecoração da Áustria

O Embaixador da Áustria, Hans-Peter Glanzer, entregará a Grande Insígnia de Ouro com a Estrela da Ordem do Mérito por serviços prestados à República da Áustria ao Senhor Bispo Dom Erwin Kräutler, que também e Presidente do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), dia 18 de Março de 2009.

Essa importante condecoração foi concedida ao Bispo Dom Erwin Kräutler pelo Presidente da República da Áustria pelo trabalho de uma vida em defesa dos povos indígenas e da preservação de seu território.

Na metade dos anos sessenta, quando ainda era um jovem sacerdote e missionário, o Bispo Dom Erwin Kräutler foi enviado, por sua Congregação na Austria, à região do Baixo Xingu. Em 1980, o Papa João Paulo II nomeou-o Bispo. Em 1983, ele foi eleito, pela primeira vez, presidente do Conselho Indigenista Missionário, função que exerce hoje novamente.

Ele atuou, em várias ocasiões, como delegado da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, onde atualmente integra a Comissão Episcopal de Pastoral para a Amazônia. Em todas essas funções, o Bispo Dom Erwin Kräutler engajou-se pelos direitos dos povos indígenas, combatendo a destruição de seus territórios, e empenhando-se para a preservação da sua identidade cultural.

Fonte: Revista Missões