Carta da CNBB aos presbíteros do Brasil

Amados presbíteros do Brasil,

“Dou graças ao meu Deus, cada vez que me lembro de vós nas minhas orações por cada um de vós. É com alegria que faço minha oração, por causa da vossa comunhão no anúncio do evangelho…” (Fl 1,3-5a).

Na solenidade do Sagrado Coração de Jesus, dia de oração pela santificação do clero, por ocasião da abertura do Ano Sacerdotal, convocado por S. Santidade o Papa Bento XVI, nós Bispos do Brasil, queremos manifestar nossa profunda gratidão a todos os presbíteros que diuturnamente se colocam a serviço do Povo de Deus.

Não obstante as fragilidades, reconhecemos o grande dom de Deus na vida e no ministério dos presbíteros do Brasil. Fazemos nossas as palavras do Cardeal Cláudio Hummes no 12º Encontro Nacional de Presbíteros: “de modo geral, são homens dignos, bons, homens de Deus, admiráveis, generosos, honestos, incansáveis na doação de todas as suas energias ao seu ministério, à evangelização, em favor do povo especialmente a serviço dos pobres e dos marginalizados, dos excluídos e dos injustiçados, dos desesperados e sofridos de todo tipo, deles nos orgulhamos, os veneramos e amamos realmente, com claro reconhecimento do trabalho pastoral que realizam”.

Neste Ano Sacerdotal, que se estende de 19 de junho de 2009 a 19 de junho de 2010, desejamos que seja dinamizada a Pastoral Presbiteral, a fim de que venha a ser verdadeiro instrumento de comunhão entre os presbíteros, auxiliando-os nas mais diversas circunstâncias. Para tal sugerimos as indicações, divulgadas pela CNBB, para o Ano Sacerdotal.

O Ano Sacerdotal seja espaço para intensificar e promover a santificação dos sacerdotes e ajudá-los a perceberem cada vez mais a importância do seu papel e de sua missão na Igreja e na sociedade contemporânea.

Ao celebrarmos os 150 anos da morte de São João Batista Maria Vianney, o Santo Cura D’Ars, invocamos sua proteção e inspiração para a vivência do tema do Ano Sacerdotal “fidelidade de Cristo, fidelidade do sacerdote”.

Dom Geraldo Lyrio Rocha
Arcebispo de Mariana
Presidente da CNBB

Dom Luiz Soares Vieira
Arcebispo de Manaus
Vice-Presidente da CNBB

Dom Dimas Lara Barbosa
Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro
Secretário Geral da CNBB

2 Comentários

  1. julio
    jun 19, 2009 @ 14:44:50

    No inicio do Ano Sacerdotal quero agradecer a DEUS os exemplos de grandes sacerdotes que marcam a minha vida e que estão juntos do PAI :
    D. Luciano Mendes de Almeida .
    D.Ivo e D. Aloisio .
    D.Decio Pereira .
    D.Helder Camara .
    D.Davi Picão .
    D. José Thurler .
    D. Oscar Romero .
    Pe. Manoel Campelo .
    Pe. Nicanor Rodrigues .
    Pe. João Pastrana .
    Pe. Feliciano Grande .
    Pe. Maximino .
    Pe. Eládio .
    Pe. Moacir .
    Pe. Emir .
    Pe. Batista .
    Pe. Antonio Nerot.
    Pe. Felipelli .
    Pe. Matias .
    Pe. Serafim .
    Pe. Angelo .
    Pe. Leo .
    Pe. Alec .
    D. Aparecido .
    D.Joel Ivo .
    Pe. José .
    Pe. Miguel Pedroso
    Con. Ruy .
    Mons. Lino .
    Pe.Dalton .
    e tantos outros que marcaram o seu ministério sacerdotal com exemplo de santidade e dedicação .

  2. Josefa Maria da Silva
    jun 20, 2009 @ 01:32:32

    Boa noite.Pe. Julio por isso o senhor é este grande Sacerdote,Pai ,Pastor,pois só teve na sua vida Grandes Apostolos na sua caminhada ,estas Pessoas estão com o Maior Sacerdote e Mestre te guiando os seus passos,te protegendo e com a Luz dos Espirito santo te iluminado, e sabe que tem algumas sementes que precisa de cuidados para continuar dandos frutos bons e o senhor é o grande seguimento e agricultor dessas pessoas.E como o senhor,Dom Angélico Dom Pedro luis,e só peço-lhe a Deus e nas minhas orações muita Luz ,saúde, e também que outros se espelham a voceis para ser o sal e fermento da terra ,tenha muita Paz,Perseverança,Esperança,coragem junto ao Reino,e nos retribuimos com as nossas Orações,carinho e muito Amor.Um grande abraço,com muito carinho e um beijo em seu coração.Zefinha.