Dom Helder Câmara é tema da 5ª Assembleia Regional da Cáritas Brasileira

Com o tema “dom Helder Câmara: presença profética e poética do reino”, a Cáritas Brasileira Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) realizou, de 16 a 18, no Convento São Francisco, no município de Lagoa Seca, a 20 Km de Campina Grande (PB), a 5ª Assembleia Regional.

“A missão da Cáritas foi de defender e promover a vida, participando da construção de uma sociedade mais justa e igualitária, junto com as pessoas em situação de exclusão social. Nesta Assembleia houve vários momentos para repensar nossas práticas, realizamos discussões e planejamos as ações para o próximo quadriênio da rede Cáritas no Nordeste 2 ”, explicou o articulador de projetos da Cáritas, Marcos Bezerra.

Houve na programação da Assembleia, um painel de debates “A herança profética e poética de dom Helder Câmara para Cáritas Brasileira”, que foi apresentado por dom Marcelo Barros, monge beneditino, prior do Mosteiro da Anunciação do Senhor de Goiás (GO) e escritor. Também, o sociólogo e educador, Paulo Afonso de Brito, fez uma análise de conjuntura com foco no tema “elementos do contexto atual à luz da mensagem profética de dom Helder Câmara”.

A Assembleia contou com a participação do bispo diocesano de Campina Grande (PR), dom Jaime Vieira Rocha; o bispo diocesano de Palmeira dos Índios (AL) e referencial do Regional NE2 da Cáritas Brasileira, dom Dulcênio Matos; bispo diocesano de Caruaru, dom Bernardino Marchió, bispo referencial das pastorais sociais da CNBB NE2, dom Genival França; e os representantes da diretoria nacional da Cáritas, padre Evaldo Praça Ferreira, Cristina dos Anjos e Luiz Cláudio Mandela. Além de representantes das entidades membros da Cáritas, pastorais sociais, parceiros e movimentos sociais.