O reino do Profeta perseguido!

Neste domingo o evangelho de Lucas deixa claro o porque da rejeição ao Profeta que não é bem recebido em sua pátria. O conflito vai se tornando claro.

Quem são os que o seguem, quem é esta multidão que de toda a parte o acompanha? Sua palavras nos revelam a quem se dirige o Mestre Jesus:

“Levantando os olhos aos seus discípulos, disse: Bem aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de DEUS.”

Jesus fala com clareza, sem rodeios, olhando nos olhos, diante do povo empobrecido, fraco e explorado: “Vós que agora tendes fome, porque sereis saciados.”

Não dá para fazer rodeios e interpretações desencarnadas do real da vida: “Vós que agora chorais”

A escolha de Jesus gera conflito, a esperança dos pobres, num mundo de exploração e desigualdades gera perseguição, ódio, insultos, maldição.

Quem se posiciona numa sociedade excludente que descarta os pobres sabe bem disso, os pobres que se organizam para construir vida com dignidade sabem bem disso por experiência de vida.

Jesus não deixa dúvidas e completa com os “AIS”. Ai dos que estão fartos e felizes com seus privilégios a custa dos fracos e que desprezam os pequeninos, os que são elogiados  porque não tomam posição.

O Evangelho de Lucas não esconde o conflito no seguimento de Jesus, e a quem se destina o seu Reino.

Neste contexto será lançada a Campanha da Fraternidade: “Economia e vida”. Não é possível servir a dois senhores, não é possível servir a Deus e ao dinheiro.

Jesus deixa o critério do verdadeiro e falso profeta na história. Elogios ou perseguições!

Senhor, ajuda-me a Te seguir e a Te amar!

3 Comentários

  1. Sarah
    fev 13, 2010 @ 22:21:57

    Senhor, confio em Vós e entrego minha vida a Ti! Porque só Tu me consola!

  2. Tânia Serrano Ramos
    fev 14, 2010 @ 00:57:26

    Ponho em Deus minha esperança;

    Vem ouvir a minha voz;

    Me orienta e eu vou contigo…até o fim!!!

    * A * M * É * M *………………………. @->–

  3. Rinalda
    fev 15, 2010 @ 09:57:15

    Muitos escutaram o anúncio da boa nova de Jesus, sintetizada numa única palava, num enorme sentimento A M O R !!!!… mas poucos o seguiram, apenas um pequeno grupo. Passaram-se anos, séculos….. e ainda é assim. Quanto tempo ainda será preciso para àqueles, que se dizem cristãos, sairem de cima do muro e procurar viver, na prática, o que o Mestre Jesus ensinou. A Igreja, na pessoa de Jesus, sempre de braços abertos, nesse período quaresmal, nos oferece uma nova oportunidade de mudança, conversão, de entrega verdadeira no seguimento do Bom Pastor.