Terceiro Domingo da Quaresma

Muita gente diz que Deus castiga. Muitos olham as calamidades e sofrimentos do povo dizendo ou pensando que é castigo de Deus.

Assim manifestaram-se alguns diante de doenças epidemias, terremotos e outros sofrimentos que fazem parte da vida humana e dos intrincados arranjos políticos que causam tanta desgraça e sofrimentos aos pobres e pequenos.

A teologia da retribuição vigente no tempo de JESUS continua fazendo seguidores até hoje, que gostam de usar as desgraças e sofrimentos para manipular a consciência religiosa do povo e manifestar uma imagem de Deus distorcida e desfigurada que atende aos interesses dos que detém o poder.

JESUS rejeita o fatalismo e o destino que castiga os pecadores e põe à luz as maldades humanas que causam sofrimento e exigem conversão, senão todos vão morrer do mesmo modo.

JESUS manisfesta um Deus que não castiga mas que ama e pacientemente espera a conversão de seus filhos.

A parábola da figueira mostra que Deus é radicalmente bom, paciente e generoso.

O seu amor paciente e generoso nos chama à conversão e à transformação.

O tempo da quaresma é tempo propício para mergulharmos no amor de Deus e na sua misericórdia de humanizarmos a vida.

3 Comentários

  1. Tânia Serrano Ramos
    mar 07, 2010 @ 00:25:27

    “Ó Deus, fonte de toda misericórdia e bondade, acolhei nossa fraqueza e nossas faltas …
    quero ajoelhar-me diante de Ti … S E M P R E … * A * M * É * M *
    ………………………………………@->–……………………………………….

  2. m angélica t leone
    mar 07, 2010 @ 18:54:29

    Figueiras existem pra darem frutos.Devemos frutificar e agradar nosso proprietário;DEUS e nosso criador.ELE é o dono da vinha.A vinha somos todos nós.O fruto é nossa conversão. Vivemos em tempo emprestado pela misericórdia de DEUS..Jesus ,espero em ti a minha salvação!!!!!!!!!!Boa semana a todos!

  3. TATIANA JURKSTAS CAPILLE SALLES
    mar 09, 2010 @ 09:42:21

    Fico feliz com o nosso blog, poder acompanhar a homilia é um benção !

    Como disse o Padre Julio, a Quaresma é o caminho para a Páscoa : Oração, penitência e caridade, as três ações devem ser feitas de maneira a nos levar à reflexão e a nos aproximar de Deus.
    Não somente durante a Quaresma, mas em todos os dias de nossas vidas, nós cristãos devemos buscar o Reino de Deus, ou seja, lutar para que exista justiça, a paz e o amor em toda a humanidade.

    Bom período de Quaresma à todos !