Batismo do Senhor

Clique abaixo para ouvir a homilia do Pe. Júlio na missa de 11 de janeiro:

[audio:Homilia20090111.mp3]

Neste domingo (11/01) celebramos a festa do Batismo de JESUS, com esta festa encerramos o ciclo do Natal e iniciamos o TEMPO COMUM até a terça-feira que antecede as CINZAS dando início à quaresma.

O Batismo do Senhor é a segunda Epifania, quando Jesus é reconhecido e manifestado como o FILHO de DEUS, é a inauguração do seu ministério, o anúncio do REINO DE DEUS.

O Batismo do Senhor é sua inserção no meio do povo sofrido em busca de VIDA e libertação. O Batismo do Senhor nos remete ao nosso Batismo como pertença ao POVO de DEUS, pedras vivas que formam a Igreja. Pelo Batismo somos chamados a viver como irmãos e a nos reconhecer como morada de DEUS e particípes de seu ministério como sacerdote, profeta e rei.

A celebração do Batismo é uma das mais belas celebrações litúrgicas da Igreja, onde o rito manisfesta a beleza de gestos e palavras que comunicam a graça que nos transforma e humaniza.

Batizar nos enternece e compromete, precisamos evangelizar os que batizamos, cuidar com carinho do seu crescimento na fé e engajamento na vida comunitária e na transformação do mundo quando nega a vida e desumaniza as relações.

Lembro com carinho o Pe. Rubens, da Igreja São José do Belém, que me batizou em 1949, faz um tempinho! Dos meus padrinhos Rafael e Francisca, meus avós, já falecidos.

O Batismo nos abre as portas para os sacramentos, para o compromisso, para a pertença a Deus e a humanidade que se compromete em fazer o Bem.

Pelo Batismo não somos melhores que os outros mas nos comprometemos em fazer pelos outros o melhor.

Hoje renove o seu Batismo, reze pelo padre ou ministro que te batizou, reze por seu padrinho e madrinha, visite-os, telefone para eles, passe um e-mail, faça o mesmo pelos afilhados e afilhadas.

Especialmente estarei rezando por todos e todas que um dia tive a graça de batizar.

(Leia também o artigo do teólogo Marcelo Barros sobre batismo e inserção, compromisso do cristão com a transformação do mundo)

Abaixo as fotos do Batizado do Rafael Dias Vilela realizado no dia 11 de janeiro de 2009, citado em comentário da mãe, Ana MIkaella:

15 Comentários

  1. Danilo santana
    jan 11, 2009 @ 21:57:40

    Hoje estou feliz por ter renovado meu batismo.

  2. Leticia
    jan 11, 2009 @ 22:43:16

    Parabéns Padre Júlio pela belíssima missa de hoje, a qual tivemos o prazer de estar presentes. Eu, meu noivo,minha tia e uma amiga. Obrigada pela benção. Até breve. Letícia

  3. Tatiana
    jan 12, 2009 @ 12:55:47

    Padre,
    A missa como sempre foi ótima, a distribuição dos cravos e principalmente a possibilidade de renovarmos nosso Batismo foi muito especial.

    O senhor é o nosso querido.

    Beijos
    Tatiana Capille Salles

  4. Pedro Henrique R. Rocha
    jan 12, 2009 @ 15:38:30

    Padre Júlio,

    Primeiramente, gostaria de agradecê-lo por sua dedicação e pelo trabalho com a comunidade e pela Igreja do nosso Senhor.

    Ontem, 11/01, fui pela primeira vez à uma missa celebrada por V. Rev.ma e, confesso, fiquei muito emocionado ao reviver toda minha vida e caminhada na minha comunidade. Sou da Paróquia Sagrada Família, na zona leste.

    É necessário que a Igreja se posicione diante de situações como a atual vivida pelo povo palestino para que genocídios e um possível novo holocausto não ocorram.

    Um grande abraço e muita paz!

  5. Carlos Cesar Targino
    jan 12, 2009 @ 22:34:13

    Caríssimo Padre e Irmão Júlio, muito boa noite!!!

    Saiba que é muito bom poder participar das missas celebradas pelo senhor, ajuda a ter norte, ajuda a ter base para ter discernimento.

    Agora uma sugestão, será que o site podia colocar no ar a música PEGADAS NA AREIA. Desde da primeira vez que ouvi, por sinal, a primeira vez que ouvi na missa, ela não foi cantanda, e sim lida, e no último domingo ao ouvi-lá, foi emocionamente… Tem uma letra simples, mas resume bem as dificuldades do nosso dia a dia…

    Muito obrigado.

    Atenciosamente,

    Carlos Cesar Targino
    [email protected]

  6. Julio Lancellotti
    jan 13, 2009 @ 08:33:39

    Cesar como é bom perceber o teu interesse e participação,penso que seria importante que vc.participasse de movimentos pacifistas com a Anistia internacional que pode ser encontrada no site da Adital.A tua sensibilidade faz a diferença !

  7. Tatiana
    jan 13, 2009 @ 12:37:55

    Carlos, eu também gosto muito, muito, muito do poema ” Pegadas na Areia.”
    Tenho-a grudada na porta do meu guarda roupa.
    Como meu marido e eu frequentamos há pouco as missas do Pe. Julio, nunca tinha houvido cantada, e achei linda e emocionante.
    A Liliana ( organista e cantora) e as outras meninas têm vozes de anjo.
    Lindo demais!

    O Poema coloco aqui, mas, a letra da música pode ter alguma alteração.
    ** Obs. não encontrei o autor

    Pegadas na Areia

    Uma noite eu tive um sonho:
    Sonhei que estava andando na praia com o Senhor, e através do céu, passavam cenas da minha vida. Para cada cena que se passava, percebi que eram deixados dois pares de pegadas na areia; Um era meu e o outro era do Senhor. Quando a última cena da minha vida passou diante de nós, olhei para trás, para as pegadas na areia, e notei que muitas vezes, no caminho da vida, havia apenas um par de pegadas na areia.
    Notei também que isto aconteceu nos momentos mais difíceis e angustiosos do meu viver. Isso aborreceu-me.

    Então perguntei ao Senhor:
    – Senhor, Tu me disseste que, uma vez que resolvesse Te seguir, Tu andarias sempre comigo, em todo o meu caminho, mas notei que durante as maiores tribulações do meu viver, havia apenas um par de pegadas na areia. Não compreendo porque nas horas em que mais necessitava de Ti, Tu me deixastes…

    O Senhor respondeu:
    – Meu precioso filho, eu te amo, e jamais te deixaria nas horas de tua prova e de teu sofrimento. Quando vistes na areia apenas
    um par de pegadas, foi exatamente aí, que eu te carreguei nos Braços.

    Até mais.
    Tatiana Capille

  8. Luiz Carlos e Marilurdes
    jan 13, 2009 @ 22:22:20

    Hoje, dia 13.01, são 22 horas e 30 minutos, ouvimos novamente suas palavras. Fica calado no coração e na mente o que foi dito. Somos privilegiados em tê-lo como orientador espiritual. Muito obrigado.

  9. Ana MIkaella
    jan 16, 2009 @ 11:56:01

    Anjinho Rafael um pouco de sua historia …

    Rafael Dias Vilela

    Gostaria de dividir com vocês essa grande emoção que foi o Batizado do meu filho Rafael vou fala onde tudo começou …
    A historia do nosso Anjinho Rafael, durante minha gravidez foi tudo muito complicado vivia com ameaça de aborto, pois já havia perdido um bebe antes. Estava sempre nos hospitais tinha muito medo de perdê-lo cada dia era uma coisa diferente, porém nunca perdi á fé que ele viria saudável e que seria muito amado . Pra me conforta ia sempre à igreja são Miguel arcanjo ia em horário que pudesse fica em silencio pra pedi a deus que meu filho viesse saudável era um desejo enorme de ter o Rafael comigo, enfim fiz uma promessa a nossa senhora e aos anjos que lhe daria o nome de Rafael o anjo da cura ,e com isso minha fé só aumentou meu filho nasceu de oito meses chegou a fica na UTI mas deu tudo muito certo ele se recuperou muito rápido e hoje sou á mãe mais feliz do mundo tenho a minha linda filha que se chama Isabela e meu Anjinho Rafael que é lindo e muito saudável. Agradeço a Deus por tudo agradeço também pelos padrinhos dele que vieram de tão longe para batizalo e ao Padre Julio que fez a cerimônia com muito amor … Padre Julio sempre que preciso tem uma palavra de pai pra me dar.. vc vai esta sempre na minha vida um pai que nunca tive …

    agradeço a comunidade que nós acolheu com muito amor e carinho…
    amo todos vcs ….nunca vou esquecer o batismo do meu filho hoje é um filho o consagrado por Deus e agradece também a minha Mãezinha Nossa senhora que sou muito devota…
    Agradeço por tudo dia 11 de janeiro foi um dia muito lindo na nossas vidas.
    Com carinho Ana MIkaella e familia…

  10. Ana MIkaella
    jan 16, 2009 @ 12:01:24

    Minha familia se encatou com a Cerimônia os Padrinho vinheram de Alagoas para o batismo do Rafael e ficaram muito felizes de participa de um momento tão importante na vida do Rafael …
    agradeço á deus pelas pessoas maravilhos que conheci …
    Padre julio um pai,um amigo ….

    Minha familia te ama e ama muito essa comunidade que nos acholheu de braços a aberto …
    a Roseli também com muita boa vontade nos ajudou bastante…muito obrigado

  11. editor
    jan 18, 2009 @ 12:28:21

    Visite também na seção “Orações” duas versões em vídeo do poema “Pegadas na areia“.

  12. Elisabete A.Garcia Parra
    jan 18, 2009 @ 15:09:46

    Padre Julio obrigada por dobrar meu para quedas:
    Assisti sua missa pela primeira vez na sua paróquia, dia 04 de setembro do ano passado, uma quinta-feira, era o dia do meu aniversário, fui parar lá meio que “por acaso”. Gostei muito, mais tarde me disseram que o senhor fazia as missas na capela da universidade todos os domingos, e resolvi ir, e não por acaso também, no dia da renovação do batismo, saí de lá muito emocionada, e voltei hoje novamente, e novamente me emocionei com suas palavras. Já convidei meu filho e minha mãe para me acompanhar no próximo domingo. Onde se planta o amor, seja no trabalho, em casa, na rua, ele renasce, pois o amor nunca morre, apenas o deixamos adormecido.
    Agora vou explicar o porque do para quedas: Ao chegar em casa hoje abri um e-mail que conta a história de um piloto americano, que num bombardeio salvou-se porque pulou de para quedas, e em seguida foi capturado. Ao voltar aos Estados Unidos ficou conhecido por dar palestras sobre essa vivencia como prisioneiro, e foi então reconhecido por um homem simples, que na época ele mal cumprimentava, cuja missão era dobrar os para quedas, e que o fez pensar: Quem são as pessoas que dobram nossas para quedas todos os dias e nós nem percebemos?

    Obrigado por dobrar nossos para quedas com tanto carinho!!!!!

  13. Ana MIkaella
    jan 19, 2009 @ 13:45:24

    bom dia, gostaria de ver mais fotos do batizado do rafael …
    obrigado.

  14. Ana MIkaella
    jan 21, 2009 @ 20:09:25

    Adorei bastante foto do Rafael, agora familiares e amigos que estão em Maceio irão ver as fotos desse dia tão lindo … obrigado.

  15. Tatiana Capille Salles
    jan 22, 2009 @ 10:19:45

    Olá Ana MIkaella ,

    Que Deus e Nossa Senhora continue abençoando a saúde de seu filhinho lindo , o anjinho Rafael.
    LInda criança ! Parabéns !

    Tatiana Capille Salles