Mega Templos

No dia 9, quando celebramos na liturgia católica a dedicação da Basílica de Latrão, a Catedral do Papa em Roma, e quando proclamamos o evangelho de João que relata a expulsão dos vendilhões do Templo, a grande imprensa (sempre vista com reserva) noticia os três novos mega templos de São Paulo: um católico, um evangélico e outro judeu, todos para acolher grandes multidões.

O que será construído no Brás será uma réplica do Templo de Salomão, o mesmo do evangelho onde Jesus expulsou os vendilhões que exploravam o povo empobrecido.

A nossa cidade de grande pluralidade religiosa e com inúmeros templos e lugares de culto acolhem as comunidades de diversas religiões para serem mais fiéis e perseverantes em sua fé.

A grande questão que me desafia é pensar se a nossa cidade será mais humana e menos injusta com a construção dos mega templos. Deus será mais louvado por isso? A sua glória será maior?

Santo Irineu nos ensinou: “a vida dos homens e mulheres é a glória de Deus!”

Os novos mega templos serão reflexo de fidelidade e defesa da vida? Do acolhimento aos moradores de rua e dos mais abandonados?

Os novo mega templos são sinais de grande efervescência religiosa nem sempre acompanhada da mesma efervescência na caridade e solidariedade.

Pe. Júlio R. Lancellotti

4 Comentários

  1. Octavio L. F. Leo
    nov 13, 2008 @ 11:21:02

    O fato de estarmos vendo a edificação de tantos mega templos não necessariamente nos levará a termos mais fé e nos tornarmos pessoas melhores. Se isso fosse suficiente, bastaríamos fazê-los e alcançaríamos o paraíso celeste.
    O que precisamos fortalecer em nós é o “ser Igreja, templo vivo”, fazer a morada do Senhor Jesus, o que acolhe e que nada pede em troca.

  2. JEFFERSON
    nov 13, 2008 @ 16:19:04

    GOSTEI MUITO DESTE SITE,UMA ELE NOS INFORMA TUDO O QUE ACONTECE EM NOSSA PAROQUIA,DEIXA NOS INFORMADOS DE TUDO QUE IRA ACONTECER.
    SR.PDRE JULIO,ADOREI MUITO ESTE SITE,ESPERO QUE CRESÇA CADA VEZ MAIS!!!!
    PRECISAMOS NOS SE FORTALECER EM NOS E NOSSA IGREJA,JESUS MERECE E NUNCA PEDE NADA EM TROCA PARA NOS.
    QUERO DEIXAR UM GRANDE ABRAÇO A TODOS,QUE CONTINUEMOS SEMPRE NESSA UNIÃO E FE QUE TEMOS!!!

  3. Márcio Abbate Vieira
    nov 14, 2008 @ 15:16:06

    Novamente, volto a navegar pelo site, e me ocorreu uma nova ideia:

    Abrir um espaço para intenções, necessidades (talvez não publicar a necessidade só a intenção), mas tb das graças alcançadas. Poder dar testemunho das graças do¨
    Senhor todo poderoso, louvado seja o seu nome¨ Eu mesmo estou na eminencia de prestar testemunho da gloria do Senhor. Vamos aguardar, comunicarei assim que acontecer. No momento peço por orações. Um abraço a todos.

  4. Antonio Mairan Feitosa
    nov 24, 2008 @ 09:19:41

    …este blog é muito edificante, construtivo. O assunto abordado é de extrema importância no que tange uma vida cristã com “os pés no chão” e não na superficialidade de tantos “mercenários” vendilhões do templo, quando o que promovem, ou melhor, se “auto-promovem” na busca de seus próprios interesses mercantilistas! Portanto que nós cristãos católicos, possamos abrir os olhos e não nos deixarmos iludir por tais propostas contrárias aos ensinamentos do Mestre. Fica na paz!