Santa Catarina de Sena

Santa Catarina de SenaDia 29 de abril celebramos a memória de Santa Catarina de Sena, Virgem , Doutora da Igreja, patrona da Itália e Co-patrona da Europa, mística e mãe de muitos filhos e filhas que em todos os tempos a veneram e a seguem.

Nascida em Siena aos 25 de março de 1347, morrendo em Roma a 29 de abril de 1380, com 33 anos depois de consumida por uma vida de intensas atividades, contemplação, oração e profetismo denunciando os desmandos das instituições e governantes de seu tempo.

Catarina é uma santa fascinante pela sua coragem e inquieto amor pelos pobres, doentes e condenados. Catarina encontrava com JESUS nos pedintes da rua a quem dava as roupas de sua família. Analfabeta, ditava cartas para autoridades, reis, cardeais, bispos, padres, até ao Papa, a pessoas que sofriam todo tipo de miséria e dor.

Seus ensinamentos seguros e firmes causaram grande impacto e mudanças, sua atuação política e religiosa ajudou a marcar a história de seu tempo. Catarina nunca foi indiferente ou alienada aos conflitos de seu povo, da Igreja e da política; sempre tomou posição que muitas vezes lhe custaram grandes sofrimentos, difamações, calúnias e agressões. Mas não se calava nunca!

Santa Catarina de SenaAs suas visões místicas são de uma beleza incomparável, que motivou muitos artistas a retratarem cenas divinas e humanas em que a santidade exala humanidade com cores de amor!

Os seus seguidores eram chamados de encatarinados, encantados por Catarina e por seus ensinamentos, que a todos levava a encontar JESUS.

Santa Catarina de Sena saiu em socorro dos empestiados que morriam às dezenas pelas ruas de sua cidade, sua caridade era imensa e audaz.

Catarina trocou seu coração com o CORAÇÃO de JESUS e amou como ELE até o fim.

Ó Santa querida Catarina
por ti e para JESUS
quero, também, entregar
meu coração!

Ó santa doutora
por Ti me encatarinei,
o teu amor por DEUS
comove, envolve e purifica,
Amém.

Ouça a história de Santa Catarina de Sena contada pelo Padre Júlio:

[audio: SantaCatarinaSena.mp3]

5 Comentários

  1. Lilian
    abr 28, 2009 @ 21:46:04

    Santa Catarina de Sena… uma vida feita de amor.

    Belíssimo texto, Padre Júlio.
    Abraço,
    Lilian

  2. Teresa Norma Tadeu Castellani
    abr 28, 2009 @ 23:44:07

    Santa Catarina de Sena (1347-1380), terceira dominicana, doutora da Igreja

    O diálogo, cap. 41

    “Creio na comunhão dos santos” (Credo)

    Deus disse a Santa Catarina:

    “A alma justa que termina a sua vida terrestre na caridade fica a partir daí encadeada no amor e já não pode crescer em virtude; o tempo acabou. Mas pode sempre amar com o amor que tinha quando veio a mim e que é a medida do seu amor (Lc 6,38). Deseja-me sempre, ama-me sempre e o seu desejo nunca é frustrado: tem fome e é saciada; uma vez saciada, tem mais fome; está livre do desprazer da saciedade tanto quanto do sofrimento da fome. É no amor que os bem-aventurados gozam da minha eterna visão e participam deste bem que tenho em mim mesmo e que comunico a cada um segundo a sua medida; essa medida é o grau de amor que eles tinham quando vieram a mim.

    Porque permaneceram na minha caridade e na do próximo e porque estão unidos pela caridade…, cada um alegra-se por participar do bem dos outros, para além do bem universal que já possui. Os santos partilham a alegria e o júbilo dos anjos, no meio dos quais foram colocados… Participam também, de uma forma muito particular, na felicidade daqueles que amavam na terra, mais intimamente, com uma afeição especial. Com esse amor, eles cresciam juntos em graça e virtude: uns eram para os outros ocasião de manifestarem a minha glória e de louvarem o meu nome… Esse amor, não o perderam na vida eterna, guardam-no para sempre. É ele que faz superabundar a sua felicidade, pela alegria que cada um recebe com a felicidade do outro…”

  3. Josefa Maria da Silva
    abr 29, 2009 @ 00:13:12

    Oração:Ó Deus, que inflamastes de amor Santa Catarina de Sena, na contemplação da paixão do Senhor e no serviço da Igreja,concedei-nos,por sua intercessão,participar do mistério de Cristo,e exultar em sua glória.Por nosso Senhor Jesus Cristo,vosso Filho,na unidade do Espirito Santo.A santa virgem Catarina não cessava derezar,que a paz voltasse novamente á Igreja do Senhor.Aleluia.

  4. Tânia Serrano Ramos
    abr 29, 2009 @ 08:13:11

    Taí um grande exemplo de D e d i c a ç ã o ! ! ! Deus nos dá hoje esse lindo dia, cheio de Luz e é pra você, Santa Catarina de Sena, que eu ofereço.

  5. Sarah
    maio 01, 2009 @ 20:37:37

    Simplesmente lindo!!!!