Destaque Pastoral e Indicações Metodológicas

ANO 2011 – 1º Semestre

25 de janeiro de 2011 – Na solenidade da conversão de São Paulo, Patrono da Arquidiocese de São Paulo, anúncio do destaque Pastoral para 2011-2012 “Paróquia: Comunidade de Comunidades na realidade urbana”, pelo Sr. Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer.

15 de fevereiro de 2011 – Encontro do Arcebispo com Párocos, Administradores Paroquiais e Vigários Paroquiais para a apresentação da Carta Pastoral nº 1: “Paróquia: Torna-te o que tu és”; e das Indicações Metodológicas de como trabalhar o destaque pastoral para o biênio 2011-2012.

De fevereiro a julho

1 – Desencadear um processo de difusão ampla, estudo e reflexão da Carta Pastoral nas paróquias e comunidades, que envolva a todos: padres e lideranças das pastorais, movimentos, associações e novas comunidades que atuam no território da paróquia. A carta, além da forma impressa, poderá ser encontrada também no site da Arquidiocese e das Regiões, e baixada para a maior difusão. O texto, porém, não deve ser alterado.

2 – Levantamento da realidade das paróquias da Arquidiocese de São Paulo, através de um Questionário intitulado “Paróquia: dize o que tu és!”

— Público alvo: padres e lideranças das pastorais, movimentos, associações, novas comunidades e demais organizações presentes na paróquia.

— O questionário deverá ser respondido pelo Conselho de Pastoral Paroquial.

— O questionário será enviado para as Regiões Episcopais, que terão a tarefa de repassá-lo para as paróquias. Data de envio: 28 de fevereiro de 2011.

Julho – Tabulação dos questionários

a) Até 15 de julho – as respostas do questionário deverão ser enviadas para a secretaria pastoral de cada Região Episcopal;

b) De 15 a 22 de julho – as Regiões Episcopais farão a tabulação;

c) De 25 a 29 de julho – o Secretariado de Pastoral fará a tabulação de toda a Arquidiocese.

Orientações práticas:

— O primeiro semestre será um tempo de divulgação e envolvimento dos padres e das lideranças paroquiais no estudo e aprofundamento da Carta Pastoral, pois desta forma estarão situados em relação ao destaque pastoral 2011-2012.

— A Carta Pastoral apresenta dez (10) sub-temas que deverão ser estudados. Para isso é importante que se faça um planejamento de datas para o estudo, que poderá ser feito, durante o ano de 2011, nas reuniões do CPP ou em grupos de reflexão criados ou já existentes na paróquia.

— É importante que toda a paróquia saiba e se envolva com esse “destaque pastoral” da Arquidiocese de São Paulo para os próximos dois (2) anos. Utilize momentos junto à assembléia litúrgica para divulgá-lo.

— Será enviado para as paróquias um banner com tema, lema e logotipo do destaque pastoral, que deverá ser colocado num espaço visível para que todos saibam que a paróquia está dentro deste processo.

ANO 2011 – 2º Semestre

01 a 04 de agosto de 2011 – Curso de Atualização Teológico-Pastoral do Clero com o tema “Paróquia: Comunidade de comunidades”.

10 e 11 de setembro de 2011 – Seminário “Paróquia: Comunidade de Comunidades na realidade urbana”, nas Regiões Episcopais. O Seminário terá como metas:

a) Leitura do resultado dos questionários (VER);

b) Momento de reflexão e aprofundamento do tema (JULGAR);

c) Levantamento de compromissos que serão assumidos pelas Regiões (AGIR).

A estrutura do Seminário será pensada pelo Secretariado de Pastoral da Arquidiocese de São Paulo, juntamente com os padres coordenadores de pastoral das Regiões Episcopais e outras pessoas convidadas pelo Secretariado.

Agosto – Outubro: Encontros Paroquiais para grupos de rua, prédios e grupos de reflexão, para aprofundamento do tema “Paróquia: Comunidade de Comunidades na realidade urbana”.

— Serão elaborados subsídios com perguntas para esses grupos e indicação de documentos da Igreja para estudo (responsabilidade: Secretariado de Pastoral da Arquidiocese).

29/10 – Assembléia Arquidiocesana (das 8h às 17h, na FAPCOM – Vila Mariana)

— Será elaborada a partir do processo vivido durante o ano (resultado dos questionários; curso do clero; resultado dos Seminário nas Regiões; encontro das Coordenações Arquidio¬ce¬sa¬nas; reuniões do Conselho Arquidiocesano de Pastoral – CAP).

Dia da Paróquia – Encontro de avaliação e planejamento paroquial, em forma de Assembléia Paroquial, levando em conta os resultados do Seminário de setembro, as propostas da Assembléia Arquidiocesana e os projetos do 1º Congresso de Leigos, em vista da ação evangelizadora em 2012.

— Data a ser definida pelo Conselho Pastoral Paroquial (CPP).

Orientações práticas:

— O segundo semestre será momento de ver a realidade das paróquias e, aprofundando o estudo do tema, levantar os desafios, as dificuldades, as ausências que impedem que a paróquia seja realmente uma comunidade de comunidades, uma Igreja missionária.

— É importante que o CPP, os grupos, pastorais, movimentos, associações e novas comunidades que fazem parte da paróquia continuem, neste semestre, estudando o tema através dos subsídios que serão elaborados e também pela bibliografia indicada nas Orientações Gerais.

— O segundo semestre é também espaço de preparação para o “Dia da Paróquia”, portanto é preciso criar uma equipe que vá organizando este dia, divulgando-o e motivando a participação de todos.

Indicações metodológicas

ANO 2012 – 1º Semestre

15 de fevereiro de 2012: Encontro do Arcebispo com Párocos, Administradores Paroquiais e Vigários Paroquiais para a avaliação do processo de 2011 e indicações metodológicas para 2012.

De fevereiro a junho: Realização do Questionário Paroquial com os fiéis (público-alvo: participantes das assembléias litúrgicas).

— Cada paróquia preparará equipes para a aplicação do questionário (envolver o CPP).

— Prazos para a sistematização:

a) até 15 de junho: as respostas deverão ser enviadas para a secretaria pastoral da Região Episcopal;

b) de 16 a 23 de junho: sistematização nas Regiões Episcopais;

c) de 25 a 30 de junho: sistematização pelo Secretariado de Pastoral.

— Trabalho sistemático de formação dos CPPs e CAEs.

a) Cursos nas Regiões Episcopais

— Elaboração do Diretório das Coordenações e outros

— Contextualizar o ano dentro dos 50 anos do Concílio Vaticano II

Orientações práticas:

— Para o ano de 2012 já temos em vista algumas propostas, entre elas as que se encontram acima. As indicações meto¬do¬ló¬gicas para o ano de 2012 serão enviadas às paróquias até o final de novembro de 2011.

O processo

Esse processo será marcado por três grandes momentos:

1º) Tomada de consciência sobre a natureza e a missão eclesial da paróquia (Estudo de documentos e reflexão);

2º) Ampla verificação da realidade atual da paróquia: o que existe e o que se faz de bom, onde há falhas e deficiências, onde e como é preciso fazer mais e melhor (Questionários);

3º) Planejamento de iniciativas para promover e alcançar a renovação missionária das paróquias (Assembléias).

Seguiremos o método VER – JULGAR – AGIR.

Orientações Gerais

1) Durante o processo, é preciso levar sempre em conta alguns princípios fundamentais que deverão estar presentes em toda avaliação, reflexão e planejamento. São eles:

— a conversão pessoal, pastoral e missionária;

— a renovação das estruturas paroquiais;

— a paróquia como comunidade de comunidades;

— a paróquia como Igreja Missionária (Projeto Missão Continental);

— a concretização de uma nova “cultura pastoral” que tenha sempre a preocupação missionária.

2) A partir da experiência do 1º Congresso de Leigos, percebeu-se a importância dos grupos de estudo e reflexão. Propomos que, durante os dois anos (2011-2012), sejam planejados e realizados na paróquia (ou até no setor) momentos de estudo e aprofunda¬mento de documentos importantes da nossa caminhada. São eles:

— 10º Plano de Pastoral;

— Documento de Aparecida;

— O Manual do Congresso de Leigos;

— A Constituição Dogmática Lumen Gentium, do Concílio Vaticano II;

— Código de Direito Canônico, no que diz respeito às paróquias;

— A Exortação Apostólica Verbum Domini (2010);

— Subsídio Doutrinal da CNBB – Presbítero, Anunciador da Palavra de Deus, Educador da Fé e da Moral da Igreja;

— Subsídio da Santa Sé: Presbítero: pastor e guia da comunidade paroquial;

— Documentos sobre a Doutrina Social da Igreja.

3) Ter presente que os “Questionários Paroquiais” serão elaborados a partir de três eixos:

— Missão Sacerdotal (Ministério da Liturgia);

— Missão Profética (Ministério da Palavra);

— Missão Pastoral (Ministério da Caridade).

Em cada um dos eixos serão trabalhados três aspectos: Formação – Organização – Ação.

4) No final do 1º Congresso de Leigos foram elaborados projetos sobre a organização, a formação e a ação dos leigos em nossa Arquidiocese. Muitos desses projetos estão voltados para o espaço paroquial. As paróquias receberão, até o início do mês de março, um encarte contendo os projetos que poderão ser trabalhados no ano, em vista da renovação paroquial.

5) É preciso motivar todos os agentes de pastoral para esse trabalho. Os primeiros a se motivarem e se tornarem motivadores são os próprios padres.

6) É preciso enxergar a paróquia além da igreja-matriz e comunidades; é preciso, também, conhecer o espaço geográfico da paróquia (considerar o Projeto de Trabalho para a adequação documental e de limites territoriais, a cargo da Chancelaria Arquidiocesana) e detectar a presença ou não da comunidade eclesial, de forma organizada, nesse espaço.

7) A paróquia (padres e lideranças) terá que planejar o seu envolvimento no processo deste biênio. O Secretariado de Pastoral dará apenas orientações: o planejamento e ações deverão partir da própria paróquia.

8) Na Carta Pastoral existem algumas perguntas ligadas ao tema tratado. Elas podem orientar a reflexão nas Paróquias.

São Paulo, fevereiro de 2011