Saiba como aproveitar óleo de cozinha usado

O texto que segue de Bruna Komarchesqui fala como se aproveitar o oléo de cozinha usado, que muitas vezes é jogado fora de maneira errada e prejudica o meio ambiente:

Você sabia que 1 litro de óleo jogado na pia da cozinha polui 20 mil litros de água potável de um rio? Segundo uma reportagem publicada no site EcoAgência, atualmente, apenas 5% do óleo sujo é reaproveitado. Numa tentativa de amenizar o problema, padarias da cidade de São Paulo se uniram para ajudar.

Nesses estabelecimentos, o consumidor compra uma garrafa plástica ao preço de R$ 1,50 e depois volta até a padaria para despejar seu óleo usado em um recipiente chamado “bombona”. O papel da padaria é dar um destino a esse óleo, enviando-o para ser reciclado. Calcula-se que, por mês, 100 toneladas de óleo sujo são transformadas em biodiesel.

E aqui vai mais uma forma de se aproveitar o óleo de cozinha ,usando para se fazer sabão as receitas foram informadas pela nutricionista Daysiellen Cabral de Magalhães:

Receita 1:

– 5 litros de óleo de cozinha usado;
– 2 litros de água;
– 200 mililitros de amaciante;
– 1 quilo de soda cáustica em escama.

Colocar, com cuidado, a soda em escamas no fundo de um balde. Em seguida, adicionar a água fervendo e mexer até diluir a soda. Acrescentar o óleo e mexer. Misturar bem o amaciante. Jogar a mistura numa fôrma e cortar as barras de sabão somente no dia seguinte.

Receita 2: com aroma

– 4 litros de óleo comestível usado;
– 2 litros de água;
– ½ copo de sabão em pó;
– 1 kg de soda cáustica;
– 5 ml de óleo aromático de erva-doce ou outro a gosto.

Esquentar a água. Separar meio litro e dissolver o sabão em pó nele. Dissolver a soda cáustica nos litro e meio de água restante. Adicionar lentamente as duas soluções ao óleo e mexer durante 20 minutos. Adicionar a essência mexendo bem, e despejar nas fôrmas escolhidas. Desenformar apenas no dia seguinte

Se fizermos uma desta formas para utilizar o oléo usado de uma forma ecologicamente correta o meio ambiente com certeza vai nos agradecer.