Arquidiocese de São Paulo celebra missa de 7º dia em memória de Zilda Arns

Zilda Arns. Qualquer homenagem é pouco. Ela realizou muito pelos menores dos irmãos de Jesus. No anúncio de seu falecimento, a Arquidiocese de São Paulo, naquele momento representada pelo Padre Julio, respondeu prontamente.

Neste dia 18 a missa de sétimo dia, presidida por Dom Tomé Ferreira da Silva e concelebrada pelo bispo de Franca, Dom Pedro Luiz Stringhini, e também por muitos padres, incluindo o nosso querido Pe. Julio.

A Catedral da Sé estava lotada com muitos agentes da Pastoral da Criança e também da Pastoral da Pessoa Idosa. O povo veio de todas as regiões da cidade. Da nossa comunidade, apesar de tanta gente, conseguimos ver a Deolinda e a Dirá, da Pastoral da Criança. Estavam lá, ainda, a Cândida, a Rinalda e o Mário. Alguns representantes eleitos da população, como a deputada Luiza Erundina, a vice-prefeita Alda Marco Antonio e prefeito Gilberto Kassab, dentre outros, igualmente estavam rezando pela Dra. Zilda e pelos militares brasileiros e por tantos que pereceram no Haiti.

Missa de 7º dia de falecimento da Dra. Zilda Arns

Missa de 7º dia de falecimento da Dra. Zilda Arns

Dom Pedro Luiz fez uma homilia tocante, resgatando também a importância de todo o trabalho e da vida da Dra. Zilda Arns.

O prefeito saudou individualmente os bispos presentes, o monsenhor Walter Caldeira e também o Pe. Julio Lancellotti. Falou com ênfase sobre a importância da Dra. Zilda Arns Neumann para os 11 milhões dessa cidade de São Paulo, asseverando que o trabalho dela deve continuar.

Missa de 7º dia de falecimento da Dra. Zilda Arns

Missa de 7º dia de falecimento da Dra. Zilda Arns

Dom Odilo Scherer, do Vaticano, enviou uma carta a toda Arquidiocese, que foi lida na missa e dela transcrevemos em parte:

Tragédia na tragédia, também Dra. Zilda Arns Neumann, irmã do nosso estimado Cardeal Dom Paulo, fundadora e, por muitos anos, coordenadora nacional e internacional da Pastoral da Criança e, agora, também da Pessoa Idosa, perdeu a vida no terremoto. Encontrava-se no Haiti em missão, para estimular os religiosos a organizarem e dinamizarem a Pastoral da Criança naquele país, onde há muita necessidade desta iniciativa de solidariedade social. Ela perdeu a vida junto com tantas mães e crianças pobres, a quem queria, justamente, levar socorro e solidariedade, para que vivessem melhor.

Dra. Zilda era uma mulher de fé. Cultivava a sua mística na participação da missa, na oração e na sua participação responsável na vida e na missão da Igreja. Foi uma discípula missionária de Jesus Cristo. Movida por esta sua fé e ouvindo a Palavra de Deus e da Igreja, foi que ela se entregou, com todas as suas capacidades e a energia própria de sua personalidade, a esse trabalho social tão valioso, voltado para a maternidade e a sua infância pobre, “para que todos tivessem vida em abundância”.

Que Deus recompense Dona Zilda; que ela possa ouvir estas palavras confortadoras de Jesus, que teve um amor de predileção pelas crianças: “Tudo o que fizeste a um desses pequeninos, foi a mim que o fizeste. Agora vem participar da alegria do teu Senhor!” (cf. Mt 25). E que a Pastoral da Criança continue a produzir muitos frutos! O exemplo da Dra. Zilda, uma cristã leiga, inspire a muitos outros leigos a fazerem como ela: vivendo com convicção e alegria a própria fé, colocar os dons recebidos a serviço da vida e da esperança do próximo.

Terminada a missa, já reunido com algumas pessoas da Comunidade São Miguel Arcanjo e da Pastoral da Criança, com toda a emoção do momento, o Padre Júlio expressou que Dom Luciano Mendes de Almeida, na sua santidade, recebeu a Dra. Zilda Arns no Céu.

5 Comentários

  1. TATIANA JURKSTAS CAPILLE SALLES
    jan 19, 2010 @ 08:49:23

    Que beleza deve ter sido ! Catedral da Sé lotada, com aproximadamente 800 pessoas ,missa de 7 º dia da Dra Zilda, e também pelas outras vítimas da trajédia .
    O dinheiro arrecadado com os fiéis serã enviado ao Haiti.

    Video de curta duração exibido no Jornal Nacional de ontem ( 18/01/2010 ). – http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1452981-5605,00-MISSA+DE+DIA+DE+ZILDA+ARNS+LOTA+CATEDRAL+DA+SE.html

  2. carlos Alberto Beatriz
    jan 19, 2010 @ 20:04:10

    Tatiana. Em nome do Grupo de Comunicação, agradecemos a sua sempre valiosa contribuição. A mídia, como o Sr. Prefeito, deu destaque à participação do Padre Júlio na Missa. O importante é que a Pastoral da Criança frutifique por esse Brasil e pelo Mundo, com a divulgação das orientações da Dra. Zilda Arns.
    Carlos

  3. Francisco D'Alvia
    jan 19, 2010 @ 22:41:21

    Foi com muita emoção que acompanhei a missa de 7º dia da Dra.Zilda com o amigo Mario da comunidade e tive a oportunidade de conhecer pessoalmente Padre Julio que sempre admirei e Carlos o editor do site, foi uma Missa com depoimentos de pessoas ligadas diretamente a Dra.Zilda que sempre acompanhei sua trajetória pelo trabalho de minha mãe na pastoral da criança na cidade de Biritiba Mirim.
    Francisco D’Alvia Filho

  4. TATIANA JURKSTAS CAPILLE SALLES
    jan 21, 2010 @ 08:16:14

    HOJE É O DIA MUNDIAL DA RELIGIÃO

    No dia 21 de janeiro é comemorado o dia mundial da religião. A criação da data foi com o objetivo de promover a união de todas as religiões existentes no mundo, levando mais fé e esperança ao povo.

    A ideia entrou em vigor a partir de 1949, através da Assembleia Espiritual Nacional.

    A palavra religião vem do latim “religio,onis” e seu significado define-a como o conjunto de determinadas crenças e dogmas que levam o homem ao sagrado, onde cada uma apresenta suas práticas e ritos próprios, envolvendo ainda formas de comportamento e de cumprimento dos preceitos morais.

    O berço das religiões foi o Oriente Médio e a Ásia, onde nasceram as religiões monoteístas, que pregam a crença em um só Deus – como o cristianismo, o judaísmo e o islamismo.

    Porém, aquilo que deveria servir de ligação e harmonia entre os homens, também se tornou grande fonte de conflitos, por abranger opiniões e concepções divergentes em relação à divindade, que aparecem envolvendo princípios éticos, filosóficos e metafísicos. Um exemplo disso foram as cruzadas, guerra entre cristãos e muçulmanos, que aconteceram entre os séculos VI e VIII, com o objetivo de impor o cristianismo no território onde se localizam Israel, Gaza e Cisjordânia, na época considerados Terra Santa.

    Dentre as principais religiões do mundo temos:

    – o Hinduísmo: surgiu na Índia em 1500 a.C e seu livro sagrado é o Vedas. É uma religião que apresenta vários deuses, mas os principais deles, que formam a sagrada trindade, são: Brahma – deus da criação, Vishnu – deus da preservação e Shiva – deus da destruição e da recriação.

    – o Budismo: também da Índia, surgiu em 600 a.C, a doutrina é fundamentada nos preceitos do príncipe Sidarta Gautama, o Buda.
    – o Judaísmo: advindo da Palestina (Israel), em meados do século XVII a.C. o livro sagrado é a Tanach, que contém os mandamentos do judaísmo, onde creem ser descendentes de Abraão.

    – o Islamismo, da Arábia Saudita, tem como livro sagrado o Corão, baseado na doutrina de Maomé, enviado de Allah para ditar os mandamentos. Para os muçulmanos, “Abraão, Moisés e Jesus foram profetas e receberam mensagens divinas” e não haverá outros profetas.

    – o Cristianismo se originou na região da atual Israel, antiga Palestina, no século I. Seu livro sagrado é a bíblia, dividida em velho e novo testamento, que apresenta a vida e os ensinamentos de Jesus Cristo.

    – o Catolicismo é o maior ramo do cristianismo e o mais antigo como igreja organizada. A sede da Igreja e residência oficial do Papa estão localizados no Vaticano, país encravado na capital italiana, Roma. O livro sagrado dos católicos também é a bíblia, tendo como crença a Santíssima Trindade, através da relação entre o Pai, o Filho e o Espírito Santo. A crença também é atribuída à santidade de Maria, mãe de Jesus e a todos os santos.

    O Brasil é o maior país católico do mundo, com quase cento e vinte e cinco milhões de fiéis, que traduzem 74% da população do país.

    Porém, com o surgimento das igrejas evangélicas ou neopentecostais, a diversidade das religiões tem aumentado, o Brasil é um país altamente religioso, abrangendo 95% da população. Além disso, o aumento das pessoas que não seguem religião alguma também tem crescido consideravelmente.

    No Brasil, as outras religiões somam apenas 5% da população, divididos entre espíritas, cultos afro-brasileiros, judeus e seguidores das doutrinas orientais.

    Por Jussara de Barros
    Graduada em Pedagogia
    Equipe Brasil Escola

    ( FONTE ; http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-mundial-religiao.htm )

  5. mariasimone italiana
    jan 22, 2010 @ 16:59:46

    HOJE DEPOIS DE UMA LONGA AUSÊNCIA ACESSEI O ARCANJO, EFIQUEI MARAVILHADA, ESTÁ CADA VEZ MELHOR. PARABÉNS Á COMUNIDADE E PRINCIPALMNTE A ESSES HERÓIS QUE ATIVAM O SITE.MARIA