Arquidiocese lança 10º Plano de Pastoral

Neste 25 de janeiro, dia da conversão de Paulo, aniversário de 455 anos da capital paulista, a Arquidiocese de São Paulo lança o 10º Plano de Pastoral, que convoca os cristãos a serem “discípulos missionários na cidade”.

O novo Plano valerá de 2009 a 2012 e lembra que a Igreja deve ser fiel à missão que recebeu de Jesus em três âmbitos:

* Pastoral – servir a Deus, especialmente nos pobres e sofredores
* Profético – anunciar a Palavra de Deus e formar novos discípulos missionários
* Sacerdotal – celebrar e santificar a vida das pessoas na comunidade e na cidade

Para D. Odilo Scherer, cardeal arcebispo de São Paulo, “o 10º Plano é uma tentativa de resposta aos apelos de Deus vindos através de diversas vozes: da cidade de São Paulo, com suas riquezas e suas misérias, que nos desafia a sermos corajosos discípulos de Cristo e a darmos nesta metrópole um testemunho renovado e vigoroso do Evangelho; da situação de nossas comunidades eclesiais, muitas vezes cansadas e desmotivadas, que precisam recobrar coragem e rumo, olhando para Cristo. Vozes da Igreja, nas orientações da Conferência de Aparecida, que nos pede para sermos uma Igreja verdadeiramente discípula de Jesus Cristo, em estado permanente de missão; das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2008-2010), aprovadas pela CNBB; do Magistério, especialmente dos Documentos Pontifícios mais recentes; do Ano Paulino e do fato de termos, agora, como Patrono o Apóstolo S. Paulo.”

O cardeal conclui: “o Plano nos estimula a sermos uma Igreja em estado permanente de missão na realidade urbana de São Paulo, onde há grandes desafios e problemas, mas também oportunidades extraordinárias para a ação evangelizadora. Este é o lugar de nossa missão! Deus habita esta cidade e ama seu povo! Somos enviados por Deus a esta metrópole para testemunharmos isso, de muitas formas, com alegria e esperança.

(Leia também: Setor Belém reflete 10º Plano de Pastoral)

Clique aqui para copiar a íntegra do 10º Plano de Pastoral para o seu computador (arquivo no formato PDF)

Assista abaixo ao programa “Palavra do Cardeal” sobre este 25 de janeiro de 2009: