Conselho de Cardeais analisa trabalhos das congregações vaticanas

“Os trabalhos se desenvolvem em um clima de grande serenidade”, afirmou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, a respeito da segunda reunião do Conselho de Cardeais, que acontece no Vaticano, desde o dia 3.

O grupo, coordenado pelo cardeal Oscar Andrés Rodrigues Maradiaga, de Honduras, avalia os trabalhos e as competências das congregações vaticanas e analisa a possível reestruturação da Secretaria de Estado. Nestas primeiras sessões estiveram em pauta as congregações sobre as Causas dos Santos, Educação Católica e Evangelização dos Povos.

“Durante estes dias, talvez se possa completar a primeira rodada de reflexão sobre as congregações e, em seguida, dos Pontifícios Conselhos. De toda forma, ressalta-se que se trata de uma primeira análise que será inserida num quadro mais amplo”, explicou padre Lombardi.

O Conselho de Cardeais tem como função ajudar o papa Francisco no projeto de reforma da Cúria Romana e no governo da Igreja. Fazem parte do grupo, além do cardeal Maradiaga, os seguintes bispos: Giuseppe Bertello (único italiano e único curial presente), Francisco Javier Errázuriz Ossa (Chile, único emérito do grupo), Oswald Gracias (Índia), Reinhard Marx (Alemanha), Laurent Monsengwo Pasinya (República Democrática do Congo), Sean Patrick O’Malley (EUA), e George Pell (Austrália). O Conselho conta, ainda, com o secretário dom Marcello Semeraro, bispo de Albano (Itália).