Fortaleza (CE) realiza Semana para homenagear centenário de Dom Helder Câmara

Agência Adital

Para reavivar a lembrança dos ensinamentos, conteúdos e espiritualidade que Dom Helder Câmara deixou para o mundo todo, de 26 de setembro a 2 de outubro acontece em Fortaleza, capital cearense, a Semana Dom Helder Câmara.

“Desejamos fazer com que a lembrança de Dom Hélder se alargue, assim como suas ideias de uma sociedade justa e fraterna baseadas na interpretação do evangelho”, afirma Geraldo Frencken, integrante do “O Grupo”, entidade realizadora da Semana.

Para Frencken, Dom Hélder deixou dois ensinamentos primordiais. “Primeiro, ele mostrou de forma clara que devemos procurar construir uma sociedade justa e sem miséria, que é a violência número um. Em segundo lugar, deixou seu interessante estilo de espiritualidade. Ele tinha irrestrita confiança em Deus, mas falava que nós tínhamos que agir, trabalhar para mudar a sociedade e fazer com que a dignidade do ser humano estivesse em primeiro ligar”, explica.

Durante a programação, gratuita e aberta a todos, o público poderá assistir ao filme “Dom Helder, o santo rebelde” no Centro Cultural Dragão do Mar e participar de debates e ciclos de conferências no Colégio Santo Tomás de Aquino. A Semana será encerrada com a caminhada “Ai de mim se eu me calar”, que parte da Praça do Carmo, às 15 horas, e vai até o Passeio Público (Praça dos Mártires), no Centro de Fortaleza.

O evento contará com a presença do bispo emérito de Nova Friburgo (RJ), o monge beneditino Dom Clemente Isnard, que fará o lançamento de seu novo livro “A experiência ensina o bispo”. A publicação retrata assuntos polêmicos para a hierarquia da Igreja Católica.

A Semana Dom Helder Câmara será realizada pelo “O Grupo”, com o apoio cultural da Livraria Paulus, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, do Colégio Santo Tomás de Aquino e da Rádio FM Dom Bosco e patrocinado pelo Banco do Nordeste e Governo Federal.

Dom Hélder

O fortalezense Dom Helder Câmara nasceu em 7 de fevereiro de 1909 e, após estudar no Seminário da Prainha, se ordenou padre em agosto de 1931. Neste mesmo ano fundou a Legião Cearense do Trabalho. Em 1936 foi trabalhar no Rio de Janeiro e depois em Recife. De 1930 até o ano de sua morte participou ativamente da vida religiosa, social e política do país lutando pelos direitos humanos, sobretudo durante o período da ditadura militar. Por quatro anos consecutivos foi indicado para o prêmio Nobel da Paz (1970, 1971,1972,1974).

A programação completa e mais informações sobre o evento e sobre Dom Hélder podem ser encontradas em http://semanadomheldercamara.blogspot.com.