Regional Sul 1 promove debate sobre tráfico de pessoas e órgãos humanos

O encontro estadual de preparação da Campanha da Fraternidade (CF) 2014 reuniu agentes de pastoral do Regional Sul 1 da CNBB, em Itaici (SP). O evento, realizado entre os dias 25 a 27 de outubro, abordou o tema “Fraternidade e Tráfico Humano” e propiciou a partilha de informações, materiais e de experiência sobre o combate ao tráfico de pessoas.

“Trata-se de crime multifacetado, altamente lucrativo, silencioso, de baixíssimo custo e de poucos riscos aos traficantes. A Igreja do Brasil, ao propor o tema da Campanha para 2014, convida ao anúncio e conclama todas as pessoas a se empenharem contra esse tipo de sofrimento que interfere na dignidade humana”, explica o coordenador Regional da CF, padre Antônio Carlos Frizzo.

A reflexão partiu das informações propostas pelo texto-base da Campanha da Fraternidade. Foram apresentados depoimentos de pessoas e de representantes das instituições envolvidas diretamente na causa de pessoas desaparecidas. “Eis a realidade que nos desafia. Somente um trabalho articulado envolvendo igrejas, órgãos públicos e sociedade civil serão capazes de impedir o crescimento e a impunidade desse tipo de crime”, afirma o bispo referencial para a CF no regional, dom Fernando Legal. “A dignidade humana não pode estar disponível aos interesses de máfias organizadas que há anos atuam no Brasil. Não nascemos para ser escravizados, mas para a liberdade de irmãos e irmãs de Jesus”, alertou o bispo.

As 36 dioceses do estado de São Paulo estavam representadas no encontro, que reuniu 175 pessoas. Para a representante da diocese de Santos, Helenice de Queiroz Vizaco, “a abordagem motivadora e estimulante contribuiu para um ambiente de conhecimento contínuo”.

Fonte: CNBB