Pastoral da Criança

A Pastoral da Criança, organismo de Ação Social da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos e de natureza filantrópica, com duração ilimitada, de acordo com Estatuto da Pastoral da Criança em seu Artigo 1º.

Tem por objetivo o desenvolvimento integral das crianças com idade até 6 (seis) anos e gestantes, promovendo também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político (Artigo 2º).

A Pastoral da Criança nas comunidades se dá por ações básicas de SAÚDE (acompanhamento das vacinas e observação da saúde da criança); NUTRIÇÃO (orientação da alimentação para cada idade com ênfase na amamentação); EDUCAÇÃO (acompanhamento do desenvolvimento da criança por idade); e Cidadania, visando a garantia de VIDA EM ABUNDÂNCIA, que forma a base de todo o trabalho.

As ações se desenvolvem por Líderes Comunitários, voluntários capacitados com base no Guia do Líder pela Pastoral da Criança da Criança. Devem ter disponibilidade de tempo para as atividades de acompanhamento da criança por meio da visita domiciliar, celebração da vida no dia da pesagem e participação de reflexão e avaliação. Devem possuir um perfil de saber ouvir, observar, acatar, sorrir e ter um bom coração, além da vontade na melhoria das condições de vida das famílias.

Além disso, é importante que morem na comunidade ou nas proximidades e que conheçam também a realidade da comunidade. Tenham capacidade de somar esforços e compartilhar. Cada um acompanha até 15 (quinze) crianças.

Jesus em João (Jo 10,10) nos apresenta uma MISSÃO quando nos diz: ”Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância”. Ele propôs não salvar somente as vidas das crianças e cuidar de sua boa alimentação, mas fazer com que elas sejam felizes e capaz de amar em toda sua vida, pois o amor é o maior mandamento de Deus.

Venha participar como colaborador(a) ou se torne um(a) líder da Pastoral da Criança!

Texto elaborado por Deolinda C.S.Gomes, Líder da Pastoral da Criança, Coordenadora de Ramo (Paróquia)