Pastoral da Esperança

“A presença do Senhor Ressuscitado, no momento de dor e sofrimento com a separação causada pela morte nos conforta e enche de esperança. Nessa hora, não pode faltar a presença amiga, fraterna e solidária da comunidade eclesial junto àqueles que foram visitados pela morte. As equipes da Pastoral da Esperança têm realizado seu trabalho, reconfortando os que choram, acompanhando a família enlutada e, sobretudo, acendendo em todos a chama da fé em Cristo Ressuscitado, garantia de nossa ressurreição.” (Nossa Páscoa – ed. Paulus).

Exéquias são ritos e orações, em nome da Igreja Católica, por aquele que se despede da nossa companhia. Quem celebra são os sacerdotes ou ministros que receberam a investidura ou unção pelo Bispo. Destacam-se desse momento o Acolhimento, a leitura da Sagrada Escritura, a Oração Comunitária e a Encomendação.

As paróquias do Setor Belém estão presentes diariamente no Cemitério da Quarta Parada, organizadas em sistema de escala para as exéquias, sob a coordenação do Diácono Barbosa (da Igreja Nossa Senhora de Lourdes). É a firme atuação voluntária da Pastoral da Esperança.

A comunidade São Miguel Arcanjo, tendo como ministro o Carlos Alberto Beatriz, agora acompanhado pelo Mauro Fagundes, participa dessa escala, nos sábados, juntamente com a comunidade São Paulo Apóstolo. Estão ali para rezar junto com os familiares e amigos, bem como para confortar aqueles que perderam entes queridos.