Santo Estêvão

Santo Estêvão

PROTOMÁRTIR

26 de Dezembro

Santo Estêvão é o primeiro mártir do cristianismo, é considerado santo por quase todas as denominações cristãs. Estêvão foi um dos sete primeiros diáconos da igreja, pregou os ensinamentos de Cristo, pregava uma mensagem mais radical.

Segundo os Actos dos Apóstolos, Estêvão foi um dos sete primeiros diáconos da igreja nascente, logo após a morte e ressureição de Jesus, pregando os ensinamentos de Cristo e convertendo tanto judeus como gentios. Segundo Étienne Trocmé, Estevão pertencia a um grupo de cristãos que pregavam uma mensagem mais radical, um grupo que ficou conhecido como os helenistas, já que os seus membros tinham nomes gregos e eram educados na cultura grega e que separou do grupo dos doze apóstolos. Também eram conhecidos como o grupo dos 7. Foi detido pelas autoridades judaicas, levado diante do Sinédrio (a suprema assembleia de Jerusalém), onde foi condenado por blasfémia, sendo sentenciado a ser apedrejado (Act, 8). Entre os presentes na execução, estaria Paulo de Tarso, o futuro São Paulo, ainda durante os seus dias de perseguidor de cristãos.

O seu nome vem do grego Στέφανος (Stephanós), o qual se traduz para aramaico como Kelil, significando coroa – e Santo Estêvão é, de resto, representado com a coroa de martírio da cristandade, recordando assim o facto de se tratar do primeiro cristão a morrer pela sua fé – o protomártir.

Durante os primeiros século do cristianismo, o túmulo de Estêvão achou-se perdido, até que em 415 (talvez pela crescente pressão dos peregrinos que se deslocavam à Terra Santa), um certo padre, de nome Luciano, terá dito ter tido uma revelação onírica de onde se encontrava a tumba do mártir, algures na povoação de Caphar Gamala, a alguns quilómetros a Norte de Jerusalém.

Gregório de Tours afirmou mais tarde que foi por intercessão de Santo Estêvão, que um oratório a ele dedicado, na cidade de Metz, onde se guardavam relíquias do santo, foi o único local da cidade que escapou ao incêndio que os Hunos lhe deitaram, no dia de Páscoa de 451.

Um Comentário

  1. ARMANDO LEONARDO
    dez 26, 2017 @ 08:46:49

    Padre Julio ou melhor monsenhor, queria de coracao desejar no dia de amanha 27 de dezembro, um sincero abraco por esta data FELIZ ANIVERSARIO e que DEUS derrame uma chuva de gracas e bencaos. DEUS ABENCOE todos os dias o senhor, Conheco o senhor a mais de 20 anos, acompanhei suas alegrias e infelizmente tristezas e ate critiquei o senhor como pessoa,, mais como sacerdote o snhor e mil, principalmente nas homilias cpnfesso que me emociono, que o senhor continue com esse dom da palavra,

    Reply

Deixe um comentário