11 de outubro

Dom Demétrio Valentini

Neste ano de 2012 podemos exorcizar um trauma vivido pela humanidade em nossos dias. Trata-se do 11 de setembro. A data do grande atentado terrorista de 2001.

Ao lado desta data trágica, neste ano percebemos que existiu outro dia 11, desta vez no mês de outubro, em 1962, quando aconteceu a abertura do Concílio Ecumênico Vaticano Segundo.

Ao contrário do 11 de setembro, o 11 de outubro lembra paz e fraternidade.

Até parece providencial. Em todo o caso, não deixa de ser simbólico comparar as duas datas. Uma causou tantas vítimas, e produziu tanto estardalhaço. A outra quase passou desapercebida. Talvez neste ano recobre força.

Mas a história parece nos dar esta preciosa lição. O mal é violento, produz destruição, e deixa conseqüências trágicas.

Ao passo que o bem é discreto, lento, persistente, e no final, vencedor.

Assim o 11 de outubro de 1962. Foi um evento singular, reunindo bispos do mundo inteiro. Um pentecostes atualizado, com a diversidade de fisionomias representativas de “todas as raças e línguas”.

Nem comparar com o 11 de setembro de 2001! Só os números são semelhantes. O resto é contraste.

Em todo o caso, precisamos buscar na história, não só os fatos que nos lembram os difíceis problemas que afligem a humanidade, mas também as datas que renovam nossas esperanças de um mundo de paz e de reconciliação, mas justo e fraterno.

Este ano nos oferece a oportunidade de colocar em destaque um evento histórico que suscitou tanta participação, envolvimento, esperanças, alegrias e certezas de que vale a pena retomar as grandes inspirações do Evangelho de Jesus Cristo, e colocá-las em prática para que moldem com rosto novo a fisionomia cansada da humanidade.

A celebração dos 50 anos do Concílio Vaticano II torna o dia 11 de outubro deste ano a data de referência para a organização do calendário. Desta maneira, as outras datas se situam melhor a parte desta. A referência ao Concílio se torna indispensável.

E em vista deste fato que o Papa vai convocar um “Ano da Fé”. A data que ele colocou para o seu início é o dia 11 de outubro. E´ evidente a referência ao Concílio.

Durante o mês de outubro será realizado em Roma o Sínodo sobre a nova evangelização e a transmissão da fé. Tudo para recordar o Concílio.

Em todo o caso, este é o ano de constatar que a história não tem só episódios tristes, existem também aqueles que nos trazem recordações positivas.

Não existe só o 11 de setembro. Existe também o 11 de outubro!