Declaração do Regional Sul 1 da CNBB sobre as Eleições

Os bispos católicos do Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), do Estado de São Paulo, em sintonia com a DECLARAÇÃO SOBRE O MOMENTO POLITICO NACIONAL, da 48ª Assembleia Geral da Conferência (Brasília, maio de 2010), esclarecem que não indicam nem vetam candidatos ou partidos e respeitam a decisão livre e autônoma de cada eleitor.

O Regional Sul 1 da CNBB desaprova a instrumentalização de suas Declarações e Notas e enfatiza que não patrocina a impressão e a difusão de folhetos a favor ou contra candidatos.

Reafirma, outrossim, as orientações quanto a critérios e princípios gerais a serem levados em conta no discernimento sobre o momento político, já oferecidos pela 73ª Assembleia Geral do Regional Sul 1 (Aparecida, junho de 2010), expressos na Nota VOTAR BEM.

Recomenda, enfim, a análise serena e objetiva das propostas de partidos e candidatos, para que as eleições consolidem o processo democrático, o pleno respeito aos direitos humanos, a justiça social, a solidariedade e a paz entre todos os brasileiros.

Indaiatuba (Itaici), SP, 16 de outubro de 2010.

Dom Nelson Westrupp
Presidente do Conselho Episcopal Regional Sul 1
e Bispos do Regional Sul 1

2 Comentários

  1. Octavio L. F. Leo
    out 18, 2010 @ 22:33:35

    Em todos os noticiários de hoje, rádio e tv, informou-se a diocese de Guarulhos como a responsável pela lamentável impressão e distribuição dos folhetos incitando a não se votar na Dilma e no PT nas eleições de 31/10. Como até o Sr. Serra citou a diocese, como responsável, nós católicos que acreditamos na liberdade de escolha, pelo discernimento e não opressão, gostaríamos que o Sr. Bispo de Guarulhos pudesse de uma vez por todas esclarecer e desmentir publicamente essas afirmações que estão sendo vinculadas. Não é possível que fatos como esse, tão graves, não sejam devidamente passados a limpo, para o bem de todos nós católicos e eleitores. Senão, teremos que acreditar nesse absurdo que temos visto e ouvido.

  2. Miryam
    out 18, 2010 @ 23:36:05

    Como seria interessante se os católicos visitassem o seguinte link, encontrado pelo meu pai:
    http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/os-novos-audios-da-missa-do-caninde. Concordo com o senhor Otavio: “Não é possível que fatos como esse, tão graves, não sejam devidamente passados a limpo, para o bem de todos nós católicos e eleitores. ”

    Obrigada, Miryam