O desafio de cada dia!

A cada dia temos que enfrentar novos desafios, os que esperamos e os inesperados. As informações que chegam até nós como a morte da jovem Eluana na Itália, após 17 anos em estado de coma, nos fazem refletir e aprofundar valores.

Penso agora no vazio de sua família que mesmo que se arrependa não poderá voltar atrás porque a morte é irreversível. A eutanásia não é solução para a dor e para o sofrimento, o sofrimento de quem foi aliviado da paciente ou da família?

O princípio que norteia uma ação como esta é muito perigoso e pode justificar outras de igual letalidade e pragmatismo que ocultam e desprezam a dignidade da vida humana.

A Igreja é e sempre será contra a eutanásia, e incentivará o apoio às famílias que sofrem e têm que conviver com longos períodos de doença e enfraquecimento, a responsabilidade pela vida é pessoal,
comunitária e social.

Apoiada pela justiça a família solicitou que a alimentação e hidratação fossem tiradas e rapidamente a jovem pereceu.

Oro por Eluana e por sua família que dificilmente encontrará a resposta que busca na sua ausência e na eliminação de sua presença silenciosa e necessitada de cuidados.

Assim, também, continuamos esperando resposta da Prefeitura quanto a situação da população em situação de rua que vem se agravando e aumentando, temos solicitado contato, mas nossos pedidos caem no vazio burocrático, algumas entidades já não aguentam mais!

O povo sofrido da rua sofre cada vez mais, espero que a solução italiana não encontre aqui a sua versão politíca e social para acabar com um sofrimento que já dura tanto tempo.

4 Comentários

  1. Rinalda
    fev 10, 2009 @ 19:38:17

    Ainda que não se possa avaliar o grau de sofrimento ou de desespero da família de Eluana, penso que a solução encontratada pela justiça italiana apenas levou em conta o alívio da família da paciente. Eles poderiam tê-la deixado no estado em que se encontrava, pois afinal de contas já se passara 17 anos, e seguir em frente com suas vidas. Quanto à situação da população que mora na rua, percebe-se claramente que não há nenhum interesse da prefeitura em resolvê-la, ou pelo menos atenuá-la. Prova disso são as academias para ginástica, esporte e jogos, construídas sob os viadutos da cidade, para atender a um número tão pequeno da popução, e nenhum projeto (pelo mesnos que eu tenha conhecimento) semelhante ao do Centro Comunitário São Martinho.

  2. Deolindda C Santos Gomes
    fev 11, 2009 @ 11:26:50

    Manifestar o desejo de VIDA e com Qualidade deve ser pensamento que devemos ter em diversas situações, julgo que esta poderá ser uma delas. Quando em 80 meu marido sofreu um acidente de carro, e com danos cerebrais ficou em coma por quatro dias, veio a falecer…Na ocasião pedi a Deus por sua vida…Mesmo sabendo que teria vida vegetativa, o queria vivo, perto de mim e de meus filhos… Egoísmo de minha parte, pois tinha conhecimento suficiente que não era o tipo de vida que o Eduardo queria, e serei mais enfática, merecia…Em outro ocasião meu pai estando na UTI do Hospital se negou a receber qualquer tipo de tratamento, fato este que em conversa com a equipe médica que o assistia manifestei minha indignação, porem como ele estava lúcido podia fazer sua escolha, e o vi “indo” aos poucos como uma vela que termina com a parafina… Duas situações…a angustia ficar na PERDA…Saudades existem…

  3. José Carlos da Costa Pereira (Carlos)
    fev 16, 2009 @ 09:58:29

    Gostei muito ontem, quando o Padre Júlio disse que Jesus havia feito uma grande confusão, misturando os “puros” com os “impuros”, pois foi uma forma de mostrar o quanto estavam errados em excluir ao invés de incluir.

  4. Tatiana Capille Salles
    fev 20, 2009 @ 09:55:58

    Entre os DEZ MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS , o 5 º diz : ” Não matarás ! ” , e ponto final !!!!

    Não existe uma vírgula após o mandamento complementando : ” não matarás, mas se estiver em coma pode, se a feto tiver problemas de formação pode, se , se se , se ….. ” .

    Alguns concordam com a eutanásia pois acreditam que tirando a dor e o sofrimento da pessoa enferma , lhe proporcionarão descanso e paz, estes defendem o direito à morte, e outros tantos, defendem o direito À vida, pois acreditam que a vida é um dom , um presente de Deus.

    Por isso tudo não sou à favor da eutanásia e também do aborto.

    Tatiana Capille Salles