JESUS na casa de quem sofre

Clique abaixo para ouvir a homilia da celebração de 08/02:

[audio:Homilia20090208.mp3]

Neste domingo Marcos continua nos ajudando a responder a pergunta: Quem é JESUS?

Jesus sai da Sinagoga e vai para a casa onde encontra a sogra de Pedro prostrada, doente, com febre, ainda é sábado o dia sagrado, a sogra doente é sinal de exclusão que a Sinagoga não pode resolver, só agravar. Na casa Jesus segura a prostrada pela mão e a põe em pé, sinal de vida e liberdade, e de pé e livre pode servi-los.

Jesus é aquele que liberta para servir e não para dominar; se na Sinagoga libertou um homem, agora liberta uma mulher, sinal de igualdade e superação de toda discriminação. Jesus segura na mão para que a pessoa possa caminhar por si mesma. A beleza do relato lido com olhos de fé emociona e leva ao discernimento.

Jesus não alimenta a dependência mas o serviço livremente assumido em prol da comunidade.

A cidade inteira vem para a porta da casa e não da Sinagoga, trazem todos os doentes, enfraquecidos, os excluídos e marginalizados que não tem a quem recorrer.

Jesus ora na solidão, não se deixa levar pelo sucesso e a popularidade e vai procurar os esquecidos que estão em outras cidades.

Não deixa que os demônios digam que Ele é, pois só a Fé e o Amor podem revelar a sua identidade e não o medo.

Neste dia 8 de fevereiro a Igreja faz a memória de São Jerônimo Emiliani, o Pai dos orfãos, e da querida Santa Josefina Bakhita, a escrava que tornou-se Santa e que encanta pela beleza de seu olhar cheio de ternura e bondade que a tortura e os maus tratos da escravidão não conseguiram apagar. Chamada a Irmã Universal, Santa Bakhita nos ajuda a superar a dor e acreditar no Amor!

5 Comentários

  1. Cecília G. Sabo
    fev 08, 2009 @ 19:36:10

    Jesus é nossa fortaleza.Ele está sempre disposto a nos ajudar a levantar quando estamos enfraquecidos, basta que peçamos a ele. Devemos nos entregar totalmente a Jesus, pois ele nos ama incondicionalmente.

  2. Rinalda
    fev 09, 2009 @ 11:15:12

    Jesus está próximo de cada um de nós. Ele nos ama e aguarda, pacientemente, pelo nosso chamado, sem qualquer imposição. Está à nossa porta, aguardando o momento para que a abramos e o instalemos, definitivamente, no centro de nossa sala principal, que é o nosso coração. Te amo Jesus e necessito do teu amor, pois só assim poderei prosseguir forte e feliz a minha caminhada.

  3. Octavio L. F. Leo
    fev 09, 2009 @ 19:20:14

    Eluana Englaro, em coma há 17 anos, morreu hoje na Itália. Isso nos dói profundamente e nos faz refletir sobre o ” direito à vida”. Em meio à tantas discussôes sobre a Eutanásia, para nós que acreditamos na vida e no amor de Deus, que muitas vez até temos dificuldades para entendê-lo e aceitá-lo, porque somos humanos e limitados, estamos tristes e não podemos nos calar. Jesus está triste.
    Junto com Eluana, morre um pouco de cada um de nós. Deus certamente já a acolheu em seus braços e que Ele nos ajude a sermos seres vivos sensíveis, sensíveis para a vida, não para a morte.

  4. Tatiana Capille Salles
    fev 10, 2009 @ 15:56:33

    Respondendo À pergunta : quem é Jesus ?

    É o meu melhor amigo !

  5. Eunice Molina.Curitiba
    fev 10, 2009 @ 16:00:49

    Boa tarde, revendo umas das liturgia Diaria da Paulus. encontrei esta mensagem, que gostei tanto, ja repassei para varios amigos……Você é a luz dos meus olhos—diz o dificiente visual, carregando nos ombros o dificiente fisico. E este responde—–Pois você é as minhas pernas………………NÃo. Ninquem é inútil. Até a arvore frutifera, quando já não produz, dá sombra, espalha oxigênio. Depois de cortada, queimando-se, produz calor, e suas folhas secas fertilizam a terra…………Valorize-se. reconheça o que você ë………Tambëm suas fraquezas. Outros podem nem perceber sua presença. Que importa? O que vale ë a sua grandeza de se reconhecer fraco e, ao mesmo tempo, sentir-se capaz de mudar o rumo da pröpria vida. Como dizia o apöstolo Paulo———Na minha fraqueza, eu me sinto forte……Adorei ler esta mensagem. Espero que todos que as leam, e goste como eu gostei, beijo.