12º Intereclesial vai mostrar a caminhada e a força das CEBs

Entre os dias 21 e 25 de julho, a cidade de Porto Velho (Rondônia) sediará o 12° Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Neste ano, o encontro terá como tema: “CEBs: Ecologia e Missão” e o lema: “Do Ventre da Terra, o Grito que vem da Amazônia”.

Iniciado em 1975, os Intereclesiais mostram a caminhada das CEBs e cada edição apresenta um tema diferente, relacionado à realidade de vida do povo. De acordo com padre Luis Ceppi, membro da coordenação do 12° Intereclesial, o encontro tem a intenção de aprofundar e viver mais ainda os caminhos que Deus propôs, além de trabalhar a questão da ecologia.

Ceppi explica que a Amazônia é uma região de interesse de todos por causa das riquezas naturais que possui, entretanto, poucas pessoas atentam para as civilizações que vivem na região. “O Encontro visa a resgatar a dignidade dos seres que povoam a Amazônia”, comenta.

Além disso, o coordenador comenta que o Intereclesial quer mostrar que é possível viver em comunhão com o meio ambiente sem prejudicá-lo. Para o coordenador, indígenas, quilombolas e outros povos que vivem na região sem destruir são o sinal de uma nova civilização, que resiste ao mundo do consumo.

“É o sinal frente à maldita civilização do consumo, à maldita civilização do lucro”, desabafa, acrescentando que há outras maneiras de viver sem prejudicar o meio ambiente. “É possível viver sem ficarmos escravos desse mundo”, comenta.

As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) são comunidades cristãs formadas por pessoas de regiões próximas que se reúnem na fé para ouvir e refletir a Palavra de Deus, levando os ensinamentos para a vida cotidiana. As CEBs estruturam-se basicamente em quatro pontos: a fé, os sacramentos, a comunhão, e a missão.

Para padre Ceppi, as CEBs são uma resposta ao chamado de Jesus, tentando acompanhá-lo. Ele explica que a Palavra de Deus e a oração servem para a pessoa escutar e sentir o amor de Deus, além de mostrar que é possível viver em comunhão com o Criador.

Os outros dois pontos das CEBs, a comunhão e a missão, também são importantes, pois mostram que a união entre as pessoas e o serviço à sociedade estimulam as pessoas a serem como Jesus Cristo.

“A CEB é estímulo para viver e trabalhar para a comunidade”, comenta Ceppi. Ele explica que a missão tem uma dimensão de abertura e conscientização política, social e econômica. “O serviço não é mero assistencialismo”, ressalta.

10 Comentários

  1. nilson ladeia
    mar 20, 2009 @ 22:31:45

    Desejo muito sucesso e força a todos voce^ que estaõ trabalhando na organizaçaõ do 12 intereclesial. faço votos que tudo saia bem, como as CEBs merecem

  2. nilson ladeia
    abr 13, 2009 @ 20:21:00

    A todos povo de CEBs, desejo uma feliz páscoa.Que o Cristo ressucitado acompane a todos em suas caminhadas e trabalho em defesa dos mais necessitados.FELIZ PÁSCOA!!!

  3. maria matsutacke
    maio 11, 2009 @ 13:17:50

    Que o 12º seja frutuoso, que os participantes trazam as sementes da transformação e as semeiem, com certeza de que embora poucos, poderão contribuirem muito para transformar a realidade. Que deêm testemunho da realidade presenciada, solidaria, de amor e de vida comunitaria .

  4. Irmã silvana Lisboa Lopes
    maio 23, 2009 @ 21:30:19

    Estamos nos aproximando do dia de pentecostes, que o Espirito Santo venha iluminar todos os trabalhos que serão realizados na preparação do 12º, que as comunidades de base de todo o Brasil e da América Latina continuem com o mesmo ardor irradiando luzes de libertação ao nosso povo, como diz Puebla ” O compromisso com os pobres e oprimidos e o surgimento das comunidades de base ajudaram a Igreja a descobrir o pontencial evangelizador dos pobres , enquanto estes a interpelam constantemente, chamando-a à converssão e porque muitos deles realizam em suas vidas os valores evangélico de solidariedade, serviço, simplicidade para acolher o dom de Deus” ( p 1147).

    Para todas as delegadas e delegados muita luz para participar deste grande encontro,
    paz e bem a todos (as) Ir. Silvana São Luis -Ma

  5. nilson ladeia
    maio 29, 2009 @ 20:40:21

    Falam pouco tempo para celebramas a festa do povo de Deus.Esta festa é em favor da nossa Amazonia e de seus povos. A todos que para lá vão esperamos que levem nas bagajens muitas experiencia de lutas e trasformação.A amazõnia nos espera com o grito de esperança

  6. Joana Angélica
    jul 10, 2009 @ 09:11:50

    olà, companheiros e companheiras está chegando a hora de estarmos celebrando a fé,não vejo a hora de estarmos juntos.
    Um Abraço
    Joana Angélica
    Teixeira de Freitas,Bahia

  7. Alencar de Souza
    jul 14, 2009 @ 10:01:07

    Crescei e multiplicai e dominai a terra, eu vos tudo por alimento. Esta é a vontade Divina.
    Assim, foi com o nosso Brasil. Assim criou-se cidades, espaços para as pessoas sobreviverem.
    Pelo legado Divino, nos temos que trabalhar para sobrevivermos nesta terra, buscar o pão de cada dia com o suor do nosso rosto.
    Mas Deus nos deu a terra para buscarmos o nosso pão, e do maior ao menor labutamos nesta vida, com a graça da Divina Providência.
    Mas o homem na sua maldade peculiar, está impedindo a população da amazonia de apropriar do meio ambiente, e a vontade Divina, do homem crescer e multiplicar, foi frustrada.

  8. carlos alberto lopes de albuquerque
    jul 14, 2009 @ 14:44:54

    carissimos irmãos e irmãs de caminhada, é festa na terra e no céu, os anjos rejubilam de alegria, caminhamos para mais uma celebração de vida de fé e missão, somos as CEBS do Brasil e da Amazonia, que o Espririto Santo com as chamas de pentecoste ilumine e acenda o grande fervor das comunidades da Amazonia, aos delegados que lá estarão uma grande benção e um bom encontro .

  9. Luiz ALVES
    jul 14, 2009 @ 15:33:25

    Que o espirito da verdade impere neste encontro.

  10. Luiz Alves
    jul 15, 2009 @ 14:00:25

    A Verdade é que apropriar do meio ambiente, para buscar o pão de cada dia, é um preceito divino. E por outra vertente impedir o homem de usar os manjares que Deus fez para os fieis é uma atitude diabólica.