Via Sacra com o Povo da Rua 2017

SEXTA-FEIRA SANTA – PAIXÃO E MORTE DE JESUS CRISTO       

Por      Sarah Almeida             

Nesta sexta-feira Santa do ano de 2017, onde revivemos a Paixão e Morte de Jesus, mais que recordar a sua Via Sacra, precisamos vivê-la. Como fazer? Podem perguntar…

Mais do que chorar aos pés da Cruz relembrando o Seu martírio, temos que viver o seu mandamento: “Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei!”

É fácil amarmos os que nos são próximos, os saudáveis, bonitos, cheirosos, com belas moradias, carros de último tipo, e até com algumas dificuldades.

Mas, para amar e seguir Jesus temos que sentir o que Ele sentiu: amar os excluídos, os que ninguém quer, os feridos, mal cheirosos, embriagados, sem um teto para se abrigar, sem um agasalho para se cobrir, sem um prato de comida para se alimentar…

Particularmente, neste dia tive como presente, a oportunidade de poder participar junto com nosso Padre Júlio Lancellotti um pouco de sua rotina, sendo, acompanhar a Via Sacra com os Moradores de Rua da Casa São Martinho, na Rua Cajuru  (bairro do Belém), onde  ele recebeu um afetuoso e apertado abraço de uma irmã em situação de rua.

Depois o encontro com os irmãos de rua na Praça da Sé, onde o Pde.Júlio fez questão de ressaltar e nos chamar à atenção que, todos os moradores de rua são nossos irmãos, não podem ser tratados como lixo, varridos para  “debaixo do tapete” como sujeira, ou expulsos de nossa cidade para não serem vistos.

Devem ser respeitados como seres humanos, como nossos irmãos, pois são o Cristo de hoje, rejeitados, chagados, humilhados, desprezados e martirizados.

Ainda na Praça da Sé, D.Odilo Pedro Scherer, nosso Cardeal Arcebispo de São Paulo, os acolheu junto com o Pde.Julio, rezou com eles, e, os convidou a entrar na Catedral, a mãe de todas as  igrejas de São Paulo, para beijarem a Cruz de Cristo, serem beijados por Ele, e todos nós assumirmos o compromisso de partilhar o amor como Jesus partilhou.

Em seguida seguimos em procissão até o Pátio do Colégio, onde encontramos mais irmãos em situação de rua, onde aguardavam ansiosos a distribuição de almoço ofertados pela Comunidade… (completar)

Diante deste incansável homem de Deus, vi o quanto sou pequena e quanto precisamos colocar em prática tudo o que aprendemos com seu exemplo de vida e amor a Jesus e aos nossos irmãos.

Abaixo algumas fotos deste dia.