Procissão do Senhor Martirizado – 2017

Comunidade São Miguel Arcanjo em procissão na Sexta-feira Santa

     Paroquianos saíram pelas ruas da Mooca no dia que marca o ofício da paixão

Por Mariana Nascimento

Sexta-feira santa, começo de noite. Às 19h a comunidade  da Paróquia São Miguel Arcanjo saia pelas ruas com um leve ar gélido em procissão. Num profundo respeito os paroquianos caminhavam cantando, rezando. E demonstrando estarem ao lado de Jesus crucificado.

Ao longo do trajeto, que inclui algumas ruas famosas do bairro como Av. Cassandoca, Rua Taquari, o canto da Verônica ecoava na escuridão da noite iluminada pelas velas, mas também por postes com suas luzes brancas e amarelas. O padre Julio Lancellotti demonstrou fraternidade ao cumprimentar alguns representantes de outras religiões ao longo do percurso.

Nos conjuntos do IAPI, uma pausa para um momento de oração e reflexão, num local cuidadosamente preparado pela comunidade. Para o que significa estar vivenciando a morte de Cristo e como isso pode estar conectado com as vidas de hoje. Em tempos  complexos e carregados de tensão é no mínimo enriquecedor levantar alguns pontos do evangelho que se refere ao ofício da paixão.

A procissão terminou onde começou. Aos poucos cada pessoa que esteve presente nela foi se dirigindo para sua casa. E talvez o grande questionamento que possa ter ficado é:  o que aquele momento significou? A resposta está por aí e de várias formas, sem classificações de certo ou errado.

Vejam as fotos